Treinamento de motoristas na gestão de frotas

treinamento de motoristas

Multas, atrasos nas entregas e altos gastos com manutenção dos veículos: são alguns dos problemas que a gestão de frotas enfrenta constantemente. Mas saiba desde já que é possível contornar essa situação com treinamento, tendo como resultado motoristas qualificados e capacitados.

Este post vai mostrar a importância de se ter um treinamento para motorista. Não deixe de conferir!

Qual a melhor maneira de fazer o treinamento para motorista?

O gestor de frotas deve ser capacitado para resolver os problemas da sua empresa, dessa forma para maximizar os resultados, é importante saber identificar os objetivos da instituição e interligá-los com as necessidades dos motoristas.

Seja objetivo

Você deve falar sobre os custos de manutenção e como a forma que o motorista dirige interfere nos gastos com o veículo. Afinal, a comunicação entre motorista e gestor de frotas é fundamental para reduzir os gastos com manutenção, sendo que os condutores devem informar quando um veículo possui certo desgaste ou necessidade de reparos.

É importante destacar os riscos que os profissionais dessa profissão estão inseridos.

Utilize técnicas de direção defensiva

Ter essa atitude certamente diminuirá os custos com as manutenções, afinal a maneira como o motorista conduz o veículo está ligada diretamente aos seus gastos. As técnicas de direção defensiva consistem no domínio do conhecimento das leis de trânsito, do veículo e equipamentos. E as condições adversas encontradas durante o trajeto percorrido.

Adote a política de treinamentos em simuladores

Atualmente, graças a tecnologia, é possível educar os motoristas através dos treinamentos em simuladores, pois essa plataforma oferece uma prática que é totalmente ligada às vivências dos motoristas ao longo de cada viagem.

Assim, com esse treinamento, o motorista ficará mais preparado para usar o veículo de forma bem mais segura. Assim, logo ele saberá enfrentar situações emergenciais, por exemplo.

Faça um gerenciamento dos riscos

A realização de um transporte de mercadorias com segurança envolve vários fatores. Primeiramente a responsabilidade deve ser dividida entre toda a equipe, logo o motorista deve conhecer os seus deveres e todas as suas responsabilidades durante a viagem.

Afinal, saber manter um equilíbrio entre toda a equipe faz com que a empresa alavanque os seus resultados.

Saiba a importância da aptidão ética e profissional

Os comportamentos dos motoristas são levados em consideração para a avaliação final das empresas sobre seus empregados. Eles devem ser altamente capacitados para agir diante de alguma situação adversa. E é essa confiança que as empresas buscam nos seus funcionários.

A qualificação ética e profissional, além de ajudar a diminuir os custos financeiros, ajudará a aumentar a produtividade do negócio.

Faça um monitoramento

Procure ter um sistema de ouvidoria para todas as reclamações e relatos de má conduta dos motoristas nas viagens. Essa é uma ótima maneira para controlar as atitudes dos motoristas e, consequentemente, discipliná-los.

Como você faz o gerenciamento dos treinamentos e aperfeiçoamento dos motoristas que trabalham na sua empresa? Que tal conhecer uma solução para monitoramento dos seus motoristas? clique aqui e confira.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Powered by Rock Convert

Comments are closed.