Telemetria: tudo que você deve saber.

Você sabe o que é telemetria? Se a resposta for não, você deveria saber! Pois a telemetria é uma tecnologia que veio para otimizar a sua gestão de frotas! Nesse post irei explicar tudo sobre o assunto, Confira!

O que é telemetria?

É um sistema de comunicações sem fio que oferece total análise e controle sobre uma frota de veículos. Ou seja, ela permite o controle, rastreio e análise de diversos dados dos veículos, tudo isso a distância. Imagine poder saber quem está dirigindo, e como está dirigindo seus veículos? Com a telemetria isso é possível…

[]
1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Como funciona e qual o objetivo?

 São instalados diversos sensores no veículo ligados a um módulo, este módulo capta as informações desses sensores, e as envia por meio de transmissão sem fio (satélite ou rádio) para a central de gestão.

Essa central decodifica essas informações e as repassa aos gestores em tempo real por meio da plataforma de gestão. Ou seja, os gestores tem informações cruciais para a gestão dessas frotas. Desta maneira, a telemetria é uma aliada crucial para os gestores que tem como objetivo otimizar suas operações.

Então, vamos mostrar abaixo quais os benefícios que essa tecnologia oferece para as empresas.

Benefícios da telemetria para as empresas:

Economia de combustível:

O consumo de combustível sem dúvidas é um dos motivos de preocupação dos gestores de frota. Pois todos sabemos que o preço do diesel e da gasolina em nosso país não é dos melhores. Mas, a telemetria por meio do monitoramento possibilita a economia de combustível.

Como? Graças aos sensores de aceleração, rpm, odômetro, e motor ocioso, que monitoram a forma de condução do motorista. Com isso, é possível criar infrações na plataforma, fazendo a correta gestão dos veículos, e verificando se os motoristas estão fazendo uso da direção econômica e da direção defensiva.

Monitoramento logístico em tempo real:

A telemetria sem dúvidas é uma grande aliada do monitoramento logístico das empresas. Pois a mesma sempre funciona embarcada em um módulo de rastreamento que é utilizado como o módulo central. Isso possibilita que o gestor tenha total controle sobre a frota.

Com a telemetria é possível gerenciar as paradas de seus veículos, coletas e entregas, abertura e fechamento de baú, além do posicionamento em tempo real. Além disso você consegue controlar o tempo ocioso dos seus motoristas. Portanto, é possível acompanhar de perto, e elevar o monitoramento logístico de sua empresa a outro patamar.

Prevenção de acidentes:

O Brasil possui o quarto trânsito mais violento das Américas. Todos os dias várias pessoas são vítimas dessa violência. E é sabido que um dos maiores motivos destes acidentes é a imprudência no trânsito. Portanto, é necessária uma enorme atenção nesse assunto.

As empresas sempre estão investindo em cursos de conscientização e reciclagem na direção. Mas todos nós sabemos que isso quase nunca é o suficiente. Para ajudar nisso o sistema de telemetria possibilita diversos monitoramentos, como:  aceleração e freada bruscas.

Além do monitoramento de infrações, em que você programa a plataforma com regras de direção, e se as mesmas forem quebradas além da emissão de um sinal sonoro na cabine, o gestor recebe um alerta e pode levantar as infrações de todos os motoristas num relatório completo.

Estes são apenas alguns dos benefícios da telemetria para sua empresa, clique aqui e saiba outras funções.

Então chegamos a uma conclusão: Telemetria = redução do custo operacional

Isso mesmo! A telemetria proporciona além da segurança do rastreamento da sua frota, controle total na forma em que seus motoristas dirigem, o que gera economia de combustível e de peças, otimização das rotas, controle de tempo ocioso e muito mais. Diante disso, seu custo operacional com certeza irá ter reduções consideráveis.

Então, o que achou dessa tecnologia que veio para otimizar a sua frota? Diz pra gente nos comentários! E se inscreva no formulário abaixo para saber tudo sobre gestão de frotas, telemetria, frotas sustentáveis e muito mais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

 

Powered by Rock Convert

8 Responses