Quem trabalha com gestão de frotas sabe o quanto é primordial ter em mãos um controle completo de todos os dados, assim como sabem a necessidade de ter segurança para uma gestão eficiente e estratégica.
Mas, atualmente, para que isso também aconteça, sabemos que existem variadas tecnologias que contribuem para o avanço da otimização dos processos.
Dentre tantas tecnologias, a telemetria e o rastreamento veicular vem ganhando o coração de quem trabalha com gestão de frotas.
Portanto, se você ainda não conhece essas tecnologias ou gostaria de saber mais sobre elas, esse artigo é para você.
Siga com a leitura!
O QUE É RASTREAMENTO VEICULAR?
O rastreamento é um sistema que tem como objetivo principal monitorar a localização do veículo em tempo real.
Além disso, ainda é possível analisar a velocidade em determinados pontos, rotas estratégicas, tempo de jornada, entre outros benefícios.
Logo, existem dois modelos de rastreador mais comuns no mercado. São eles: tecnologia GPS e radiofrequência.
O rastreador que utiliza tecnologia GPS mantém a comunicação com uma rede de satélites, posicionados de forma estratégica, que circulam pela órbita da Terra.
Por essa razão, são mais indicados para quando o veículo faz viagens mais longas e trafega por rodovias interestaduais.
Já o modelo de rastreador que utiliza a radiofrequência possui uma comunicação que é realizada por meio de ondas de rádio que captam e enviam sinais para redes de antenas receptoras em um perímetro já determinado.
Nesse sentido, esse modelo é mais indicado para veículos que circulam em áreas sem cobertura GPRS.
Porém, independente do modelo que você escolher, o veículo é monitorado 24 horas por dia. Assim, você anda tranquilo por aí e caso o carro saia da rota estabelecida ou aconteça outro imprevisto, a central é capaz de tomar as devidas providências.
Por outro lado, existem modelos no mercado que possuem funções adicionais, como alertar a central sobre situações de riscos, bloquear o automóvel e fazer a cerca virtual, por exemplo.
O QUE É TELEMETRIA?
A telemetria é uma tecnologia de monitoramento veicular mais completo do que o rastreador.
Isto é, além de disponibilizar a localização do veículo, ela oferece mais detalhes que permitem ter uma gestão de frotas mais estratégica e uma otimização ainda maior dos processos logísticos.
Para mais, é através do painel de instrumentos e do módulo controlador do veículo que a telemetria avançada tem a capacidade de informar eventos como falhas mecânicas, excessos de velocidade do veículo, nível do líquido de arrefecimento do motor, dentre outras informações.
Sua transmissão remota é feita através de um módulo de telemetria integrado a sensores específicos instalados no veículo, utilizando as redes de comunicação de dados para transmitir informações ao sistema de gestão e monitoramento. Tudo isso e muito mais em tempo real.
Em resumo, o uso da telemetria permite que o gestor de frotas tome decisões mais assertivas tendo em vista que o cruzamento de dados resulta na geração de relatórios mais completos.
E, como consequência, o gestor de frotas se torna capaz de melhorar a gestão da empresa.
QUAIS AS VANTAGENS DESSAS SOLUÇÕES?
Agora que você já aprendeu mais sobre o conceito de rastreamento e telemetria, chegou a hora de saber mais sobre os benefícios que cada solução oferece.
Como vimos, tanto a telemetria quanto o rastreamento são soluções que visam gerenciar uma frota. Por isso, os benefícios de cada uma depende do perfil do seu negócio, tamanho da frota e a maturidade da empresa em gestão de frotas.
Porém, vale ressaltar que o sistema por si só não apresenta resultados. É preciso ter uma pessoa qualificada para analisar bem os relatórios. E assim, propor ações que irão aumentar a eficiência e produtividade da frota da sua empresa.
VANTAGENS DO RASTREAMENTO
Em primeiro lugar, vamos citar os benefícios de usar o rastreamento na sua gestão de frotas.
Diferente da telemetria, o rastreamento veicular é uma ferramenta mais simples, apesar de muito funcional.
Com o sistema de rastreamento, a sua empresa ganhará maior transparência para as operações, além de outras vantagens. Como por exemplo:
- Controle de quilometragem: pode ser usado para controlar manutenções preventivas e consumo de combustível;
- Redução de multas através do controle de velocidade;
- Aumento de segurança: em casos de roubo, você pode acompanhar a localização do veículo;
- Redução de desvio de rotas e cargas;
- Controle da Jornada do motorista: é possível acompanhar paradas para saber a pausa para refeição ou para descanso, por exemplo.
VANTAGENS DA TELEMETRIA
Em seguida, falaremos mais sobre as vantagens da telemetria.
Como a telemetria é uma ferramenta mais robusta e completa, ela é uma alternativa para um monitoramento mais complexo de várias estatísticas de condução, capacitação de motoristas e até fornecer outras informações para otimizar a sua gestão de frotas.
Logo, confira alguns benefícios ao utilizar a telemetria.
- Maior segurança: com os dados da telemetria, é possível acompanhar o modo de direção do motorista, velocidade excessiva e outras informações. Com isso, o gestor pode criar planos de treinamento de direção segura, por exemplo, reduzindo custos e multas.
- Menor consumo de combustível: Pelo controle do modo de direção do motorista e controle em tempo real da autonomia do veículo é possível ao gestor evitar desperdícios de combustível educando os motoristas para uma direção mais econômica;
- Maior controle da operação: através da telemetria, o gestor pode fazer um controle da rota, jornada do motorista e até possíveis atrasos. Com essas e outras informações em tempo real, o gestor pode agir de forma rápida para ajustar o plano operacional.
- Aumento da produtividade e eficiência
- Menor custo com a manutenção
É claro que existem outras vantagens, mas selecionamos as principais que essas soluções oferecem.
COMO ESCOLHER A MELHOR SOLUÇÃO?
Após saber mais sobre as diferenças e vantagens de cada solução, chegou a hora de escolher a melhor opção para a sua gestão de frotas.
De modo geral, a melhor opção é aquela que irá resolver os seus problemas de gestão de frotas.
Para isso, o primeiro passo é fazer um levantamento interno buscando saber mais quais são os problemas que a sua empresa precisa resolver.
Outro ponto importante é o orçamento disponível para o investimento.
Ainda assim, o sistema de telemetria, por ser mais completo e permitir mais ações, traz melhores resultados trazendo um melhor retorno sobre o investimento.
Portanto, se o objetivo da sua empresa é tornar a sua gestão logística mais eficiente e driblar com inteligência e modernidade os desafios impostos pelos problemas nas operações, mantendo seu negócio enxuto e competitivo, a telemetria é o investimento certo.
Monitore sua frota com soluções seguras, confiáveis e transparentes! Clique e mantenha sua frota segura.
Comments are closed