Saiba como o monitoramento de frotas por vídeo funciona

telemetria para caminhão frigorífico

monitoramento de frotas por vídeo

Ao transitar pelas estradas do Brasil, os caminhões, cargas, e os próprios condutores estão sujeitos a muitas situações. Da mesma maneira, toda uma estrutura existente por trás do trabalho logístico também se compromete com os acontecimentos das estradas. Afinal, decisões e ações são adotadas fora do tráfego, porém, são baseadas também pelos acontecimentos no traslado.

Em contrapartida, o mundo moderno oferece uma infinidade de opções de segurança. E, em tempos de modernidade como o atual, nada melhor do que aliar a tecnologia às estratégias de gerência e segurança. Assim, o sistema de monitoramento de frotas por vídeo é uma solução não só possível, mas acessível para todos os tipos de frotas.

Como Funciona o Monitoramento de Frotas por Vídeo

O sistema de monitoramento de frotas por vídeo é uma confiável e moderna tecnologia de acompanhamento dos veículos. Isso significa dizer que ao ter o seu sistema de segurança revitalizado pela implantação de câmeras traz inúmeros benefícios para a frota e para a gestão dela.

Além de confiável, o sistema é de fácil instalação e operação. De maneira geral, se trata de um conjunto de câmeras embarcadas capazes de captar imagens internas e externas do veículo. A partir da utilização do sistema de câmeras é possível manter o controle do veículo, garantir a segurança da carga e dos ocupantes e coibir atos de fraude contra a frota. Tudo isso com acesso em tempo real ou através de informações arquivada pelo sistema de monitoramento de frotas por vídeo.

Benefícios da Utilização do Sistema

Com a adoção do sistema de monitoramento de frotas por vídeo, os ganhos são bastante visíveis. Além da promoção da segurança, o sistema garante aos gestores maior tranquilidade para as decisões. Afinal, elas decorrem das ocorrências da estrada e garantem os próximos passos do crescimento da frota.

Entre os principais benefícios do monitoramento de frotas por vídeo, estão os seguintes.

Prevenção de Acidentes

Diariamente há um índice alto de acidentes no tráfego. Desses, uma grande parte envolve cargas inflamáveis, materiais biológicos e outras substâncias perigosas. Isso faz com que esse tipo de carga exija uma estrutura muito mais estudada para o transporte. Afinal, ao serem espalhadas ou adulteradas de alguma forma, podem trazer danos irreversíveis aos ocupantes dos veículos e ao meio-ambiente. Além disso, outros prejuízos seguem os anteriores; são questões como impedimentos das vias, prejuízos financeiros e até processos judiciais. Tudo isso pode ser evitado com a utilização de câmeras embarcadas. Pois, elas são capazes de esclarecer dúvidas e provar os verdadeiros acontecimentos ou culpados desse tipo de acidente.

Análise do Comportamento de Condutores

É claro o impacto que o próprio comportamento dos motoristas têm sobre o resultado final do transporte. Esses impactos são perceptíveis nos gastos com consumo, nos problemas no trânsito, na conservação da frota e outras questões.

A partir da observação do comportamento, o monitoramento de frotas por vídeo pode ajudar os gestores no incentivo às boas práticas. Além disso, é também através da observação que os pontos a serem melhorados são descobertos. E, a partir disso, a gestão dos motoristas pode ser realizada com capacitações e treinamentos oferecidos de forma direcionada às suas dificuldades.

Combate às Fraudes

A utilização de câmeras embarcadas também auxilia na coibição de fraudes às mercadorias ou aos próprios veículos. Com o sistema de monitoramento a frotas por vídeo, todos os compartimentos do veículo podem ser monitorados. Assim, os gestores interessados têm acesso ao que acontece em todos os ambientes do caminhão, desde a cabine até o baú. É esse acesso que coíbe ações e atitudes suspeitas, inclusive, de funcionários mal intencionados.

Coibição de Furtos e Roubos

O roubo de cargas nas estradas são dados alarmantes e frequentes. Porém, esses números também podem ser diminuídos com a adoção do sistema monitorado. Através da utilização de câmeras é possível que os dados transmitidos em tempo real sejam rapidamente repassada às autoridades competentes. Dessa forma, as ações podem ser frustradas pela polícia, ou, rapidamente investigadas quando obtiverem êxito.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Qual A Importância Do Cálculo De Rota? | Econômica

    19 de maio de 2021

    […] o cálculo de rota também é possível promover segurança para a carga e os ocupantes do veículo. Afinal, durante o traçado do caminho o ideal é evitar […]