Estar adequado ao conceito de sustentabilidade é um dos grandes desafios das empresas de transporte hoje. Isso porque, são os veículos os responsáveis pela maior parte da emissão de poluentes. Mas, exatamente por isso, podemos ver uma movimentação interessante no setor. A ideia é procurar saídas para que os transportes sejam cada vez menos poluentes.
Integrar esse movimento pode ser um diferencial para a sua empresa e para a sua gestão. Por isso, continue com a gente para saber tudo sobre mobilidade sustentável!
O que é mobilidade sustentável?
A mobilidade sustentável é a busca de mudança na relação entre o transporte tradicional e o meio ambiente. A ideia aqui é buscar o desenvolvimento de novas tecnologias que reduzam o consumo de energia e a emissão de poluentes no meio ambiente.
Isso é o que se pode ver, por exemplo, no sistema de metrô paulista e no VLT carioca. Além disso, especialmente as grandes cidades, também estão estimulando o uso de bicicletas compartilhadas. Afinal, elas são uma boa representação de um transporte menos poluente, mais econômico e menos estressante.
Vantagens da mobilidade sustentável
Não há dúvidas de que a implantação e evolução da sustentabilidade nos meios de transportes traz inúmeros benefícios. Afinal, o caos ambiental que o mundo enfrenta, precisa urgentemente de soluções que possibilitem a respiração do planeta.
Uma das grandes vantagens que a sua empresa pode ter, por exemplo, é quanto a mobilidade. Especialmente nas grandes cidades onde determinados horários criam um tráfego quase impossível de ser transposto, a mobilidade sustentável é também, um ganho de tempo.
Além de oferecer uma viagem mais tranquila e rápida, o transporte com sustentabilidade também produz economia. Pois, você deve ter reparado que o combustível anda pela hora da morte, não é mesmo? Assim, você pode evitar esse gasto optando por meios mais sustentáveis de deslocamento.
Como adequar a sua empresa à sustentabilidade nos transportes
Apesar de ser um conceito muito bonito, a sustentabilidade precisa ser aderida com responsabilidade. Inclusive, quando se trata de empresas, ela pode necessitar de investimento e esforços especiais. Pois, ao invés do sistema tradicional que você conhece, deverá adotar outras soluções como:
- incentivo de energias renováveis;
- controle de circulação;
- carona corporativa;
- controle de emissão de gases;
- priorização de transportes coletivos;
- construção de esteiras rolantes;
- aumento de capacidade de elevadores;
- uso de teleféricos;
- calçadas mais amigáveis ao uso de cadeiras de rodas;
- menor poluição sonora por conta de motores barulhentos;
- desenvolvimento urbano integrado etc.
E, para essas utilizações a sua empresa passará por adoção de novos tipos de tributos, e até de infraestruturas específicas. Por isso, esteja atento aos pontos de adequações para que nada fuja do seu controle.
Considere novas infraestruturas
Esse talvez seja o maior desafio da adoção da sustentabilidade nos sistemas de transportes. Pois, um dos grandes problemas que a mobilidade encontra é justamente os tráfego pesado e as vias cheias. Assim, a única forma de romper essa barreira é criando saídas como, construção de ciclovias, calçadas mais acessíveis, faixas adicionas e outros.
De maneira individual, você pode começar investindo no aumento da capacidade dos elevadores, implementando esteiras rolantes onde há grande circulação de pessoas, adequando suas calçadas para o acesso de cadeirantes, e muitas outras ações.
Quebre a barreira cultural
é muito comum que as pessoas considerem a aquisição de um automóvel próprio como uma grande realização. Entretanto, exatamente esse fato tem enchido o tráfego de um número cada vez maior de veículos e, consequentemente, de gases e mais gases que ferem a camada de ozônio.
Mas, como adoção de um sistema de mobilidade sustentável você pode estimular os seus colaboradores a uma prática diferente. Para isso, a adoção do sistema de caronas, por exemplo, é uma excelente saída. Além disso, você pode incentivar o uso do transporte coletivo oferecendo ajuda para que os carros sejam deixados em casa.
Com o desenvolvimento da tecnologia e da consciência, espera-se que a sustentabilidade seja o caminho comum da humanidade. Aliás, não há outra saída para o caos ambiental em que a humanidade se meteu. Assim, a tendência é que vejamos cada vez mais carros elétricos e híbridos por aí. Além disso, espera-se uma preocupação por parte da esfera governamental. Afinal, é a partir dessa preocupação que haverão implementações cada vez mais significativas.
Mas, enquanto esse tempo não vem, o ideal é que você faça a sua parte no ambiente em que está inserido. Dessa forma, estimular a sustentabilidade deve ser uma das suas missões, se não a mais importante delas. Então, preocupe-se em fazer com que ela aconteça ao seu redor. Isso pode ser feito ao se criar opções para os colaboradores e implementar incentivos. Logo logo você verá os resultados em qualidade de vida, produção e economia.
Quer saber mais sobre o assunto? Basta entrar em contato com a gente!
Comments are closed