Green Eletron: uma iniciativa sustentável

Green Eletron

Talvez um dos assuntos mais propostos e debatidos no mundo hoje seja, exatamente, a questão ambiental. Além da poluição do ar, a sociedade enfrenta desafios na mudança climática, na proteção das águas, da fauna e da flora. Porém, outra questão que deve ocupar as atenções quando se trata de sustentabilidade, é o descarte de eletrônicos. A propósito, a urgência por tecnologias e aparelhos novos é infinita, o que também torna imensurável o impacto causado pelo descarte do que se acredita ser antigo.

Por essa razão, há uma preocupação efetiva com o descarte desse material. Então, ao reconhecer o seu impacto negativo na natureza, o Brasil tem pensado formas para que esse tipo de material seja descartado corretamente para, em seguida, ser transformado em matéria-prima e reaproveitado. Assim, é nesse momento que a Green Eletron aparece. Em razão da lei brasileira que obriga as empresas a fazerem a coleta e a destinação de forma correta, a Green Eletron se apresenta como meio para que isso aconteça.

O Que é a Green Eletron

A Green Eletron é uma gestora sem fins lucrativos criada para viabilizar a coleta e destinação corretas do lixo eletrônico. Ao ser estabelecida pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, a proposta é estabelecer e sistematizar pontos de entrega voluntária desses descartes. Assim, ela irá coletar e reciclar os descartes eletrônicos em nome de suas empresas associadas. Isso fará com que o processo seja mais rápido, seguro e eficiente.

Embora seja a principal figura, sua atuação na logística reversa de eletrônicos se faz em conjunto com parceiros que já atuam no ramo. Com isso, a Green Eletron contribui para a efetivação da lei de Resíduos Sólidos (12.305/2010) que pretende diminuir o impacto de material eletrônico na natureza. Essa política, além de preservar o meio ambiente, ainda promove a economia circular e a redução de custos na política de eletrônicos.

Como Colaborar Com a Green Eletron?

Embora a estrutura ainda não esteja pronta para o estabelecimento em todo o país, é um modelo promissor que merece ser expandido.

Para descobrir onde estão os pontos de coleta de lixo eletrônico, a Green Eletron disponibiliza uma espécie de localizador. Através dele, o interessado em contribuir com a sustentabilidade pode inserir a sua localização e verificar quais são os postos de coleta mais próximos.

Porém, antes de se dispor a descartar corretamente, é preciso também verificar quais são os tipos de objetos que podem ser descartados. Para isso, a Green Eletron disponibiliza em seu portal, uma lista dos eletrônicos permitidos nas coletas. Entre os objetos elencados estão itens como: Aparelhos de barbear, TV’s, Aspiradores de pó, balanças, caixas de som, calculadoras, câmeras, carregadores, cartuchos, fones, projetores e muitos outros.

Da mesma maneira, a Green Eletron também oferece um sistema especial de coleta de pilhas e baterias. Afinal, elas têm um enorme potencial de contaminação a ecossistemas como lençóis freáticos. Isso porque, a maioria delas possuem metais pesados em sua composição. Se embutidas de forma incorreta na natureza podem até causar doenças graves como insuficiências renais, cânceres, e outros.

Por essa razão, a Green Eletron possui uma sistemática especialmente preparada para a coleta de pilhas e baterias. Através dessa sistemática é que podem ser descartadas nos pontos de coletas as baterias portáteis, pilhas alcalinas, pilhas comuns de Zinco e Manganês e pilhas recarregáveis.

Assim, a adoção de práticas sustentáveis, juntamente com ações de cooperação podem dar sentido novo à sustentabilidade. Afinal, práticas saudáveis reiteradas e somadas, transformarão a sustentabilidade em consciência comum.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Quem é Greta Thunberg? | Econômica

    8 de fevereiro de 2020

    […] enquanto ativista. Um de seus feitos mais recentes, foi a travessia do Atlântico em um navio sustentável. Porém, informações dão conta de que, a mesma viagem que poupou o planeta da emissão de […]