Como funciona o rastreamento de frotas

rastreamento de frotas

Por causa da predominância do sistema rodoviário na logística brasileira, o número de caminhões na estrada é bastante alto. Como consequência disso, o sistema de controle, gestão e proteção das frotas brasileiras busca gradativamente operar de maneira cada vez mais precisa, econômica e eficiente.

Uma das maneiras de manter o controle e a proteção das dos veículos e das cargas é a adoção de um bom sistema de rastreamento de frotas. Esse sistema eficiente compreende a utilização de um sistema computadorizado que permite a transmissão de dados via satélite. Assim, é possível à gerência do frotas tomar decisões acertadas na administração e acompanhar em tempo real os acontecimentos e imprevistos da frota, ainda que ela esteja geograficamente longe.

Vantagens do Rastreamento de Frotas.

O primeiro grande benefício do sistema de gerenciamento de frotas é a segurança que ele propicia ao veículo, à carga em questão, e aos ocupantes do veículo. Além disso, a transportadora acaba por economizar recursos financeiros na operação da frota. Isso porque, a partir das informações coletadas no rastreamento, são possíveis decisões diretas e acertadas na administração financeira.

Quando se trata de gerência de comportamentos humanos, o rastreamento de frotas também é muito útil. Afinal, é por meio dele que é possível identificar ações como desvios de rotas, velocidades excedidas, paradas inadequadas e outras atitudes duvidosas dos condutores. Por outro lado, mesmo se tratando de acontecimentos involuntários, como acidentes rodoviários e panes, também é a partir do rastreamento que é possível enviar socorro rápido, efetivo e direto.

Entretanto, as vantagens não se resumem à transportadora. O rastreamento de frotas também traz benefícios a quem utiliza os serviços das empresas transportadoras. Pois, por meio do rastreamento, é possível saber a localização exata da carta, minimizar os riscos de perda de mercadorias e aumentar a credibilidade na prestação do serviço.

Como Funciona o Rastreamento de Frotas

Entendidas as vantagens da utilização do sistema de rastreamento de frotas, é necessário entender como esses aspectos são impactados na prática da rotina nas relações entre a gestão e a parte operacional.

Monitoramento dos Veículos

Uma das principais funções do rastreamento de frotas está justamente em monitorar os veículos durante o trajeto. A partir do monitoramento é possível à empresa saber exatamente onde cada veículo está. Além disso, ao gerenciamento é possível saber a velocidade exata do veículo, a posição em tempo real e até o comportamento do motorista.

Com a expectativa de estarem sendo monitorados, o comportamento dos condutores também tende a estar cada vez mais em acordo com a proposta direcionada pela gestão. Como consequência disso, a segurança também é aumentada. E isso é possível tanto pela simples razão de haver um sistema de rastreamento instalado e também pelas atitudes cuidadosas estimuladas nos motoristas.

Por fim, o levantamento de dados possível através do monitoramento propicia a formulação de estratégias com a finalidade de atender aos clientes com mais eficácia e menos custos.

Controle de Jornada

Outra importante função do rastreamento de frotas diz respeito ao controle de jornada do motorista. Apesar de a Lei do Motorista doutrinar questões como jornada de trabalho, não é incomum ver o descumprimento das regras com vistas à diminuição do tempo da tarefa ou aproveitamento da situação do fluxo do trânsito para aumentar a produção.

Assim, o rastreamento de frotas permite que a empresa controle a jornada de cada motorista. Dentro desse controle de jornadas estão compreendidos acontecimentos como paradas, descansos, desvios de rotas, horas extras e todos os acontecimentos relacionados durante o trajeto.

Planejamento de Rotas

A partir do levantamento de dados, é possível fazer análises que otimizem as próximas rotas. Pois, com as informações ao alcance, o gestor pode verificar aquilo que é desnecessário no trajeto e aquilo que precisa ser implementado. E, então, fica muito fácil traçar rotas eficientes considerando aspectos como segurança, economia e otimização do tempo.

Dessa maneira, a utilização da tecnologia é capaz de dar novos rumos à administração, além de abrir o leque de investimento do gestor, já que é um grande auxiliador na economia dos recursos financeiros.

Segurança

E, finalmente, embora não esgote as possibilidades, o sistema de rastreamento de frotas é um eficaz promotor de segurança. A melhor questão sobre isso é que essa não é uma vantagem apenas para o gerenciamento, mas, para o motorista e para o destinatário da carga.

Enquanto tem sua frota implementada pelo sistema de rastreamento, o gestor ganha a tranquilidade de saber, a qualquer tempo, onde está o seu veículo e a sua carga. Por sua vez, o motorista ganha em sensação de segurança, afinal, o sistema de rastreamento inibe a ação de roubos e furtos ao veículo e à carga.

Como é possível verificar, a adoção do sistema de rastreamento de frotas extrapola questões simples de localização e segurança. Na verdade, esse tipo de sistema é uma grande arma de gerenciamento de estratégias, de segurança efetiva e de otimização de recursos.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Como Funciona Um Teclado De Jornada De Trabalho? | Econômica

    23 de dezembro de 2020

    […] mais segurança na utilização do teclado de jornada de trabalho. Em conjunto com o sistema de telemetria, o sistema identifica o motorista e a localização do veículo. Assim, a ideia é garantir que […]