Gestão de transporte de carga: o que é e como fazer

gestão de transporte de carga

O trabalho de gerir o transporte de carga vai muito além da compra de um veículo e contratação de um motorista. Na verdade, a atividade engloba muitas variáveis que mantém o bom andamento da gestão e a correta tomada de decisões em todas as áreas. Para a visão de um processo logístico como eficiente, a gestão do transporte de carga deve considerar prazos satisfatórios aliados a preços equilibrados. Assim, com o cumprimento dessas demandas é possível se destacar no mercado.

Por isso, é necessário que os gestores estejam envolvidos em conhecimento de quantas etapas forem possíveis no processo. Além disso a boa gestão deve contar com uma constante busca de metodologias inovadoras que facilitem o processo como um todo, e promova o aproveitamento de tempo e recursos.

Atitudes Práticas da Gestão de Transporte de Carga

Na  prática, a gestão de transporte de carga é um conjunto de decisões e ações que possibilitem o transporte eficiente e produtivo. Por isso, abaixo estão alguns dos passos necessários para uma gestão plena.

Determinação de metas

O estabelecimento de metas é, antes de tudo, um fator de motivação da equipe. Em seguida, essa atitude é capaz traçar objetivos e um caminho a ser percorrido.

Entretanto, para garantir a efetividade das metas, o gestor precisa garantir que elas sejam específicas. Afinal, um objetivo claro e determinado é mais fácil de ser perseguido. Mas, não é só isso; as metas também ser estabelecidas sobre um indicador que possa medi-las. Seja por quantidade, percentual ou tempo, o gestor deve se valer de uma maneira de acompanhar o atingimento do objetivo.

Além disso, a meta deve ser atingível. Pois, não há motivação que resista a barreiras intransponíveis de exigências. Elas também devem relevantes, a fim de que os resultados justifiquem o seu atingimento. E temporais, de maneira a limitar o espaço para o seu alcance.

Manutenção de um bom planejamento

A propósito, esta etapa deve vir antes da determinação de metas. É no próprio planejamento que se abre espaço para a instituição de metas e outras  determinações.

Um bom planejamento mantém sobre controle dados relevantes que evitam e, por vezes, solucionam problemas. No planejamento devem ser incluídas também manutenções preventivas, análises de mercado, médias de faturamento e consumo, controle de gastos, dentre outras ações.

Adoção de boas estratégias de entrega

Definir boas estratégias de entrega também é parte essencial na gestão de transporte de carga. Nesse processo, além dos prazos curtos, outros fatores merecem estudo. Afinal, não importa ao cliente que o produto chegue antes do prazo, mas, avariado.

Assim, é importante que a estratégia de entrega inclua um plano de eficiência que abrace o armazenamento, a construção da carga, a utilização do modal correto e, só depois, a entrega rápida. Essa é a melhor forma que o cliente seja satisfeito com prazo, qualidade e responsabilidade.

Treinamento da equipe

Considerando que todas as funções exercidas isoladamente formam o todo do sistema logístico, é importante que todos saibam exatamente o que estão fazendo. Um bom treinamento é capaz de garantir que a excelência seja executada desde as fases iniciais até a entrega da carga. Assim, é indispensável que as empresas invistam em treinamentos operacionais e de segurança. Uma equipe alinhada é a melhor estratégia para um serviço alinhado e seguro.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (2)

  • Gestão De Equipes: Como Fazer | Econômica

    3 de março de 2021

    […] Embora a tecnologia esteja cada vez mais atenta às necessidades logísticas, ainda não inventaram um software que substitua as pessoas. Isso porque, algumas tarefas requerem mais pessoalidade e um raciocínio que só uma cabeça humana produzir. Então, se atentar para a importância da gestão de equipes ainda é a solução mais produtiva de gerenciamento. […]

  • Amarração De Cargas: Conheça Os Tipos | Econômica

    19 de julho de 2021

    […] você está, de alguma forma, envolvido com o transporte de cargas, deve saber bem que há muitas preocupações envolvidas. Afinal, não se trata apenas de recolher […]