Como evitar a perda de grãos no transporte

grãos

O lucro de um negócio que passa pelo contexto logístico passa diretamente pela maneira de transporte. Especialmente quando se trata de grãos, por serem itens pequenos, a maneira como se faz a carga importa muito para o agronegócio.

Sendo assim, a fim de aproveitar ao máximo o potencial do transporte, é preciso tomar algumas estratégias específicas. Assim, quanto mais se cuida do processo logístico, maiores são as chances de objetivo final ser alcançado com excelência.

Então, a fim de proteger os grãos e diminuir as perdas no agronegócio, separamos as melhores dicas sobre o assunto. Para saber tudo a respeito, é só acompanhar este post com a gente até o final.

Escolha bem os veículos de transporte

O primeiro passo para se evitar a perda de grãos durante o transporte, é escolher devidamente os veículos que farão esse traslado. Isso é necessário, inclusive, em todos os tipos de transportes. Afinal, cada tipo de carga pede um tipo de acondicionamento específico que garantirá a preservação daquilo que está sendo transportado.

De maneira geral, os grãos são transportados em carrocerias do tipo basculante, grade alta ou graneleira. Cada uma dessas opções consideram questões como peso e volume. Assim, ao fazer a segmentação correta, você saberá exatamente o tipo de veículo a se utilizar. Em consequência, diminui-se a chance de perda de carga e se potencializa os resultados.

Utilize corretamente as ferramentas de acondicionamento

Além de escolher o transporte correto para esse tipo de carga, é preciso utilizar corretamente os equipamentos necessários. Isso porque, o desperdício pode ocorrer por diversos fatores, inclusive, intempéries naturais. Especialmente no caso dos grãos, por exemplo, a utilização de lonas é essencial.

Com vistas a isso, a lona é uma ferramenta de proteção capaz de proteger os grãos de questões como chuva, infiltrações e vazamentos que possam comprometer a carga.

Então, a função da lona nesse momento é de fundamental importância. Contudo, para cumprir o seu papel devidamente, precisa ser posicionada corretamente. Para isso, é preciso que se amarre e ajuste a lona exatamente conforme a necessidade da carga.

Reprodução Canva
Reprodução Canva

Mantenha a manutenção da frota em dia

Outro ponto importantíssimo na logística é a manutenção preventiva dos veículos da frota. É vem verdade que essa prática serve a diversas questões. Afinal, a manutenção é um fator potencializador da segurança e economia do veículo, bem como a proteção da carga.

Ao estar em boas condições de tráfego, evita-se questões que impactam diretamente no desempenho do trajeto. Afinal, esse tipo de ação adianta soluções para problemas mecânicos e impede paradas inesperadas. Como resultado, tem-se, também, a chance de evitar o desperdício dos grãos que estão sendo transportados.

Prepare a equipe

Para que o resultado seja proveitoso na proteção da integralidade dos grãos durante o transporte, é preciso que todos os processos se engajem na missão. Como cada etapa encontra o gerenciamento e a operacionalização humana, é preciso que todas as partes se comprometam com os resultados.

Inclusive quando se trata dos motoristas, manter uma política de frotas é essencial. A partir de orientações claras e objetivas, os condutores podem aplicar técnicas de direção defensiva e segura. É uma forma de manter o comportamento alinhado dos condutores e toda a equipe por trás do processo.

A fim de internalizar essas orientações, treinamentos e reciclagens da equipe são essenciais. Enquanto os motoristas podem saber mais sobre suas responsabilidades e possibilidades no trânsito, outros colaboradores também carecem de atenção. Ao se preocupar com todas as etapas do processo de carga dos grãos, tem-se uma melhoria significativa na política de acondicionamento, amarração, limpeza, traslado e uso de tecnologias no transporte da carga.

Conheça o trajeto dos grãos

Outro fator importante na prevenção de desperdício de grãos durante o transporte é o conhecimento prévio da infraestrutura que os veículos vão encontrar. Essa é outra daquelas máximas que servem também para um planejamento ideal e promoção de economia de recursos.

Mas, além de todas as demais vantagens, conhecer a infraestrutura do trajeto também colabora com a proteção da carga. Isso porque, fatores como geometria, pavimentação e sinalização vão impactar diretamente na maneira como a carga chegará ao seu destino final.

Ao se ter o conhecimento ideal sobre isso, é possível tomar cuidados específicos de proteção à carga. A depender do nível de dificuldade do trajeto, pode-se, por exemplo, tomar medidas reforçadas de acondicionamento, preparação mais cuidadosa ou mesmo desvio de rota. Afinal, importa que o resultado final seja vantajoso.

A fim de fazer isso da melhor maneira, é possível aplicar, por exemplo, a tecnologia disponível. Com soluções em telemetria é possível aplicar esse controle e obter inúmeros outros benefícios. Afinal, além do próprio levantamento do traslado, o equipamento correto auxilia no desempenho geral frota e na tomada de direções gerenciais.

Clique e mantenha sua frota segura

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed