Treinamento de motoristas na gestão de frotas

treinamento de motoristas

treinamento de motoristas

Multas, atrasos nas entregas e altos gastos com manutenção dos veículos: são alguns dos problemas que a gestão de frotas enfrenta constantemente. Mas saiba desde já que é possível contornar essa situação com treinamento, tendo como resultado motoristas qualificados e capacitados.

Este post vai mostrar a importância de se ter um treinamento para motorista. Não deixe de conferir!

Qual a melhor maneira de fazer o treinamento para motorista?

O gestor de frotas deve ser capacitado para resolver os problemas da sua empresa, dessa forma para maximizar os resultados, é importante saber identificar os objetivos da instituição e interligá-los com as necessidades dos motoristas.

Seja objetivo

Você deve falar sobre os custos de manutenção e como a forma que o motorista dirige interfere nos gastos com o veículo. Afinal, a comunicação entre motorista e gestor de frotas é fundamental para reduzir os gastos com manutenção, sendo que os condutores devem informar quando um veículo possui certo desgaste ou necessidade de reparos.

É importante destacar os riscos que os profissionais dessa profissão estão inseridos.

Utilize técnicas de direção defensiva

Ter essa atitude certamente diminuirá os custos com as manutenções, afinal a maneira como o motorista conduz o veículo está ligada diretamente aos seus gastos. As técnicas de direção defensiva consistem no domínio do conhecimento das leis de trânsito, do veículo e equipamentos. E as condições adversas encontradas durante o trajeto percorrido.

Adote a política de treinamentos em simuladores

Atualmente, graças a tecnologia, é possível educar os motoristas através dos treinamentos em simuladores, pois essa plataforma oferece uma prática que é totalmente ligada às vivências dos motoristas ao longo de cada viagem.

Assim, com esse treinamento, o motorista ficará mais preparado para usar o veículo de forma bem mais segura. Assim, logo ele saberá enfrentar situações emergenciais, por exemplo.

Faça um gerenciamento dos riscos

A realização de um transporte de mercadorias com segurança envolve vários fatores. Primeiramente a responsabilidade deve ser dividida entre toda a equipe, logo o motorista deve conhecer os seus deveres e todas as suas responsabilidades durante a viagem.

Afinal, saber manter um equilíbrio entre toda a equipe faz com que a empresa alavanque os seus resultados.

Saiba a importância da aptidão ética e profissional

Os comportamentos dos motoristas são levados em consideração para a avaliação final das empresas sobre seus empregados. Eles devem ser altamente capacitados para agir diante de alguma situação adversa. E é essa confiança que as empresas buscam nos seus funcionários.

A qualificação ética e profissional, além de ajudar a diminuir os custos financeiros, ajudará a aumentar a produtividade do negócio.

Faça um monitoramento

Procure ter um sistema de ouvidoria para todas as reclamações e relatos de má conduta dos motoristas nas viagens. Essa é uma ótima maneira para controlar as atitudes dos motoristas e, consequentemente, discipliná-los.

Como você faz o gerenciamento dos treinamentos e aperfeiçoamento dos motoristas que trabalham na sua empresa? Que tal conhecer uma solução para monitoramento dos seus motoristas? clique aqui e confira.

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (5)

  • Qual A Velocidade Ideal De Tráfego Para Os Caminhões Da Minha Frota?

    22 de agosto de 2019

    […] a melhor forma de conscientizar seus motoristas é identificando quem está trafegando com o RPM alto, na faixa vermelha, com consumo alto de […]

  • Saiba Tudo Sobre A Lei De Jornada De Trabalho De Motoristas | Econômica

    5 de setembro de 2019

    […] Lei do Motorista também aborda temas como o tempo de espera. É considerado tempo de espera o período em que o […]

  • Como Prevenir Acidentes Na Sua Frota | Econômica

    3 de outubro de 2019

    […] fim, é importante que os motoristas sejam constantemente treinados e conscientizados acerca da direção segura. Investir na prática da direção defensiva, por […]

  • Saiba Como Otimizar Os Custos Da Sua Frota | Econômica

    12 de março de 2021

    […] essa razão, treinar os motoristas é um grande passo para otimizar recursos da frota. Através do treinamento, cada condutor pode […]

  • Problemas Que Podem Atrapalhar Suas Entregas - Econômica Telemetria

    5 de outubro de 2022

    […] a capacitação é uma grande arma para evitar problemas com as entregas. Em outra direção, a falta desse […]