O sistema de check list de veículos é o processo de verificações a ser executado antes, durante e depois de um dia de transportes. Trata-se, na verdade, do procedimento também conhecido como manutenção de operações. Sua principal função é conferir os itens de funcionamentos do veículo e garantir que todos estejam devidamente ajustados para o desempenho que se espera deles.
O uso sério do sistema de conferências, assim como a verificação comprometida de cada item, é capaz de proporcionar um trajeto seguro e, em muitos casos, mais econômico.
Como Fazer e Usar o Check List
Embora já haja possibilidades de controle de check list de veículos por meio de softwares, a técnica também pode ser controlada por uma lista padrão impressa, a ser preenchida a cada utilização do veículo. A vantagem de se manter os dados de forma digital é o acesso em tempo real e o controle imediato por parte dos operadores logísticos. Os principais itens de observação fazem parte do funcionamento básico do veículo e da manutenção de uma condução segura.
O documento é, literalmente, um formulário a ser preenchido com marcações. Através dele, além de informar dados do veículo, do condutor e do próprio serviço a ser executado, deve reunir dados do estado do veículo como um todo e de itens específicos.
Embora cada operador tenha liberdade para relacionar os itens que lhe atendam melhor, normalmente, os itens relacionados estão entre os seguintes:
- Documentos
- Extintor
- Alarme/Travas Elétricas
- Limpadores
- Antena
- Macaco/Chave de Roda/Triângulo
- Estepe
- Cinto de Segurança
- Estado dos Pneus
- Estado das Rodas
- Funcionamento dos Freios
- Estado da Direção
- Funcionamento dos Instrumentos do Painel
- Estado dos Retrovisores
- Funcionamento da Buzina
- Funcionamento dos Faróis
- Funcionamento das Luzes de Alerta
- Funcionamento das Setas
- Funcionamento das Luzes de Ré e de Freio
- Nível de água e óleo
No check list, todos esses itens são relacionados em modelo de lista, obviamente. Nessa lista, cada item é seguido por espaços para preenchimento do condutor. Os espaços a serem preenchidos demonstram o estado em que o veículo e seus equipamentos se encontram naquele trajeto. É a ferramenta do condutor para relato das condições em que o veículo está rodando.
Benefícios da Utilização
Uma dos maiores benefícios proporcionados pelo Check List diário diz respeito à conservação do veículo. Aliás, essa é uma das principais funções da prática. Se encarada com seriedade, o check list induz ações simples de cuidado. Um bom exemplo disso é alimentação correta do radiador que, embora seja uma atitude simples faz uma enorme diferença. A mesma lógica é aplicada para muitos itens; com cuidados diários, muitos itens do veículo têm sua utilidade estendida.
Além disso, a utilização correta do check list de veículos é capaz de reduzir significativamente o risco de acidentes. Pois, a análise prévia dos itens de segurança pode antecipar soluções para problemas em potencial. Em suma, a identificação precoce de irregulares ou de situações que possam desencadear em um problema dá a chance de se aplicar uma solução preventiva.
Outro fator de impacto com o check list de veículos, é a redução dos gastos de manutenções. Afinal, a observação atenta de desgastes simples ou de pequenas necessidades antecipa a ação do próprio condutor. Isso impede que algo considerado simples se expanda para uma questão maior ou afete outros itens do veículo. Agir antes que o problema apareça ou se agrave pode diminuir as visitas ao mecânico o a troca de peças antes do tempo previsto.
Por fim, a implantação do sistema no cotidiano prático dos condutores parece trabalhosa. Entretanto, a incorporação e a prática pode reduzir significativamente as dificuldades de gerenciamento do operador logístico. Pois, a reunião de dados da frota é um fator decisivo na direção de decisões e de recursos. Quanto mais se investe em antecipação de soluções, menores são as chances da necessidade de remediação.
Manutenção Preventiva - O Que é E Como Fazer? | Econômica
24 de setembro de 2019[…] Nele devem ser especificados os itens e equipamentos do veículo a serem analisados é o chamado checklist de veículos. Também devem estar presentes informações de data e horário previstos para a manutenção. […]