O termo tabela fipe faz parte de um vocabulário comum entre as pessoas que negociam carros. Seja comprando ou vendendo, ante de finalizar qualquer negociação a respeito, os interessados costuma consultar a tabela fipe a fim de saber qual é o valor de mercado de determinado veículo.
Entretanto, para os que estão de fora das negociações, talvez seja um termo de não tão fácil entendimento. A sigla em questão, se refere à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas que determina por meio de uma conta qual é o valor médio de mercado dos veículos, considerando diversos fatores. Dessa maneira, quem vai negociar um veículo deve, primeiro, se valer das informações da Fipe como referência.
A fim de clarear as informações sobre a principal ferramenta do comércio nacional de veículos, reunimos a seguir as principais informações sobre o assunto.
O Que é Tabela Fipe?
A Fipe, então, nada mais é do que uma ferramenta de base para negociações de veículos. Através dela é possível avaliar e negociar melhor os veículos em questão. De maneira geral, a tabela considera aspectos gerais como o modelo, o ano e a marca do veículo. A partir dessa média levantada, os interessados no negócio podem agregar ou diminuir os valores considerando outras questões específicas. É o caso, por exemplo, da quilometragem, estado do automóvel, cor, acessórios e tudo o mais que possa ser personalizado.
Assim, a Tabela Fipe indica o preço médio nacional de veículos como motos, carros, caminhões e ônibus novos e seminovos. Por se tratar de uma informação oficial, a tabela é disponibilizada no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Seus dados são atualizados mensalmente. Para isso, a Fundação se utiliza de informações de mercado levantadas pela própria fundação.
A determinação do preço médio de negociação de veículos não é a única função da tabela, ela também serve para a determinação de valores de base de seguros e taxas. Além de dar suporte às experiências de compra e venda, a tabela Fipe também é referência para a contratação de seguros. Especialmente na ocorrência de sinistro, o proprietário deve estar atento às implicações. De maneira geral o seguro indeniza, por exemplo, conforme os valores de referência da tabela. Inclusive, a indenização se refere ao levantamento da informação no mês da ocorrência do sinistro, e não da contratação do seguro.
Como Funciona a Tabela Fipe?
Conforme já dito acima, a tabela Fipe considera informações mensais de movimentação do mercado. A partir desses valores levantados, os pesquisadores conseguem analisar estatisticamente preços que estejam abaixo ou acima da média em questão. Então, descartando aqueles valores que se encontram discrepantes com a realidade, o preço médio se é estabelecido.
Criada a média específica para cada modelo, ela é relacionada de maneira oficial na tabela Fipe. Assim, as negociações em todo o país podem ter como referência os valores da tabela. Apesar da referência nacional é importante considerar que fatores externas podem determinar médias regionais, por exemplo. Isso acontece em relação a ocorrência de impostos estaduais, por exemplo, e outras particularidades. Entretanto, a diferença praticada em diferentes locais não exclui a importância da tabela Fipe. Ao contrário disso, mais uma vez reafirma a importância de se ter um ponto de partida para as negociações.
Como Consultar a Tabela Fipe?
O acesso à tabela é bastante autoexplicativo. Ela está disponível no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e pode ser acessada por qualquer pessoa. Depois de entrar no site oficial, o interessado deve selecionar qual é o tipo de veículo objeto da pesquisa.
O próximo passo é escolher o período de referência da informação. E, então, deve-se informar qual é a marca do veículo, seu modelo e o seu ano.
A partir das informações fornecidas pelo usuário, então, a tabela disponibiliza s informações que podem ser utilizadas de diversas maneiras.
Cabe salientar que, embora se trate de informações basilares, não deve ser a única fonte de determinação dos valores. Especialmente quando se trata de carros usados, outras questões também devem ser consideradas. Cada veículo possui um histórico de utilização e conservação. Por essa razão, cada um deles merece uma atenção específica para suas características. E, essas características podem ser fundamentais para o estabelecimento de preço, seja acima ou abaixo daquelas indicadas pela tabela fipe.
Assim, além de estar atento às movimentações de mercado, os interessados também devem ter a mínima noção de condições veiculares. Caso não seja o caso, por exemplo, na hora de comprar, utilizar outros artifícios de mercado pode ser a solução. Entre elas, estão as possibilidades de considerar se valer de um avaliador ou, quem sabe, da análise de um mecânico de sua confiança.
Com as informações corretas em mãos é possível garantir bons negócios para todas as partes envolvidas.
Para saber mais sobre isso, entre em contato com a gente!
Comments are closed