O que é Logística Integrada?

Há tempos percebeu-se que o papel da logística expandiu do campo operacional para também atuar no campo diretivo. Afinal, na prática, o processo é mais do que uma fase mecânica, é também um meio essencial para a completude da experiência entre a produção e a linha de consumo. Mais do que isso, a logística integrada é uma excelente base de análises e de direção para decisões.

Essa expansão do conceito exigiu também uma expansão de atuação; é como surge a logística integrada. Por meio dela, foram transformadas as possibilidades no ramo da logística. O que antes se resumia em armazenagem e transporte, hoje compreende um campo muito maior. Através da logística integrada é possível unir os processos que compreendem as etapas de produção, compras, armazenagem, transporte e acompanhamento. Assim, em conjunto dinâmico com diversos setores da empresa é possível prever e direcionar atitudes que impactem os demais processos.

Três principais áreas compreendem o processo de Logística Integrada:

Gestão de compras e materiais e logística integrada

A área de gestão de compras e materiais é a responsável pelo controle dos insumos. Na verdade, trata-se da administração de todo o processo que se inicia na aquisição de matérias-primas. Desde a negociação até a aquisição, o transporte, o armazenamento e o controle de qualidade. Ou seja, sua função nessa fase do processo envolve comprometimento com a redução de custos, a preservação do relacionamento com fornecedores e parceiros, e a agilidade do processo produtivo por meio da prestação de serviço eficiente.

Movimentação de materiais e logística integrada

Nessa área da logística integrada o processo observado é o de manutenção e abastecimento da linha de produção. Isso compreende etapas desde e o planejamento da movimentação dos materiais. O que significa dizer que a atividade se responsabiliza por suprir com eficiência a linha produtiva. Sempre considerando a manutenção de insumos suficientes, mas, sem permitir sobras. E, claro, dentro desse suprimento estão compreendidas atividades como encaixotamento e armazenamento desses insumos. A produção eficiente exige uma movimentação também eficiente e cuidadosa de seus materiais.

Distribuição de materiais 

Na parte final do processo está a ligação do fornecedor com o consumidor final por meio da entrega do produto. Afinal, depois de produzidos, os produtos precisam chegar até o consumidor final. Nesse processo de distribuição devem ser considerados fatores como agilidade, economia, qualidade e a plena satisfação do cliente.

Benefícios da Logística Integrada

Dessa forma, tem-se que a integração da logística permite que haja um controle mais efetivo sobre as etapas de maneira individual, e sobre o processo com um todo. Logo, através do controle é possível gerir a empresa de forma sincronizada, tendo ao alcance informações sobre todas as etapas realizadas.

Enfim, a adoção do sistema integrado de logística traz para o operador logístico grandes ganhos. Além de proporcionar o controle sobre as etapas e, consequentemente facilitar o direcionamento das decisões, a logística integrada traz alguns benefícios como:

  • Agilidade no processo de produção;
  • Organização dos procedimentos;
  • Alinhamento das informações;
  • Levantamento confiável de informações;
  • Economia nos processos;
  • Redução de desperdícios;
  • Otimização do tempo na movimentação dos produtos;
  • Possibilidade de planejamento eficaz.

O conjunto de ações intencionalmente sincronizadas é capaz de melhorar significativamente os resultados. Afinal, redução de custo de produção e eliminação de desperdício de insumos e tempo significam também ganho econômico.

Sendo assim, com informações interligadas e processos eficientes de transmissão dessas informações, é possível gerir o processo logístico como um todo. Mais do que isso, o resultado da gestão interligada da logística pode trazer clareza e opções que não podem ser vistas quando se ignora todo o contexto.

A logística integrada é, portanto, a ligação inteligente entre todos os processos da empresa. O que faz com que os resultados sejam considerados com base em todas as etapas realizadas pela empresa.

Quer melhorar sua logística de maneira inteligente? Clique aqui e conheça nossa solução para logística.

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (4)

  • O Que é Logística? - Econômica Telemetria

    24 de setembro de 2019

    […] forma, chegamos a definição atual de logística, que é o gerenciamento do fluxo de produtos, de seus fornecedores até os pontos de entrega, […]

  • O Que São Os Modais Logísticos De Transporte | Econômica

    25 de setembro de 2019

    […] de ser o mais conhecido entre os modais logísticos, é também o mais utilizado no escoamento da produção nacional. Este é o sistema modal mais […]

  • Paletização: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre | Econômica

    9 de novembro de 2020

    […] melhora a qualidade do serviço. Afinal, se há algo que deve ser almejado no processo de logística é o aproveitamento do tempo a fim de melhorar a satisfação do cliente […]

  • Logística Pós Pandemia, Como Será? | Econômica

    1 de dezembro de 2020

    […] é que se compartilhe mais a oferta de serviços e de produtos ao consumidor. Isso vale para o compartilhamento de tecnologias, de técnicas de produção e armazenamento. Assim, a logística que tanto sofreu […]