Saiba tudo sobre a telemetria para caminhão frigorífico

telemetria para caminhão frigorífico

telemetria para caminhão frigorífico

O transporte de produtos e mercadorias no Brasil é feito, em esmagadora maioria, através de caminhões. Cada tipo de mercadoria, porém, exige um caminhão adequado para o transporte. É o caso, por exemplo, dos produtos perecíveis e frios, que necessitam ser transportados em caminhões frigoríficos. Ao se optar pelo transporte de produtos refrigerados, é necessário ter ciência de algumas responsabilidades. Entre elas estão a obrigatoriedade de um acondicionamento correto e manutenção adequada dos caminhões.

Embora todas as questões já citadas sejam importantes, o transporte seguro compreende mais do que o acondicionamento correto da mercadoria e a manutenção do veículo. Para garantir que a carga, o condutor e próprio veículo estejam seguros, é importante equipar o caminhão com sistemas de segurança. Assim, a telemetria para caminhão frigorífico tem sido uma excelente opção para a garantia de um traslado seguro. Pois, sua adoção oferece ao gestor todos meios de acompanhamento e proteção da carga, do veículo e seus ocupantes.

Caminhões Frigoríficos

Antes de conhecer a importância da telemetria para caminhão frigorífico, é necessário entender a função do próprio caminhão. De maneira geral, os caminhões frigoríficos transportam produtos que necessitam de refrigeração para a manutenção de suas características de origem. Sua estrutura traz uma cabine separada do baú, piso vedado, paredes lisas, estrados impermeáveis e fácil circulação de ar. Afinal, a refrigeração é a melhor maneira de combater a deterioração dos produtos que, geralmente, são alimentos.

Assim, para o transporte correto de material refrigerado é necessário seguir algumas recomendações. O acondicionamento, por exemplo, deve ser feito de forma específica e verificada quanto a necessidade da mercadoria. Além disso, o caminhão que fará o transporte precisa estar com a manutenção e a higienização em dia. Essas medidas diminuirão expressivamente os riscos de ocorrências que tragam perdas. Por fim, e pela mesma razão, as rotas a serem seguidas por caminhões frigoríficos devem ser traçadas com otimização. O que implica dizer que, quanto mais curtos os trajetos, maiores as chances de manutenção da qualidade dos produtos.

Telemetria Para Caminhão Frigorífico

Apesar de os cuidados acima serem imprescindíveis nos transportes realizados por caminhões frigoríficos, outras medidas ainda se fazem necessárias. A propósito, elas se fazem tão importantes quanto a estrutura física. Trata-se da adoção do sistema de telemetria para caminhão frigorífico.

O sistema de telemetria para caminhão frigorífico é uma solução especialmente preparada para otimizar o controle e a gestão dos caminhões. Através de um sistema sofisticado, mas de simples utilização, é possível monitorar e acompanhar os veículos em tempo real. Tudo isso é feito através da instalação de dispositivos rastreadores e sensores capazes de captar informações importantes e enviá-las, em tempo real, aos interessados.

Com a instalação do sistema, é possível não apenas monitorar os movimentos do veículo, mas, controlar os caminhões, as cargas e os condutores. Especialmente no casos de cargas resfriadas, onde a temperatura necessita ser acompanhada, o sistema de telemetria para caminhão frigorífico é capaz de acompanhar o processo e informá-lo devidamente aos gestores.

A adoção do sistema é capaz de promover a proteção do todo durante a viagem. Afinal, cada quilômetro pode ser acompanhado a distância e contar com cuidadosa intervenção quando se fizer necessária. Todos os dados são transmitidos em tempo real, o que permite aos gestores saber exatamente o que acontece em cada momento.

Além da proteção, porém, o sistema também garante economia. Isso é possível por causa da otimização do processo. Com o levamento e a transmissão de dados em forma de relatório, os gestores podem tomar decisões inteligentes. Essas decisões podem ir desde a adoção de rotas eficientes até a escolha por manutenções preventivas e capacitação dos condutores.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed