Cartão do Caminhoneiro: benefícios e vantagens

cartão do caminhoneiro

Se você está por envolvido de alguma forma com o sistema logístico, sabe o quanto é importante encontrar soluções que diminuam os impactos negativos e otimizem os lucros. E, dentre as soluções possíveis, o cartão do caminhoneiro é uma excelente ferramenta na melhoria dos serviços e no aumento dos resultados.

Especialmente nesse contexto de variações frequentes no preço dos combustíveis, essas oscilações podem se tornar vilões da gestão de frotas. E é exatamente por isso que  se faz necessária a adoção de estratégias eficientes no controle dos gastos.

Mas, você sabe o que é e as vantagens que o cartão do caminhoneiro pode trazer? Para saber tudo sobre o assunto, é só continuar com a gente até o fim desta leitura.

O que é e como funciona o cartão do caminhoneiro?

Como ferramenta de controle de gastos, o cartão do caminhoneiro faz um excelente trabalho. Isso porque, essa ferramenta protege o condutor das variações nos preços dos combustíveis. A proteção se dá por meio do tipo de recarga que o cartão recebe. Isso é, trata-se de um cartão pré pago, que converte o valor em uma cota de abastecimento quantificada em litros. Assim, durante 30 dias, a tarifa fica congelada no pagamento com o cartão.

De maneira  geral, o funcionamento desse tipo de cartão é bem parecido com um cartão pré-pago tradicional. Contudo, o cartão serve apenas para o abastecimento do veículo determinado. Assim, não é possível utilizá-lo para outro combustível ou para outro tipo de compra.

Principais vantagens do cartão

A ideia da adoção desse tipo de serviço é reunir uma gama de vantagens e benefícios para a frota. Isso inclui aspectos como economia, segurança e clareza das informações. Dentre as vantagens que se pode adquirir, reunimos abaixo quais são as principais.

Ausência de anuidade

Uma das principais vantagens desse tipo de ferramenta é a ausência da exigência de anuidade. Por ser uma solução da própria Petrobrás e não possuir qualquer vínculo com bandeiras de cartões, o cartão do caminhoneiro livra os condutores e gestores do pagamento de taxas e anuidades.

Congelamento do preço

Aqui se tem uma das principais vantagens que o cartão traz. Especialmente agora, quando o preço dos combustíveis se encontra tão volátil. Então, encontrar uma solução que segure o preço do abastecimento é uma mão na roda para a gestão de frotas.

Ao fazer a recarga no cartão pré-pago, o crédito em dinheiro é transformado em cota em litros. Isso significa que não haverá alteração no preço para os abastecimentos feitos em diesel com aquela recarga em até 30 dias.

Reprodução Canva
Reprodução Canva

Clareza nos valores

É bem verdade que pode haver diferença nos valores de abastecimentos com diesel em estados variados. Contudo, o próprio cartão do caminhoneiro disponibiliza uma lista completa dos postos credenciados, e seus respectivos preços. Assim, a partir da roteirização é possível adiantar os pontos de abastecimentos e uma prévia de gastos com base no preço atual. Então, é só partir para a recarga com base nessas informações.

Possibilidade de relatórios

Além de todas as vantagens já linkadas aqui, a possibilidade de se ter acesso a relatórios também é um grande benefício. Afinal, a fim de gerenciar bem os gastos, é possível acompanhar informações pertinentes tanto pelo site quanto pelo aplicativo do cartão do caminhoneiro.

Ao utilizar esse tipo de artifício é possível conhecer cada movimentação do cartão. Além disso, é impossível acessar o extrato e até importar o relatório em outros formatos.

Com relatórios detalhados e fieis em mãos, a tomada de decisão se torna um processo muito mais fácil. A propósito, não apenas mais fácil, mas, mais assertivo também. Afinal, nada melhor do que basear decisões e direcionamentos sobre dados adquiridos a partir do desempenho real de cada veículo na estrada com a aplicação devida do cartão.

Como solicitar o cartão

Obviamente, antes de fazer a solicitação é preciso analisar todas as questões. Informações como a obrigatoriedade do abastecimento em diesel ou apenas em postos credenciados BR pode ser um ponto negativo para algumas frotas.

Quando se trata de frotas de veículos menores, com carros movidos a gasolina, essa alternativa se torna inviável. Da mesma forma, a obrigatoriedade de abastecimento na rede BR pode se um empecilho em alguns casos. De todo modo, o segredo é observar bem as possibilidades e aplicar aquilo que seja melhor para o alcance dos objetivos.

Tendo analisado todas as questões, o próximo passo é a solicitação do cartão. Isso deve ser feito através de um site exclusivo que possui todas as informações e o guia necessário para a aquisição.

 

Por fim, agora que sabe como funciona o cartão do caminhoneiro, é hora de estudar as possibilidades para a sua frota. A partir de ideias como essa você pode potencializar em muito os resultados e melhorar a efetividade do seu negócio. Ao fim de tudo, todos os envolvidos ganham.

Clique e mantenha sua frota segura

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Estamos com instabilidade no nosso número principal

(31-33734355)

Favor entrar em contato
pelos números abaixo: