Drones: como eles podem ajudar sua logística

drones

drones

Embora os principais meios de transportes na logística ainda sejam os modais padrão, o avanço constante da tecnologia aponta para novos caminhos e possibilidades. Dessas possibilidades, há também uma tendência a utilização de apetrechos que independam da atividade humana. É o caso, por exemplo, da utilização de drones. Apesar de não se tratar de um meio de transporte, propriamente dito, os drones já são uma excelente arma na potencialização da atividade logística.

O Que São Drones?

Os drones são veículos aéreos que não levam tripulação. Embora, originalmente, tenha sido criado para fins militares e bélicos, atualmente suas funções estão muito além. Um dos principais motivos de sua eficiência é o fato de ser pilotado remotamente, o que reduz vítimas e agiliza os processos. Apesar de parecer algo recente, os primeiros drones surgiram ainda no século XIX. Tratava-se de balões explosivos utilizados em ataques.

Depois desses primeiros registros, os modelos evoluíram para torpedos aéreos controlados por rádio. Após a Guerra Fria, eles foram remodelados para missões de reconhecimento. Por fim, nos 80 eles foi a primeira apresentação dos drones em sua versão mais moderna com modelos que já se aproximavam dos que temos disponíveis hoje.

Além da utilidade militar, os drones já são bastante conhecidos por facilitar atividades como produção de imagens, limpeza, segurança, e etc. A partir disso, o olhar atento das grandes empresas visualizaram uma oportunidade de crescimento logístico. Sua versatilidade, eficiência e alternatividade prometem oferecer ao processo logístico mais rapidez, economia e segurança.

Os Drones e a Logística

Na logística, este tipo de equipamento se apresenta como uma tecnologia revolucionária. A propósito, grandes empresas têm investido e estudado possibilidades de esses aparelhos realizarem entregas de forma direta. A ideia é reduzir o tempo de entrega e de custos, além de diminuir também contratempos enfrentados por outros modais.

É bem verdade que há no mercado diversos modelos de drones, o que faz com que cada um deles seja melhor utilizado em uma área determinada. Assim sendo, a logística pode se valer, por exemplo, de aparelhos com câmeras, autonomia de voo, radiocontrole que permita grandes distâncias, e muitas outras possibilidades.

Apesar de a sua utilização como modal logístico ainda esteja em discussão e desenvolvimento, os drones já são utilizados comumente pelo meio em outras funções. Na verdade, algumas grandes empresas como Amazon já o utilizam para entregas de até 4 kg. Porém, ainda há discussões que envolvem o assunto, como é o caso da regulamentação do tráfego aéreo desse tipo de equipamento. Entretanto, nas funções de apoio do processo logístico sua utilização é crescente. Eles estão distribuídos nas funções de monitoramento de carga e descarga, rondas de segurança em armazéns, movimentação de itens, segurança das cargas, acompanhamento de entregas e outras questões.

Benefícios da Utilização

Conforme já citado, a utilização de drones na logística compreende alguns aspectos. O primeiro deles é a redução do tempo de entrega. Afinal, esses aparelhos não precisam seguir uma rota previamente escrita, mas traça movimentos retos que diminuem distâncias.

Da mesma forma, a utilização da tecnologia também reduz custos. Através da sua utilização, é possível economizar combustível, recursos humanos ou estruturais. Seu funcionamento quase que autônomo reduz a concentração de esforços próprios dos demais modais.

Além disso, a utilização de drones também impacta na segurança do tráfego. Isso acontece porque a sua utilização retira das ruas e estradas veículos pesados e sujeitos a erros humanos que causem perigos. Dessa maneira, o propósito é atingido a medida que se diminui a ação humana sobre o equipamento.

Uma grande vantagem da utilização de drones na logística também compreende o ambiente de estoques. Através do equipamento, as contagens cíclicas de inventários logo poderão ser feitas sem interferências humanas. Isso pretende que haja economia com aluguel de equipamentos e liberação de operadores para outras atividades.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

 

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Conheça Tudo Sobre O Novo Actros | Econômica

    1 de fevereiro de 2020

    […] lançamento do novo Actros se apresenta como uma completa solução de transporte. Para isso, traz tecnologias de segurança que fazem do modelo o mais seguro do país. A ideia é oferecer tranquilidade e mais […]