Uma das maravilhas do mundo logístico é o quanto ele está recheado de opções e possibilidades. Afinal, o mercado está marcado por demandas cada vez mais personalizadas, o que requer respostas igualmente diferenciadas. E, por causa das variadas necessidades, a forma de atendê-las também requer tipos de veículos de transporte diferentes para cada situação.
É assim que nasce a variedade no mundo dos transportes. Como o mercado se rege a partir da necessidade da massa, a logística precisa estar preparada para cada tipo de demanda. Assim, cada tipo de veículos de transporte existe para ser a resposta de um problema.
Mas, você conhece quais são os tipos de veículos de transporte e suas diferenças? Para descobrir tudo sobre isso, continue com a gente!
Veículo Urbano de Carga
Entre os tipos de veículos de transporte, aqueles considerados como VUC costumam ser os mais utilizados. Isso porque, esse tipo de frota costuma utilizar veículos menores e mais ágeis. Assim, eles trafegam com mais agilidade e economia. Entretanto, a exploração desse tipo de transporte é feita para tipos de cargas específicas.
De maneira geral, esse tipo de frota é composta por veículos considerados como utilitários. São veículos que costuma medir entre 2,2 e 6,3 metros e que carregam até 3 toneladas. A maioria deles costuma transportar mercadorias comuns, que não exijam armazenamento ou procedimentos especiais.
Caminhão 3/4
Quando o assunto é cargas e entregas, o caminhão 3/4 está entre os tipos de veículos de transporte preferidos pela logística. Afinal, trata-se de um caminhão não tão grande, mas que possui uma boa capacidade de carga.
A fim de cumprirem a função dos caminhões, os caminhões 3/4 funcionam bem para cargas um pouco maiores que trafegam dentro das cidades. De maneira geral, são veículos que sofreram adaptações a fim de transitar melhor com determinado tipo de carga.
Caminhão Toco
Utilizado geralmente para transportar cargas secas, o caminhão toco possui uma capacidade máxima de 6 toneladas. Como exemplo de produtos que costumam ser carregados por eles estão itens essenciais como arroz, açúcar, óleo, grãos e outros diversos tipos de produtos.
Entre os tipos de veículos de transporte, o caminhão toco está elencado na categoria de semipesados com 2 eixos. E o seu tamanho pode atingir até 14 metros de comprimento.
Caminhão Truck
Um pouco maior que a opção anterior, o Truck já se encaixa na categoria de pesados entre os tipos de veículos de transporte. Para esse tipo de caminhão há diversas possibilidades de carrocerias. Entre elas estão aquelas do tipo baú, graneleira sider e outros.
Geralmente, esses são os caminhões utilizados para o transporte de cargas como cimento, açúcar e soja. Obviamente, a depender do tipo de carroceria acoplada, o caminhão poderá transportar cargas mais específicas, como carnes, medicamentos e alimentos perecíveis.
Carreta
A carreta é um dos tipos de veículos de transporte que mais faz sucesso entre os motoristas. Para quem curte a vida no trecho, nada melhor do que a imponência de uma carreta com dois ou três eixos. Esse tipo de veículo é composto por duas partes; o cavalo e a carroceria.
Nesse caso, a carreta também pode receber diferentes tipos de carrocerias. Assim, para cargas com necessidades mais específicas há também o melhor tipo de carreta para o transporte.
De maneira geral, por causa de sua capacidade, uma carreta é bem explorada pelos grandes sistemas logísticos. Afinal, ela é capaz de transformar uma quantidade maior de insumos e produtos e, consequentemente, abastecer com maior efetividade qualquer que seja a demanda.
No mundo das carretas você vai encontrar opções de estruturas com dois eixos, que medem até 18 metros e podem transportar até 33 toneladas. Além disso, há também aquelas que possuem três eixos, Embora o seu comprimento seja igual ao modelo com dois eixos, esse tipo de veículo pode carregar até 41,5 toneladas.
Por fim, há também a carreta com cavalo trucado. Ainda com o mesmo comprimento das demais, nesse caso, o modelo possui um cavalo mecânico trucado, que aumenta ainda mais a sua capacidade.
Combinados
No topo dos tipos de veículos de transporte estão aqueles potentes bitrens e rodotrens. No caso do Bitrem, são duas articulações combinadas com, nada menos que, 7 eixos. Isso promove uma capacidade ainda maior, que chega a comportar 7 toneladas de carga.
Já o rodotrem conta com três articulações. Além disso, o seu cavalo mecânico é trucado e acompanhado de dois semirreboques. Exatamente por causa da sua potência e volume, esse tipo de veículo precisa de autorização especial de trânsito para circular. Mas, devidamente autorizado, esse tipo de veículo é capaz de transportar até 74 toneladas do que quer que seja.
Depois de todas essas possibilidades, o ideal é que você conheça bem aquilo que deseja e precisa transportar. A partir disso, é hora de identificar o tipo de transporte ideal. Com a escolha correta você acrescente produtividade e diminui custos. E, então, terá diante de você a receita da lucratividade.
Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente!
Como Descobrir Fraudes Na Sua Gestão De Frotas | Econômica
9 de junho de 2021[…] questão, o fraudador transfere o combustível para outro recipiente, fazendo com que o veículo da frota precise ser abastecido novamente antes do tempo […]