Motor de caminhão em bom funcionamento

motor de caminhão

Manter um veículo funcionando adequadamente é um desafio e uma responsabilidade de cada condutor a partir de boas práticas. Contudo, já pensou em como é fazer isso é toda uma frota? Por ser o coração da mecânica, o motor de caminhão merece atenção e cuidados. E, para manter a frota a salva de imprevistos, essa questão deve ser levada muito a sério.

Para saber como deixar funcionando o motor de caminhão de cada veículo da frota, é importante tomar nota de alguns hábitos importantes. Eles podem ser adotados pela gestão ou pelos próprios condutores, se bem orientados.

A fim de facilitar a tarefa, abaixo estão os principais cuidados para potencializar o funcionamento do motor de caminhão e aumentar a vida útil, tanto do equipamento como do veículo como um todo.

Troca de óleo e filtros

As indicações de trocas de óleo e filtros do próprio fabricante devem ter uma razão de existir, não é mesmo? Ou, seja, é um ponto que carece de observação e, claro, de realização correta.

A propósito, o cuidado em manter as trocas em dia é uma excelente ferramenta para a manutenção da saúde do motor de caminhão. Essa é uma tarefa fácil para veículos mais novos, cujas informações estão claras no manual do usuário. Então, é só seguir as indicações do fabricante, voilá!

Por motivos óbvios, os caminhões mais antigos merecem um pouco mais de atenção. Afinal, eles estão mais propensos a perdas e vazamentos que podem comprometer o funcionamento do motor. Então, vale a pena observar bem e fazer visitas regulares a um profissional que possa indicar necessidades extras.

Temperatura sob controle

As variações de temperatura do motor podem causar problemas no seu desempenho e diminuir a sua vida útil. Logo, esse é um ponto importante a se observar e, claro, manter sob controle.

As temperaturas oscilando acima ou abaixo do recomendado são fortes indicadores de problemas. Entre os possíveis, são os mais comuns: válvula termostática, bomba de água, radiador, líquido de arrefecimento, óleo lubrificante ou sensor de temperatura. Seja qual for o problema, se não resolvido, pode impactar negativamente o desempenho de um motor de caminhão.

Limpeza dos purificadores

Em uma país extenso e diverso como o Brasil, o trajeto que os caminhões enfrentam para garantir o abastecimento é bastante incerto. E, entre os obstáculos enfrentados, veículos dessa natureza enfrentam adversidades como sujeiras, buracos, engarrafamentos e afins.

O grande problema é que o motor de caminhão absorve as partículas às quais está exposto. E, a partir de um acúmulo dessas partículas, o coração do veículo pode sofrer consequências sérias.

Por essa razão, a limpeza dos purificadores faz toda a diferença no desempenho do motor. Como esse processo é simples e fácil de ser aplicado, depende apenas de inclusão na rotina do condutor.

Assim, o ideal é que, após cada viagem, os purificadores sejam retirados e limpos. Para isso, basta bater levemente a parte emborrachada no chão. Esse simples ato ajudará a peça a se livrar de poeiras e do barro acumulado.

Tanque sempre cheio

Apesar de o cenário atual ser um convite a rodar com tanques com menos combustível, essa prática não é saudável para um motor de caminhão. Assim, se você tem esse costume, o ideal é que encontra outra forma de promover a economia no abastecimento.

Andar por aí na reserva traz alguns riscos, além da chance de sofrer uma pane seca e levar uma multa por isso. A verdade é que, vazio de combustível, o tanque pode acumular uma quantidade maior de sujeira que é transmitida ao motor. Como resultado, isso interferirá diretamente na vida útil do motor.

Então, a solução ideal é fazer planejamentos que incluam abastecimentos em postos confiáveis e, claro, o tráfego com o tanque sempre em bom nível de abastecimento. Assim, você evita gastos futuros que poderão ser muito mais prejudiciais do que a falsa sensação de economia que rodar na reserva traz.

Atenção aos sinais

Por fim, é sempre importante se lembrar que: motor de caminhão dá sinais. Isso mesmo! E, a depender do tempo que já se está na estrada, um condutor atento é capaz de identificar cada barulho ou estremecida que a máquina dá.

Então, a fim de preservar um motor de caminhão no melhor estado possível, prestar atenção aos sinais é essencial. Pois, quando houver algo errado à vista, ele certamente dará um sinal.

Obviamente, o ideal é seguir corretamente o cronograma de manutenção e conferir todos os demais cuidados. Contudo, em casos de ocorrências imprevistas, ao menor sinal do caminhão, o ideal é parar e verificar. Isso possibilitará que se encontre o problema antes que ele demande muito do motor.

 

Agora que já sabe o que fazer para ter um motor de caminhão operante por muito mais tempo, é hora de praticar as dicas. Através delas você terá muito melhor desempenho do veículo em questão, menores gastos e, claro, maiores resultados!

 Clique e mantenha sua frota segura

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Estamos com instabilidade no nosso número principal

(31-33734355)

Favor entrar em contato
pelos números abaixo: