Lavagem ecológica: faça e torne sua frota mais sustentável

lavagem ecológica

Em tempos de análises e discussões ambientais ferrenhas, cuidar da sustentabilidade é um grande diferencial. Isso também se aplica, obviamente, ao sistema de gestão de frotas. Dentre as inúmeras possibilidades de contribuição com o meio ambiente, a lavagem ecológica é uma das grandes aliadas. Afinal, alguns tipos de lavagem de carros podem consumir até 300 litros de água potável. Em contrapartida, a lavagem seca utiliza uma média de 200 ml de água para a lavagem de um veículo pequeno inteiro.

Embora ainda levante muitas suspeitas aos olhos dos motoristas, a lavagem ecológica pode ser, sim, uma solução eficiente e sustentável. Para derrubar o preconceito e demonstrar as inúmeras vantagens, preparamos um elenco de informações importantes a seguir.

Como Funciona a Lavagem Ecológica de Veículos

O processo desse tipo da lavagem ecológica é muito simples. Talvez, por isso, desperte estranheza e encontre resistência entre alguns motoristas. Aliás, resistência que vem sido quebrada à medida que a técnica se expande.

A principal forma fazer a lavagem de carros de maneira acológica, atualmente, se faz através da chamada: lavagem a seco. O método consiste na utilização de produtos biodegradáveis, um pano específico para a técnica e o mínimo possível de água. Ao final da lavagem, a utilização de água fica entre 200 ml e 3 litros.

Para a lavagem das rodas, também é possível aplicar uma solução econômica. Trata-se da utilização de uma lavadora de alta pressão. Apesar de não parecer, esse tipo de equipamento utiliza aproximadamente 80% a menos de água do que os equipamentos convencionais.

Os condutores podem encontrar os produtos de lavagem a seco disponíveis no mercado. Além da aquisição, qualquer um também pode fazer o procedimento observando o procedimento correto. Entretanto, a lavagem ecológica feita por um profissional certamente imprimirá maior qualidade e segurança.

Como fazer a lavagem

Antes do início da lavagem de carros é preciso se atentar para a compra dos materiais corretos. Há produtos de limpeza específicos para cada parte do carro; superfície, estofados, vidros, rodas, tapetes, etc. Um dos mais importantes a ser adquirido é o utilizado para a limpeza da superfície dos veículos. São produtos lubrificantes próprios para lavagem a seco.

Além disso, é importante também que se utilize panos secos de microfibras. Para os frisos, rodas e outras áreas podem ser utilizados pincéis próprios para a lavagem. Por fim, a utilização de um borrifador para espalhar os produtos também deve ser considerada.

A técnica da lavagem é simples, entretanto, precisa ser feita com atenção. A primeira coisa a ser observada é a manutenção do veículo na sombra e com as peças frias. Em seguida, deve ser feita a diluição do produto a ser utilizado, caso seja concentrado. Nessa diluição é muito importante que sejam seguidas as orientações da embalagem do próprio produto.

Após diluído, o produto deve ser espalhado na superfície do veículo com um borrifador. Para remover a sujeira, deve ser utilizado o pano de microfibra de forma leve. Logo após, um segundo pano de microfibra seco deve ser utilizado para o acabamento. Nessa fase, o ideal é que o pano seja movimento sempre no mesmo sentido.

Vantagens da Lavagem Sustentável de Veículos

De cara, a lavagem ecológica de carros promove a sustentabilidade, o que já é uma enorme vantagem. Afinal, os produtos de limpeza utilizados são biodegradáveis, além da baixíssima utilização de água. Porém, claro, essa não é a única vantagem. Além do ganho ecológico, há também um significativo ganho financeiro. Isso porque, um kit para a lavagem ecológica que custa aproximadamente R$90 pode ser utilizado por aproximadamente 200 vezes. Somado à diminuição da utilização da água e equipamentos elétricos geralmente utilizados, a economia é muito maior.

A opção da lavagem ecológica é também uma estratégia prática. Pode ser feita tanto no exterior do veículo quanto no interior; nos painéis e estofados. Após a lavagem, não há a necessidade de aguardar o tempo de espera dos estofados, uma vez que não há grande utilização de água. A limpeza feita dessa forma também é mais eficaz, uma vez que há um produto específico para cada tipo de sujeira. Sem falar no aspecto final do veículo, que adquire um aspecto de brilho e cuidado por causa porcentagem de cera embutida nos produtos.

Embora a lavagem de carros tradicional ainda seja a preferida dos motoristas, a lavagem ecológica vem ganhando espaço. Além da economia individual a prática pode melhorar a vida de todos diante da crise hídrica que o mundo enfrenta.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (2)

  • Como Aliar Logística E Sustentabilidade? | Econômica

    24 de setembro de 2019

    […] em um mesmo caminhão, o uso de catalisadores biológicos nos escapamentos dos veículos e da lavagem ecológica nos veículos das […]

  • Condomínio Logístico: O Que é E Como Funciona | Econômica

    14 de dezembro de 2020

    […] individual de espaços e galpões estrategicamente localizado é bastante caro. Dividir essas responsabilidades com outros empreendedores tem sido uma boa solução. Assim surge a necessidade de dividir […]