Redespacho: o que é e como funciona

Redespacho

O termo redespacho nos remete a uma situação que foi repetida ou até mesmo a uma devolução de produtos. Porém, saiba que o redespacho é muito mais do que isso. Venha e entenda a importância do redespacho, o que é e como funciona.

O que é redespacho?

O redespacho é uma técnica muito usada por diversas empresas ao redor do mundo. Esta etapa é realizada por duas ou mais empresas diferentes visando ampliar sua área de alcance no quesito vendas.

Então, essa prática possibilita que, vendas que antes não poderiam ser fechadas por causa da falta de cobertura em alguma área, sejam realizadas.

Mas como funciona essa modalidade da logística que pode ajudar tantos empresários a crescer? É o que descobriremos agora.

Como funciona o redespacho

Há um fato interessante que todos deveriam saber sobre o redespacho.

Este pode acontecer em qualquer etapa desde a fábrica até o destino final.

Embora aconteçam muitas vezes, cobranças durante o processo do redespacho.

Vamos entender primeiramente os vínculos entre as empresas e as que realizam o transporte. Quem realiza as ações com o redespachado é o redespachante.

Oi? Não entendeu? Calma que simplificaremos! O redespachado é a empresa que realiza o serviço, enquanto o redespachante é a empresa ou pessoa que precisa dos serviços e conversa com a empresa.

O redespachante, ou seja, o responsável pela mercadoria estar em transporte é o responsável por monitorar todo o trajeto para saber se está tudo correndo bem.

Vamos colocar um exemplo simples. O redespachado são os Correios e a sua empresa que precisa realizar uma entrega de pedido para o estado da Bahia são os redespachantes.

Logo, quem monitora o processo de entrega após a postagem nos Correios é você para ter certeza que seu produto chegou ao destino final.

Tipos de redespacho

Há alguns tipos desta modalidade, e a seguir, mostrarei com detalhes o que os diferenciam.

Redespacho

É, normalmente a entrega que sai de uma empresa que não consegue concluir o transporte para chegar ao seu destino final.

Redespacho intermediário

Esta etapa, a empresa sente necessidade de contratar uma segunda empresa para poder auxiliá-la a levar a mercadoria até a terceira transportadora.

Ou seja, a segunda transportadora realiza as conexões entre a primeira e a terceira.

Subcontratação

Nessa situação, o funcionário já fica pronto, a comandos de sua empresa para realizar suas tarefas e concluir a demanda com o suporte necessário.

Documentos necessários

A documentação é parte extremamente importante para que não haja paralizações ou possíveis problemas com o transporte de seu produto.

O CT-e (Conhecimento de transporte eletrônico), é um documento oficial em que emissão em todas as empresas envolvidas no redespacho se fazem necessário, além de funcionar como uma comprovação fiscal das operações de transporte e frete.

Cada um dos tipos de redespacho exigem uma documentação diferente, e por isso, um processo diferente. Assim sendo:

Redespacho – onde o redespachante emite o CT-e original e o redespachado emite o CT-e de redespacho.

Redespacho intermediário – redespachante emite o documento original, o redespachado um emite o redespacho intermediário e finalmente o último redespachado emite o próprio documento de redespacho.

Subcontratação – o contratante emite o CT-e e o subcontratado emite outro CT-e.

Vantagens e desvantagens

Agora iremos falar um pouco das vantagens e desvantagens de realizar redespacho.

As vantagens começam a aparecer quando vemos que é possível realizar o encaixe da sua empresa com pessoas confiáveis que prestam ótimos serviços.

Assim, poderão conhecer melhor seu perfil e favorecer mais o propósito que foi estabelecido.

Algumas das vantagens que podem ser citadas são:

  • Aumentar as possibilidades de entregas e negócios;
  • Entregas inteligentes e planejadas segundo ano A;
  • Optimizar prazos e entregas;
  • Menos desperdício e prejuízo;
  • Competitividade aflorada.

Como quase tudo na vida tem as vantagens e as desvantagens, vamos falar um pouquinho sobre as desvantagens:

  • Atrasos na entrega;
  • Qualidade do produto no auge da entrega;
  • Sem padrão de processos.

Seguro de transporte

É de extrema importância que o motorista garanta sua segurança realizando o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário (RCTR C).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) friza que este seguro é extremamente importante para o prestador de serviços.

Já que este seguro conta com uma indenização em caso de prejuízos de todos os níveis como, incêndios, tombamentos, explosões, choques, entre outros. Assim, as cargas ficam protegidas e o motorista também.

Pudemos ver com esse artigo que há diversas etapas do transporte que fazem com que a compra chegue até o cliente.

Mais do que isso, estes processos fazem com que a logística da empresa e o gerenciamento de estoque sejam cada vez mais de sucesso.

Outra coisa que é de extrema importância para os donos de estoques é saber gerenciá-lo bem. Por isso, venha e leia Plano de manutenção: Dicas para montar o seu. Garanto que será bastante útil.

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Guia: Como Calcular Seus Custos De Viagem - Econômica Telemetria

    24 de junho de 2022

    […] em transporte, leia este artigo e aprenda sobre redespacho, o que é e como funciona. O redespacho é um recurso muito importante para a […]