Como descer a serra em segurança?

serra

No trajeto logístico, especialmente, há uma série de desafios a serem transpostos entre o início da jornada e o seu ponto final. Inclusive, muitos desses desafios se relacionam com a segurança. Por essa razão, vale a pena receber atenção especial. Uma das grandes preocupações, por exemplo, é quanto à descida em uma serra. Afinal, tudo o que não se deseja é um tombamento ou desastres afins, não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações sobre um bom desempenho nesses casos. Isso porque, atitudes simples e intencionais podem proteger não apenas o veículo, como os seus ocupantes e outros participantes do tráfego.

Então, a fim de receber boas dicas de como descer a serra em segurança, é só ficar por aqui e aproveitar esta leitura até o final.

Faça a manutenção preventiva

Obviamente, essa não é uma ação que se pode adquirir com o caminhão já no trajeto, por motivos óbvios. Então, trata-se de uma decisão e hábito contínuo, a ser observado em todo o tempo. A partir desse tipo de prevenção, os riscos de se ter problemas ao descer a serra por causa de falhas mecânicas diminuem consideravelmente.

A melhor maneira de fazer esse controle é através de registros. Seja de veículo individual ou de frotas, é interessante tomar nota de detalhes de cada um dos caminhões, bem como suas condições e datas das últimas manutenções preventivas. A partir disso, também importa fazer um controle de datas, já agendando as intervenções periódicas. Assim, você se adianta ao problema e tem uma carta na manga para potencializar a segurança nesses trechos mais perigosos do trajeto.

Use bem a marcha

A primeira dica importante para essa parte do trajeto, diz respeito à utilização da marcha no processo de controle do caminhão. Embora muita gente use a famosa “banguela” em descidas, aqui isso não é uma opção. Afinal, esse hábito pode custar muito caro à sua segurança.

Ou seja, a sua descida será muito mais segura se você fizer o processo contrário. Isso é, é necessário não apenas que você desça a serra com o caminhão engatado, mas, que faça isso usando as marchas mais pesadas. Isso facilita o controle do veículo e pode salvar a sua vida.

Reprodução Canva
Reprodução Canva

Explore o freio motor

Além da marcha engatada, outra boa ferramenta que se tem na boleia é o freio motor. Nessas ocasiões, esse item deve ser usado em conjunto com a marcha engatada, já que o freio comum pode ser sobrecarregado, esquentando a temperatura do sistema de frenagem e causando problemas.

Então. a ideia é que o veículo engatado e a utilização do freio motor diminuam esse impacto. Assim, evita-se a sobrecarga do veículo e, consequentemente, o desgaste excessivo das peças.

Desacelere

Apesar de ser um ambiente natural de propulsão da velocidade, acredite, a descida de uma serra não é a hora de experimentar a adrenalina desse impulso. Ao contrário, esse é o tipo de situação em que a melhor decisão é diminuir a velocidade do veículo. Inclusive, o ideal é fazer isso ainda antes de começar a descer.

A propósito, se em algum momento o motorista sente que a descida acentuada está se tornando difícil controle, as estradas costumam possuir áreas de escape para diminuir o risco e propiciar essa redução. Então, se for o caso, não hesite em utilizar todos os recursos possíveis a fim de garantir um percurso tranquilo e seguro.

Calcule bem a distância de outros veículos

Aquelas placas com dizeres de “mante a distância” que costuma estar na traseira de veículos nunca fez tanto sentido quanto quando se vai descer uma serra. Acredite, seguir esse conselho pode ser a garantia da chegada no destino final.

Essa é uma orientação comum e que já se deve aplicar em vias tradicionais. Contudo, em trechos mais acentuados, mais do que cumprir a regra, o ideal é ampliá-la. Então, mantenha uma boa distância do veículo da frente, a fim de ter um espaço hábil para manobras imprevistas e necessárias.

Redobre o cuidado na neblina

Se descer a serra com um caminhão já é um grande desafio, imagine fazê-lo debaixo de chuva ou neblina. Como se pode perceber claramente, não se trata de uma tarefa simples. Então, é natural que requeira ainda mais cuidados do que a direção tradicional.

Então, se for essa a situação, considere estar ainda mais atento ao trajeto. Essa  é uma boa hora para identificar cada placa do perímetro, diminuir significativamente a velocidade e manter ainda mais distância dos demais veículos.

 

Ao seguir dicas como essas você dá a si mesmo chances cada vez maiores de sucesso nesse tipo de trajeto. Aliás, não só o motorista e a carga ganham, mas, o próprio caminhão ganha em conservação, e os demais participantes do tráfego ganham em segurança.

Clique e mantenha sua frota segura

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed