Telemetria: tudo que você deve saber.

Você sabe o que é telemetria? Se a resposta for não, você deveria saber! Pois a telemetria é uma tecnologia que veio para otimizar a sua gestão de frotas! Nesse post irei explicar tudo sobre o assunto. Confira!

O que é telemetria veicular?

É um sistema de comunicações sem fio que oferece total análise e controle sobre uma frota de veículos. Ou seja, ela permite o controle, rastreio e análise de diversos dados dos veículos, tudo isso à distância através da gestão de frotas. Imagine poder saber quem está dirigindo, e como está dirigindo seus veículos? Com a telemetria isso é possível…

Através de um sistema de coleta de dados você pode ter controle sobre o seu veículo mesmo que esteja longe dele. Especialmente quando o assunto é gestão de frotas, esse é o tipo de sistema que faz boa parte do trabalho. Afinal, com a utilização desse sistema, de forma remota você tem inúmeras possibilidades. são funções como controle de velocidade média, rota percorrida, dinâmica de paradas, abastecimento e muito mais.

Com um sistema de telemetria você não apenas levanta esses dados. Mas, com ele você também armazena e transmite em tempo efetivo. Assim você torna as decisões muito mais rápidas e mais efetivas também.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Como funciona e qual o objetivo?

 São instalados diversos sensores no veículo ligados a um módulo, este módulo capta as informações desses sensores, e as envia por meio de transmissão sem fio (satélite ou rádio) para a central de gestão.

Essa central decodifica essas informações e as repassa aos gestores em tempo real por meio da plataforma de gestão. Ou seja, os gestores tem informações cruciais para a gestão dessas frotas. Desta maneira, a telemetria é uma aliada crucial para os gestores que tem como objetivo otimizar suas operações.

gestão de frotas

Você também pode optar pelo sistema de telemetria digital. Nesse caso, você poderá utilizar o próprio computador de bordo do seu carro. Aqui o funcionamento é diferente do equipamento analógico. Ao invés da instalação de vários sensores você apenas precisará plugar alguns fios à rede.

O objetivo do sistema de telemetria na sua gestão de frotas, é deixá-lo informado de tudo que acontece nas estradas. Pois, o sistema é capaz de informar precisamente questões sobre o desempenho do veículo e a forma como ele está sendo conduzido.

Então, aqui não se tem apenas uma ferramenta de rastreamento. Mais do que isso, o sistema de telemetria é, principalmente, uma ferramenta de gestão.

Então, vamos mostrar abaixo quais os benefícios que essa tecnologia oferece para as empresas.

Como a telemetria ajuda a minha frota?

No processo de gestão de frotas, a utilização da telemetria oferece um leque de vantagens incontestáveis. Todas elas funcionam de modo a ajudar você a tomar decisões e direcionamentos em cada etapa do processo. A seguir estão elencados os principais benefícios da utilização da telemetria na gestão de frotas.

Economia de combustível

O consumo de combustível sem dúvidas é um dos motivos de preocupação dos gestores de frota. Pois todos sabemos que o preço do diesel e da gasolina em nosso país não é dos melhores. Além disso, o momento é de aumentos constantes e assustadores. Mas, a telemetria por meio do monitoramento possibilita a economia de combustível.

Como? Graças aos sensores de aceleração, rpm, odômetro, e motor ocioso, que monitoram a forma de condução do motorista. Com isso, é possível criar infrações na plataforma, fazendo a correta gestão dos veículos, e verificando se os motoristas estão fazendo uso da direção econômica e da direção defensiva.

Além disso, com as informações fornecidas pelo sistema você pode identificar se os abastecimentos estão sendo efetivos e como poderiam ser melhorados. Essa ação pode ser possível desde a análise das rotas que estão sendo executadas até a gestão de paradas e abastecimentos.

Se você traçar rotas melhores e mais otimizadas, certamente vai economizar combustível. Da mesma forma, se abastecer em pontos estratégicos do caminho, fará economia também.

gestão de frotas

Monitoramento logístico em tempo real

A telemetria sem dúvidas é uma grande aliada do monitoramento logístico das empresas. Pois a mesma sempre funciona embarcada em um módulo de rastreamento que é utilizado como o módulo central. Isso possibilita que o gestor tenha total controle sobre a frota.

Com a telemetria é possível gerenciar as paradas de seus veículos, coletas e entregas, abertura e fechamento de baú, além do posicionamento em tempo real. Além disso você consegue controlar o tempo ocioso dos seus motoristas. Portanto, é possível acompanhar de perto, e elevar o monitoramento logístico de sua empresa a outro patamar.

Tudo isso é possível porque a tecnologia utilizada no sistema de telemetria conta com atualização em tempo real. Isso significa que, mesmo estando longe do veículo, você receberá informações sobre onde e como está sendo dirigido o seu veículo.

Assim, não há nada que passe despercebido pela sua gestão. A partir da percepção total, decisões cada vez mais acertadas serão tomadas.

Oportunidade de negócio

Embora pareça apenas uma estratégia de segurança, a utilização da telemetria também pode trazer boas oportunidades de negócio para a logística. Pois, como em todos nichos econômicos, variações e urgências podem acontecer durante o processo.

Imagine você que, em algum momento você receba um pedido urgente de um cliente prioritário. Você há que concordar que há pedidos que devem ser atendidos a todo custo, sob o custo da fidelidade e da confiança do seu cliente. Nesse caso, ainda que não haja nenhum veículo no pátio da sua gestão de frotas, você será capaz de resolver a questão. Pois, através do monitoramento em tempo real você conseguirá saber onde estão cada um dos veículos e quais as melhores chances de atendimento ao seu cliente.

Prevenção de acidentes

O Brasil possui o quarto trânsito mais violento das Américas. Todos os dias várias pessoas são vítimas dessa violência. E é sabido que um dos maiores motivos desses acidentes é a imprudência no trânsito. Portanto, é necessária uma enorme atenção nesse assunto.

gestão de frotas

As empresas sempre estão investindo em cursos de conscientização e reciclagem na direção. Mas todos nós sabemos que isso quase nunca é o suficiente. Para ajudar nisso o sistema de telemetria possibilita diversos monitoramentos, como:  aceleração e freada bruscas.

Além do monitoramento de infrações, em que você programa a plataforma com regras de direção, e se as mesmas forem quebradas além da emissão de um sinal sonoro na cabine, o gestor recebe um alerta e pode levantar as infrações de todos os motoristas num relatório completo.

Segurança para a frota

Apesar de ser especialmente uma ferramenta de gestão, o sistema de telemetria também é um dispositivo de segurança para a sua gestão de frotas. Pois, além do risco de acidentes, as cargas nas estradas também estão suscetíveis a ataques maldosos.

Nesse caso, o sistema de telemetria embarcado também exerce um papel importante. É através das informações enviadas pelo dispositivo que a gestão pode identificar acontecimentos incomuns na rota.

Nos casos de roubos, furtos ou sequestros, por exemplo, geralmente o veículo é tirado da rota. Mas, o sistema é capaz de avisar ao seu gestor que o caminhão quebrou o combinado da rota. Da mesma forma, quando há furo de bloqueios geográficos, excesso de velocidade e outras questões. Então, ao ser informado do incidente, o gestor tem a chance de tomar decisões rápidas e efetivas para a recuperação do veículo e proteção de seus ocupantes.

Prevenção de falhas

Como bom auxílio ao sistema de gestão de frotas, o sistema de telemetria também ajuda a prevenir falhas. Inclusive, ou principalmente, as falhas mecânicas podem ser alvo de resolução. Isso é possível a partir da utilização inteligente do sistema.

Ao explorar todas as opções possíveis do sistema de telemetria você irá perceber que é possível registrar dados de manutenções preventivas do veículo. Então, a partir desses dados, cada veículo poderá informar a você quando deve ser feita a próxima intervenção. Assim, você evita de sofrer paradas imprevistas e perdas de produtividade. Ao contrário, essas informações te ajudarão a se planejar para a execução de manutenções e reparos periódicos.

Possibilidade de gestão inteligente

Um bom sistema de telemetria também ajuda a gestão de frotas a tomar decisões mais inteligentes. Isso é possível por causa do banco de dados reais que vão dar base a essas decisões. Afinal, com o levantamento de informações sobre o desempenho do trajeto, você pode estruturar os próximos passos.

O resultado da utilização do banco de dados é a prática de uma gestão mais estratégica e inteligente. Esse arsenal de informações serve para resolver questões da frota, adiantar respostas a possíveis problemas mecânicos, embasar decisões e até enxergar novas possibilidades de negócios.

Como escolher uma empresa de telemetria veicular?

Por se tratar de uma escolha que interfere em muitos assuntos, a equipe de gestão de frotas deve considerar algumas questões antes de fazer a contratação. Assim, você garante que a escolha seja funcional e inteligente. Além disso, suas escolhas e da sua equipe devem render bons resultados. Então, todo o cuidado é pouco.

Assim, na hora da escolha, certifique-se de contemplar as seguintes orientações.

Considere o histórico da empresa

O primeiro passo para garantir uma boa contratação de telemetria é observar o histórico da empresa em questão. Afinal, se ela está em um mercado como esse, deve ter um mínimo histórico de atuação que garanta a sua efetividade.

Assim, é importante que você pesquise sobre a atuação da empresa e o nível de satisfação dos clientes atendidos por ela. Da mesma forma, procure saber sobre os equipamentos que ela utiliza e sua procedência. Além, claro, da efetividade dos dispositivos que ela usa na sua prestação de serviços.

Confira a qualidade do equipamento

Além da seriedade da empresa fornecedora, você também precisa conferir a qualidade do equipamento que será utilizado. Pois, a tecnologia é o elemento crucial para a efetividade do que é telemetria. Só com as especificações corretas é que o equipamento, de fato, cumprirá as funções esperadas.

gestão de frotas

Então, é indispensável que a gestão de frotas faça uma pesquisa sobre o nível de qualidade do equipamento que está adquirindo. Ao escolher o melhor já na implantação, você evita gastos altos com reparos e manutenções futuras. Além, claro, da terrível dor de cabeça que equipamentos ruins podem causar.

Efetividade do repasse de dados

Você não pode negar que, a transmissão de dados é a principal função do sistema de telemetria. Pois, é através das informações recebidas que a gestão de frotas pode direcionar suas ações e reações.

Então, antes de efetivar a escolha pela empresa, certifique de que ela está apta a entregar boas funcionalidades de sistema. Assim, antes da decisão você precisa descobrir o que você precisa, o que o sistema pode oferecer e os seus indicadores de desempenho.

Compatibilidade com outros sistemas

A tecnologia continua em constante evolução. E, volta e meia, o mercado oferece opções que ampliam a sua capacidade de gestão. Como são oportunidades que devem ser aproveitadas, você precisa considerar a integração com sistemas que você já tem.

Por isso, é uma boa ideia se certificar de que a empresa que você está cogitando contratar possui equipamentos que oferecem essa compatibilidade. Assim, você garante que as oportunidades futuras de melhorias serão devidamente aproveitadas. É o caso, por exemplo, da adoção de tecnologias como o monitoramento embarcado e o sensor de fadiga.

Por que a Econômica é a melhor opção em telemetria

A boa notícia é que você tem ao seu alcance uma empresa capaz de atender a todos os requisitos já citados. Além de ser uma empresa idônea e firmada no mercado, a Econômica Telemetria possui todas as possibilidades de responder às suas demandas. Entenda o porquê.

A Econômica Telemetria protege sua frota

Os dispositivos da Econômica estão prontos para servir a sua gestão de frotas oferecendo proteção aos seus veículos. Ela faz isso utilizando as informações de localização em tempo real com alarmes digitais de perímetro e central com funcionamento por 24 horas por dia.

A Econômica Telemetria monitora sua frota

Além de oferecer a localização exata de cada veículo da gestão de frotas, a Econômica também monitora o desenvolvimento do veículo e o comportamento dos seus ocupantes. A propósito, esse monitoramento também serve como um eficiente controle de jornada.

O monitoramento oferecido pela Econômica fornece informações de forma de direção, paradas, abastecimentos, velocidade, desvios de rotas e muito mais.

A Econômica Telemetria economiza o seu combustível

Além do controle exercido pelo próprio sistema de telemetria em si, a sua gestão de frotas pode considerar uma economia de combustíveis pelo simples fato de haver um dispositivos de telemetria embarcado.

Isso porque, com as informações coletadas pelo sistema, você poderá tomar decisões muito mais proveitosas sobre o abastecimento. Para isso você pode desenvolver rotas mais otimizadas e considerar paradas em pontos de abastecimento estratégico. Com isso, você pode economizar até 30% dos seus gastos com combustível.

A Econômica Telemetria controla a velocidade

Um dos grandes causadores de acidentes no tráfego é exatamente o excesso de velocidade. Dentre outras faltas de cuidados por parte dos motoristas, esse é um dos maiores problemas. Mas, a adoção do sistema de telemetria da Econômica também pode te ajudar a reduzir esses riscos.

gestão de frotas

Com o monitoramento da Econômica você vai saber exatamente qual é o desempenho do veículo. Com isso, você pode controlar o comportamento dos seus condutores. Como resultado você terá menos multas, menos acidentes e menos desgastes de peças.

Então chegamos a uma conclusão: Telemetria = redução do custo operacional

Isso mesmo! A telemetria proporciona além da segurança do rastreamento da sua frota, controle total na forma em que seus motoristas dirigem, o que gera economia de combustível e de peças, otimização das rotas, controle de tempo ocioso e muito mais. Diante disso, seu custo operacional com certeza irá ter reduções consideráveis.

Agora que você já sabe tudo isso, não há mais desculpas para adiar a escolha de um bom sistema de telemetria. Afinal, deixar para depois uma decisão tão importante pode adiar os bons resultados que você certamente terá. Além disso, está em jogo a otimização dos seus resultados e a economia de seus recursos.

Aproveite os conhecimentos adquiridos para empurrar a sua frota para a frente. Depois do primeiro passo, o sucesso te espera!

Então, o que achou dessa tecnologia que veio para otimizar a sua frota? Diz pra gente nos comentários! E se inscreva no formulário abaixo para saber tudo sobre gestão de frotas, telemetria, frotas sustentáveis e muito mais. Nós temos um suporte espetacular para você e para o seu negócio.

[rock-convert-pdf id=”347″]

 

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (8)

  • Custos Operacionais: O Que São? - Econômica Telemetria

    13 de fevereiro de 2019

    […] da sua frota, chega a hora de colocar a mão na massa! E uma importante aliada para isso é a telemetria. Com esse sistema você pode fazer um controle total da sua […]

  • Consumo De Combustível: Como Controlar? - Econômica Telemetria

    18 de fevereiro de 2019

    […] assim um amplo controle da sua frota e dos seus colaboradores. Saiba mais sobre a telemetria em nosso artigo. Ou navegue pelo nosso site para conhecer todas as soluções que a econômica te […]

  • Monitoramento Logístico Com A Telemetria Avançada Declatrack - Declatrack Rastreamento Veicular

    25 de março de 2019

    […] Com a telemetria, você terá controle total sob seus motoristas e seus veículos. Com relatórios em tempo real […]

  • Previna Acidentes Em Sua Frota Com A Telemetria Avançada - Declatrack Rastreamento Veicular

    25 de março de 2019

    […] Telemetria  permite que esses dados sejam captados, e além disso sejam transformados em relatórios completos […]

  • Redução De Custos Com A Telemetria - Declatrack Rastreamento Veicular

    25 de março de 2019

    […] telemetria é uma tecnologia mais completa do que o rastreamento comum. Além disso, apresenta […]

  • Gestão De Frotas: Saiba Como Fazer - Econômica Telemetria

    26 de abril de 2019

    […] que te ajudam e muito a executar todas essas tarefas. E um destaque nesse segmento é o sistema de telemetria, que além de rastrear seu veículo, o protegendo de possíveis furtos. A fim de otimizar a gestão […]

  • Controle De Velocidade: Benefícios Para Sua Frota | Econômica

    2 de julho de 2019

    […] sistema de telemetria é a solução para o controle de velocidade em uma gestão de frotas. A Econômica oferece as […]

  • Redução De Custos Com A Telemetria | Econômica

    19 de julho de 2019

    […] telemetria é uma tecnologia mais completa do que o rastreamento comum. Além disso, apresenta […]