Otimizar as atividades internas faz todo o sentido no sistema logístico como um todo. É por isso que são desenvolvidos sistemas de armazenamento como o Flow Rack, que buscam melhorar os resultados e a atuação do sistema de transporte e entregas. Afinal, no processo macro, cada ação micro conta.
Quer saber tudo sobre o que é e como funciona o sistema de armazenamento Flow Rack? Para isso, basta continuar com a gente até o final dessa leitura!
O que é Flow Rack?
Conforme já adiantamos, Flow Rack é um sistema de armazenagem adotado de maneira interna a fim de facilitar o processo logístico. Trata-se de um sistema dinâmico que pretende otimizar o funcionamento os processos, diminuir os custos e, consequentemente, aumentar os lucros.
Sendo recomendado para a movimentação de mercadorias leves, o sistema permite uma interligação rápida entre a armazenagem e a expedição dos produtos. Assim, é possível movimentar rapidamente cargas como caixas plásticas, caixas de papelão e itens individuais que possuem alta rotatividade dentro do armazém.
Como funciona?
Esse tipo de sistema funciona a partir de alimentação manual. A partir desse tipo de funcionamento a rotatividade funciona nos moldes da operação FIFO – (First In – First Out), ou seja, as primeiras mercadorias que entram também são as primeiras que saem.
O funcionamento prático do sistema se dá utilizando a gravidade como aliada. Pois, o sistema funciona com roldanas instaladas de maneira inclinada o suficiente para que as mercadorias deslizem em velocidade apropriada. Dessa maneira, assim que o operador retira um objeto da ponta, as demais sobre a estrutura avançam para o próximo ponto. Embora não seja especificamente uma esteira, o sistema trabalha de maneira parecida.
Benefícios do sistema Flow Rack
Se utilizado da maneira correta e implementado aproveitando o máximo potencial do armazém, esse é um sistema que promete muitas vantagens. Inclusive, ele é capaz de facilitar o trabalho dos operadores, abrindo espaço para melhor aproveitamento do tempo. Mas, essa é apenas uma entre tantas vantagens da otimização logística interna.
Maior eficiência na expedição
A melhor maneira de melhorar a localização de determinadas mercadorias é garantindo que todo o processo seja eficiente, desde a entrada do objeto no armazém. Assim, através do sistema Flow Rack, as mercadorias são disponibilizadas para o operador de maneira automática. E, ao serem alocadas em uma ponta da estrutura, seguirão exatamente para a extremidade direcionada para a qual se destina.
Proteção das mercadorias
Esse tipo de sistema também promove a integridade física das mercadorias. A propósito, a maioria dos prejuízos com a integridade das mercadorias acontece exatamente enquanto se faz a movimentação interna do objeto. Então, ao reduzir os toques em cada objeto, se reduz também os riscos de que sejam danificados. E essa é mais uma das vantagens de um sistema dinâmico como esse.
Otimiza o abastecimento da linha de produção
A ideia aqui é fazer com que os objetos e mercadorias deslizem sobre a estrutura de maneira ordenada. Dessa maneira, quando se trata de produção, a área receberá apenas aquilo de que realmente precisa. Essa é uma maneira de fazer com que as atividades não sejam interrompidas. Como resultado, também haverão menos desperdícios e atrasos.
Separação entre entradas e saídas de mercadorias
Embora muitas empresas ainda realizem as duas atividades no mesmo lugar. A verdade é que, ao separar as entradas e saídas você certamente vai poupar esforços enquanto ganha tempo. Através da utilização do sistema Flow Rack é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, utilizando lados diferentes do sistema. Como resultado, haverá mais agilidade no trabalho dos operadores e ganho de tempo para outras aplicações.
Marcação de espaços
Esse também é o tipo de sistema que possibilita uma melhor demarcação de espaço de trabalho para o operador. Assim, ao mesmo tempo em que aproveita melhor o espaço de atuação, o processo também o delimita, de modo a promover a redução no tempo de picking dos operadores que já sabem exatamente aonde ir.
Aumento da produtividade
Conforme já se pode notar, com a utilização da estrutura em Flow Rack, se reduz em muito os esforços. Afinal, as mercadorias são inseridas de um lado e retiradas na outra extremidade, eliminando a necessidade de que os operadores façam todo o percurso. Além de evitar esforços desnecessários, isso dá aos operadores um espaço para operar melhor as tarefas que realmente importam.
O conjunto de vantagens e benefícios que esse tipo de sistema dinâmico traz impacta positivamente, e diretamente, em todo o sistema de transporte. Então, essa é uma prova de que vale a pena investir no funcionamento interno a fim de que toda a cadeia de suprimentos seja beneficiada.
Leia também: Push-back: Saiba tudo sobre
Descubra também tudo o que você precisa saber sobre telemetria no site da Econômica!
Gestão De Frotas 2022: Tendências E Previsões - Econômica Telemetria
28 de janeiro de 2022[…] Leia também: Flow Rack: Saiba tudo sobre […]