Como planejar as suas rotas de entrega

planejar rotas

rotas de entrega

No processo logístico, um dos principais pontos de consideração é o tempo de entrega. Por isso, faz-se necessário trazer à tona a importância de planejar rotas inteligentes que atendam às necessidades tanto do operador logístico quanto dos clientes.

Além da otimização das entregas, planejar rotas também é um excelente fator contributivo para a economia de recursos. Por outro lado, se não há um controle sobre a maneira que as rotas são definidas, é mais provável que os percursos sejam feitos por mais de uma vez. Tudo isso sem considerar os acontecimentos imprevistos que, por não serem minimante considerados podem causar atrasos e problemas difíceis ou insolúveis.

Em razão da importância do planejamento no processo logístico, elencamos a seguir os passos mais importantes para o momento de se planejar rotas.

Considerar Imprevistos

Embora os imprevistos não possam ser previsto precisamente, por motivos óbvios, com levantamento de dados e análises de históricos a empresa pode se preparar para eventos não planejados. Dessa maneira, ocorrências como roubos, acidentes de trânsito ou quaisquer outros eventos, quando consideradas no planejamento de rotas, pode ter a solução adiantada.

Utilizar Rastreador Veicular

De maneira geral, os rastreadores veiculares servem a várias questões. Entretanto, ao ser utilizado ao se planejar rotas, o rastreador tem o papel de informar acontecimentos em tempo real. Isso permite que o operador de frotas tome decisões sobre os acontecimentos, além de manter os clientes informados sore a situação de seus produtos.

Calcular Rotas Eficientes

Ao planejar rotas, é necessário que o cálculo de rotas e paradas seja feito da forma mais eficiente possível. O que significa dizer que, nesse processo, algumas observações devem ser feitas. É o caso, por exemplo da análise de comportamento da frota. A identificação das variáveis dos pedidos permite que o trajeto e as paradas sejam projetadas de maneira a considerar a otimização do tempo, segurança da carga e utilização eficiente dos recursos.

Oferecer Suporte aos Clientes

Uma importante ferramenta a ser utilizada ao se planejar rotas é a oferta de suporte aos clientes. Para isso, é importante desenvolver formas e mecanismos para que os clientes conheçam a situação de sua carga em tempo real. Isso pode ser oferecido por meio de sistemas de rastreios ou, quem sabe, ferramentas de conversação online. Além disso, o suporte pode ser fornecido por telefone ou qualquer outra ferramenta que aproxime o cliente de sua mercadoria.

Testar Rotas Novas

Isso é possível nos casos em que a empresa mantenha entregas diárias agendadas para uma determinada localidade. Dessa forma, o operador pode direcionar as entregas através de rotas diferentes no decorrer dos dias. Obviamente, ao planejar rotas dessa maneiram o operador deve considerar questões como custos, paradas, distâncias e eventualidades.

Analisar as Informações de Relatórios

A finalização de um processo é uma boa oportunidade para novas análises. Afinal, a partir das experiências de cada entrega efetivada é possível levantar uma porção de dados. Esses dados formam relatórios que podem ser muito explicativos para os próximos trajetos. Assim, ao se planejar rotas, devem ser considerados relatórios anteriores a fim de que se formem bases para decisões novas e cada vez mais acertadas.

Otimizar a Inserção de Novas Entregas

Num processo contínuo de logística, é natural a inserção de novas entregas no dia a dia das empresas. Em razão disso, ao se planejar rotas, esses acontecimentos também devem ser previstos. Para que a inserção se faça de maneira eficiente, o operador deve ser capaz de agregar cada novidade de maneira contínua ao sistema de entregas. Isso deve ser feito após uma análise de área e recursos disponíveis para a entrega desses novos objetos.

Por fim, planejar rotas é um meio eficiente para otimizar processos e, portanto, deve ser feito com responsabilidade e atenção.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Itinerário: O Que é? | Econômica

    5 de maio de 2021

    […] as cargas destinadas a clientes finais seguem um trajeto com vários pontos de entrega. E, um bom itinerário pode otimizar esse […]