Se você está por envolvido de alguma forma com o sistema logístico, sabe o quanto é importante encontrar soluções que diminuam os impactos negativos e otimizem os lucros. E, dentre as soluções possíveis, o cartão do caminhoneiro é uma excelente ferramenta na melhoria dos serviços e no aumento dos resultados.
Especialmente nesse contexto de variações frequentes no preço dos combustíveis, essas oscilações podem se tornar vilões da gestão de frotas. E é exatamente por isso que se faz necessária a adoção de estratégias eficientes no controle dos gastos.
Mas, você sabe o que é e as vantagens que o cartão do caminhoneiro pode trazer? Para saber tudo sobre o assunto, é só continuar com a gente até o fim desta leitura.
O que é e como funciona o cartão do caminhoneiro?
Como ferramenta de controle de gastos, o cartão do caminhoneiro faz um excelente trabalho. Isso porque, essa ferramenta protege o condutor das variações nos preços dos combustíveis. A proteção se dá por meio do tipo de recarga que o cartão recebe. Isso é, trata-se de um cartão pré pago, que converte o valor em uma cota de abastecimento quantificada em litros. Assim, durante 30 dias, a tarifa fica congelada no pagamento com o cartão.
De maneira geral, o funcionamento desse tipo de cartão é bem parecido com um cartão pré-pago tradicional. Contudo, o cartão serve apenas para o abastecimento do veículo determinado. Assim, não é possível utilizá-lo para outro combustível ou para outro tipo de compra.
Principais vantagens do cartão
A ideia da adoção desse tipo de serviço é reunir uma gama de vantagens e benefícios para a frota. Isso inclui aspectos como economia, segurança e clareza das informações. Dentre as vantagens que se pode adquirir, reunimos abaixo quais são as principais.
Ausência de anuidade
Uma das principais vantagens desse tipo de ferramenta é a ausência da exigência de anuidade. Por ser uma solução da própria Petrobrás e não possuir qualquer vínculo com bandeiras de cartões, o cartão do caminhoneiro livra os condutores e gestores do pagamento de taxas e anuidades.
Congelamento do preço
Aqui se tem uma das principais vantagens que o cartão traz. Especialmente agora, quando o preço dos combustíveis se encontra tão volátil. Então, encontrar uma solução que segure o preço do abastecimento é uma mão na roda para a gestão de frotas.
Ao fazer a recarga no cartão pré-pago, o crédito em dinheiro é transformado em cota em litros. Isso significa que não haverá alteração no preço para os abastecimentos feitos em diesel com aquela recarga em até 30 dias.
Clareza nos valores
É bem verdade que pode haver diferença nos valores de abastecimentos com diesel em estados variados. Contudo, o próprio cartão do caminhoneiro disponibiliza uma lista completa dos postos credenciados, e seus respectivos preços. Assim, a partir da roteirização é possível adiantar os pontos de abastecimentos e uma prévia de gastos com base no preço atual. Então, é só partir para a recarga com base nessas informações.
Possibilidade de relatórios
Além de todas as vantagens já linkadas aqui, a possibilidade de se ter acesso a relatórios também é um grande benefício. Afinal, a fim de gerenciar bem os gastos, é possível acompanhar informações pertinentes tanto pelo site quanto pelo aplicativo do cartão do caminhoneiro.
Ao utilizar esse tipo de artifício é possível conhecer cada movimentação do cartão. Além disso, é impossível acessar o extrato e até importar o relatório em outros formatos.
Com relatórios detalhados e fieis em mãos, a tomada de decisão se torna um processo muito mais fácil. A propósito, não apenas mais fácil, mas, mais assertivo também. Afinal, nada melhor do que basear decisões e direcionamentos sobre dados adquiridos a partir do desempenho real de cada veículo na estrada com a aplicação devida do cartão.
Como solicitar o cartão
Obviamente, antes de fazer a solicitação é preciso analisar todas as questões. Informações como a obrigatoriedade do abastecimento em diesel ou apenas em postos credenciados BR pode ser um ponto negativo para algumas frotas.
Quando se trata de frotas de veículos menores, com carros movidos a gasolina, essa alternativa se torna inviável. Da mesma forma, a obrigatoriedade de abastecimento na rede BR pode se um empecilho em alguns casos. De todo modo, o segredo é observar bem as possibilidades e aplicar aquilo que seja melhor para o alcance dos objetivos.
Tendo analisado todas as questões, o próximo passo é a solicitação do cartão. Isso deve ser feito através de um site exclusivo que possui todas as informações e o guia necessário para a aquisição.
Por fim, agora que sabe como funciona o cartão do caminhoneiro, é hora de estudar as possibilidades para a sua frota. A partir de ideias como essa você pode potencializar em muito os resultados e melhorar a efetividade do seu negócio. Ao fim de tudo, todos os envolvidos ganham.
Clique e mantenha sua frota segura
Comments are closed