Car Sharing: o que é?

car sharing

Em dias de tráfego difícil e caminhos superlotados, o Car Sharing surge como uma boa rota de fuga. Mais do que isso, uma saída para a economia de tempo, recursos e impactos no trânsito. Pois, o sistema trata-se de uma estratégia de compartilhamento de veículos por meio do aluguel. Entretanto, ao contrário dos contratos convencionais com locadoras, o sistema oferece algumas outras facilidades. O aluguel por intervalos mais curtos e melhores preços são algumas delas, por exemplo.

Como Funciona o Car Sharing

Na prática há, basicamente, dois modelos de utilização do sistema. O primeiro deles é o denominado ‘roundtrip’, onde o usuário retira o veículo em um determinado ponto e o devolve após a utilização no mesmo local da retirada. Outra maneira de utilização é aquele chamado “one-way”. Nessa modalidade o usuário deixa o veículo em qualquer um dos pontos disponibilizados.

Quando da utilização, o acordo entre locador e locatário inclui tempo de utilização, que normalmente é de algumas horas, já que uma das funções é atender a uma demanda imediata. Porém, outros pontos compõem o acordo, como seguro do veículo e responsabilidade de abastecimento. Na maioria das convenções, essas responsabilidades correm por conta do dono do veículo.

Além da observação quanto a retirada e entrega do veículo, é importante saber que também há diferentes formas de disponibilização do carro. O sistema pode contar com uma frota, por exemplo, e disponibilizá-la pela cidade. Ou, pode ser alimentado por particulares que desejem compartilhar seus veículos quando não estiverem usando.

Para fazer uso do sistema, os interessados em disponibilizar seus veículos devem escolher a plataforma que melhor lhe atenda. Depois da escolha, o proprietário deve se cadastrar, cumprir os requisitos do cadastro e aguarda a aprovação. De outro modo, aqueles que se interessem em utilizar o sistema como locatário dos veículos, também devem se cadastrar na plataforma de sua preferência como usuário, cumprir os requisitos, aguardar a aprovação e iniciar o processo de locação com a reserva.

Atualmente, há sistemas com estratégias variadas de trabalho. É possível encontrar aplicativos que disponibilizam, negociam e gerenciam toda a operação. Entretanto, há também plataformas disponíveis que apenas direcionam a relação entre o usuário e o proprietário do veículo. Nessa modalidade, todo o acordo é realizado entre as partes diretamente interessadas.

Vantagens da Utilização

O sistema de utilização de car sharing traz alguns impactos vantajosos tanto para as pessoas envolvidas quanto para a própria cidade. A primeira dela é o imediatismo do atendimento da demanda. Apenas usando, geralmente, um aplicativo de celular, o usuário pode atender a uma necessidade de utilização curta de um veículo à sua disposição. Por outro lado, o proprietário do veículo consegue reunir uma renda extra apenas disponibilizando o seu carro nos momentos em que ele não lhe seja útil.

Além disso, a popularização do uso do Car Sharing impacta diretamente na logística da cidade, uma vez que retira veículos excessivos das ruas e torna o trânsito mais fluído contribuindo com a mobilidade urbana. Com a diminuição da frota nas ruas, diminui-se também a necessidade de manutenção de ambientes públicos para o estacionamento. Outro importante impacto da diminuição de veículos nas ruas é a menor emissão de poluentes no ambiente.

Por fim, ao utilizar opções como o car charing, também se estimula o consumo consciente, a diminuição do stress e do tempo de deslocamento, além de proporcionar economia na manutenção de veículos próprios.

Porém, apesar de apontar para um futuro promissor, no Brasil o sistema encontra alguns entraves. É o caso, por exemplo, da falta de atenção às opções de transportes públicos. A propósito, é uma questão que impacta diretamente na fluidez da utilização desses sistemas alternativos. Afinal, o plano de tráfego ideal integra todas as possibilidades de acesso e de transportes.

A boa notícia é que, as soluções apresentadas pelo Car Sharing já estão trazendo uma nova visão acerca do uso de transportes.  o que já um grande passo.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Cartão Combustível: O Que é E Quais São As Vantagens Para A Frota | Econômica

    2 de fevereiro de 2020

    […] muitas opções no mercado para a adoção de cartões combustível. A maioria deles oferece boas tecnologia e possibilidades. A seguir, estão elencadas três boas opções dentre as muitas existentes. […]