Muitos gestores ficam em dúvida em que alternativa apostar para o gerenciamento de suas frotas, confira nesse blog as particularidades de ambas as soluções:
O gerenciamento de frota em uma empresa é imprescindível para a administração das atividades envolvendo os veículos. A tecnologia é uma grande aliada na obtenção de dados para o aperfeiçoamento do gerenciamento, não só dos automóveis, mas também dos condutores. Isso propicia o aumento da segurança, do desempenho, da redução de custos e dos cuidados com a manutenção.
Existem duas maneiras de realizar essa gestão: o rastreamento veicular e a telemetria veicular. Esses são os principais meios de monitoramento e possuem funções diferenciadas que, em utilização conjunta, oferecem diversas funcionalidades para a gestão da frota. É importante entender cada um delas e instalar os que serão mais úteis para uma gestão eficiente da frota
Vantagens para a frota
Diversos benefícios são adquiridos com o uso do rastreamento veicular e da telemetria veicular na frota de uma empresa. Alguns deles são:
- Acompanhamento em tempo real dos veículos;
- Detecção previa de falhas mecânicas;
- Controle e redução de gastos com manutenção e combustível;
- Gerenciamento do tempo dos motoristas em campo;
- Gerenciamento do comportamento do motorista;
- Minimização das chances de multa;
- Gestão da Jornada de Trabalho;
Rastreador veicular
Monitorar e localizar os veículos de uma frota em tempo real; essas são as principais funções do rastreador veicular. Em casos de roubo ou furto, essa tecnologia permitirá que a empresa localize o seu automóvel rapidamente. Isso aumenta a segurança, não só para a empresa, mas também para o motorista, visto que comportamentos incomuns, como desvios de rotas, poderão ser indicativos de que algo errado está acontecendo, possibilitando ações antecipadas.
O rastreamento também possibilita o controle de outras ações como o tempo que um veículo fica parado, por onde ele passou, o período de permanência em cada local e etc. Para o gerenciamento de frotas essas informações são muito importantes e produtivas, pois através delas é possível coletar dados em tempo real sobre as atividades dos funcionários em deslocamento.
Telemetria veicular
A telemetria é mais completa e apresenta características diferenciadas para o gerenciamento de frota. Com ela é possível identificar a localização do veículo e fazer os monitoramentos iguais ao rastreador, porém essa tecnologia possibilita um controle maior e mais completo sobre os automóveis. É possível saber e controlar recursos diversos, aumentando a segurança, a economia e a produtividade.
Existem diversos dispositivos e sensores que podem ser instalados nos veículos para possibilitar o acompanhamento de ações como:
- Velocidade média;
- Tempo de frenagem;
- Velocidade por trecho;
- Condições da pista (seca ou molhada);
- Utilização da embreagem;
- Temperatura e rotação do motor;
- Distância percorrida;
- Falha no sistema de injeção;
- Tempo de parada do automóvel;
- Uso do Farol e do limpador de para-brisa;
- Vida útil dos pneus;
- Entre outros.
Algumas dessas funções necessitam de equipamento específicos para cada monitoramento.
Gerenciamento de frota
Ambas as tecnologias permitem o gerenciamento de frota em dispositivos diferentes. Através de softwares e aplicativos é possível controlar e ter acesso a todas as informações usando um smartphone, tablet e/ou computadores. O gestor acessa via internet e gera os relatórios com os dados gerados pelos dispositivos.
A telemetria funciona com o uso de com o uso de rastreadores e sensores que são instalados no veículo. Através dele é feita a leitura dos sensores e os dados recebidos são transmitidos automaticamente via telefone celular, rádio ou satélite para um servidor na internet. Com isso os dados ficam disponíveis para o monitoramento da frota.
O rastreamento veicular e a telemetria veicular são tecnologias muito eficientes para a gestão de frotas e o monitoramento de veículos. Confie em uma empresa que trabalha com aparelhos modernos e tem o melhor atendimento do mercado como a econômica.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

Respostas de 2