Qual a diferença entre bitrem e rodotrem

bitrem

No mundo logístico, várias denominações dos tipos de caminhões e carretas existentes podem trazer confusão para alguns. Entretanto, cada nomenclatura traz consigo um significado prático para a sua função e desenvolvimento. Por isso, é importante estar por dentro da potência e das funções que podem ser exigidas de cada tipo de veículo importante na cadeia logística. De posse das informações a seguir é possível saber qual a diferença entre bitrem e rodotrem.

Geralmente essas diferenças estão relacionadas ao número de eixos que cada caminhão leva. Por sua vez, o eixo é o equipamento que liga os pares de rodas. Alguns veículos, entretanto, apresentam eixos duplos ou triplos que também se conectam à suspensão do veículo. Dessa forma, além de estarem ligados ao comprimento do caminhão, os eixos também dizem muito sobre a capacidade de peso do veículo. Assim, quanto mais eixos, mais capacidade. Porém, obviamente, é necessário observar os limites de peso pré-estabelecidos, independente da quantidade eixos que o veículo possua.

No caso do bitrem e do rodotrem, tratam-se de uma categoria diferenciada de veículos. Eles são, na verdade, caminhões combinados. Isso quer dizer que, ambos foram criados para o desempenho de mais de uma função.

De posse dessas informações, é possível verificar e nomear cada tipo de caminhão. A seguir, estão elencados alguns critérios que permitem que se saiba qual a diferença entre bitrem e rodotrem.

Características de um Bitrem

Embora seja comumente denominado como caminhão, o bitrem se trata, na verdade de uma espécie de carreta. Afinal, possui uma articulação ausente na categoria de caminhões. Entretanto, trata-se apenas de nomenclatura e comumente se usa o tremo caminhão bitrem.

O bitrem faz parte da categoria que leva até nove eixos, sendo, portanto, portador de uma capacidade diferenciada. Além disso, como o próprio nome sugere, o bitrem possui dois semirreboques, que é aquela parte da carroceria dedicada ao carregamento de cargas.

Conforme a legislação brasileira, há limites e especificações a serem seguidas por cada tipo de caminhão. No caso do bitrem, por exemplo, o seu cumprimento máximo deve ser de trinta metros e seu peso de até 74 toneladas. Para o bitrem exige-se que o cavalo mecânico seja 6×4 de forma a tracionar os dois semirreboques.

Características de um Rodotrem

A grande dificuldade de diferenciação entre um bitrem e um rodotrem existe exatamente por causa das inúmeras similaridades entre as duas categorias. Como o bitrem, o rodotrem também se encaixa na modalidade caminhão combinado, pois, combina dois semirreboques.

Embora precise de uma Autorização Especial de Trânsito para rodar, o rodotrem também possui a capacidade de 74 toneladas. Também de maneira similar ao bitrem, o rodotrem possui uma estrutura de nove eixos e tração 6 x 4.

Com um olhar rápido percebe-se, portanto, que há muitas similaridades entre os dois tipos de caminhões. Qual seria então o critério de diferenciação entre as duas categorias?

Diferença entre Bitrem e Rodotrem

Na verdade, há sim uma diferença que, embora pareça simples, traz um grande impacto na prática.

O bitrem trafega tracionando dois semirreboques que possuem três eixos em cada um. Esses dois semirreboques são interligados entre si através de uma segunda quinta roda. Assim, o caminhão se faz em um conjunto que possui duas articulações: quinta roda do caminhão e quinta roda entre os dois semirreboques.

Por sua vez, o rodotrem funciona, também com um cavalo mecânico 6 x 4, traçando dois semirreboques de dois eixos cada. Entretanto, diferente do bitrem, os dois semirreboques são interligados por um aparato chamado dolly. Dessa maneira, o rodotrem apresenta três articulações, e não duas como no bitrem. Aqui, as articulações se dão através da quinta roda do caminhão, mais o engate dianteiro do dolly, também conhecido como cambão, e quinta roda do dolly.

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