Em tempos como os atuais, apostar em um bom sistema de telemetria para a frota é uma jogada de mestre. Não apenas porque é um bom sistema de segurança, mas, também porque é uma ferramenta potente na gestão e controle de frotas.
Com o crescimento da importância da coleta de dados, esse tipo de sistema se torna um aliado eficiente do processo de tomada de decisões. Assim, aumenta-se a segurança dos veículos e seus ocupantes, enquanto também se garante um crescimento saudável da gestão.
Dito isso, você precisa conhecer os principais aspectos da telemetria. Então, reunimos aqui as principais informações sobre o assunto para que você aplique o melhor à sua frota.
O que é telemetria?
Esse é um termo que está presente em muitas outras áreas. Ou seja, não se trata de um conceito exclusivo da gestão de frotas. Inclusive, seja qual for a sua atuação, o sentido é o mesmo; a palavra traz o conceito de medir as coisas e transmitir essa medição através de comunicação sem fio.
Especialmente no mundo das frotas, o termo é também a nomeação de um sistema tecnológico capaz de monitorar cada metro de deslocamento de cada veículo. Isso quer dizer que, mesmo à distância, um determinado veículo pode ser acompanhado e gerido.
No setor logístico, a telemetria é uma poderosa ferramenta que coleta dados do desempenho de cada veículo e comportamento de cada motorista e os transmite à gestão. Através desse serviço é possível diminuir riscos nas estradas, potencializar a atualização de clientes acerca do trajeto e garantir decisões melhores ao sistema de gestão.
Benefícios da telemetria para as frotas
Conforme já adiantamos, a telemetria é muito mais de uma ferramenta de segurança. Embora seja isso também, sua utilização e aplicação é bem mais ampla.
Aumento da segurança
Por ser a primeira vantagem que vem à mente de todos quando o assunto e monitoramento, é justo que pensemos na telemetria como um bom potencializador da segurança. A propósito, não apenas da segurança a bordo, mas, de todo o funcionamento do trânsito.
O conjunto de benefícios que essa ferramenta oferece diminui as chances de que pessoas mal intencionadas se atrevam a subtrair o veículo. E, ainda que isso aconteça, é também através dessa tecnologia que as chances de recuperação aumentam significativamente.
Economia de combustível
É verdade, a telemetria é um estimulador da economia de combustível. Isso é possível a partir do monitoramento detalhado que o sistema faz de tudo o que acontece no veículo. E, como se sabe, há vários fatores que promovem o aumento no consumo; eles vão desde o mau funcionamento de composições mecânicas até maus hábitos do próprio motorista.
Seja qual for a razão, o fato é que um bom sistema de telemetria é capaz de identificar a falha. Logo, após identificação, é hora de trabalhar na resolução. Assim, as soluções consistem em planos de ação sobre as falhas identificadas, o que pode conduzir a um excelente resultado.
Gestão eficiente
Um outro impacto excelente da telemetria é o estímulo a uma gestão muito mais eficiente. A partir de dados detalhados e concretos, os gestores encontram bases sólidas para tomar decisões cada vez mais assertivas e inteligentes.
Após conhecer todos os detalhes do veículo, a gestão pode fazer um melhor planejamento de manutenções, por exemplo. Nesse caso, é possível agendar cuidados preventivos que podem dar à operação um rumo mais eficiente. Afinal, ao invés de paradas inesperadas, a gestão estará sempre um passo à frente dos imprevistos, o que garante resultados e ganhos significativos no fim do processo logístico.
Controle de rota e jornada
Finalmente, embora haja muitas outras facetas do efeito da telemetria sobre a frota, essa ferramenta é importante para a gestão de rotas. Por meio da tecnologia é possível considerar os aspectos de cada trecho e, assim, promover caminhos melhores, evitar trajetos problemáticos e ganhar em segurança e economia.
Além disso, essa é a melhor opção para se controlar também a jornada dos motoristas. Conforme se sabe, há orientações explicitas na Lei dos Motoristas sobre limites e regulações. Contudo, a ânsia de finalizar uma tarefa pode levar a excessos perigosos. A necessidade de controle também se aplica a profissionais sem comprometimento com o cumprimento de suas tarefas.
Seja qual for a necessidade que se apresenta, o controle de jornada é uma mão na roda para a gestão de frotas. Além de permitir recompensar bons desempenhos, também faz com que se tenha a direção necessária para bons treinamentos e melhorias. Além disso, claro, esse é um ótimo incentivo à segurança de todos os envolvidos no tráfego.
Agora que já sabe o quanto a telemetria importa, não vale deixar a frota protegida. Ao contrário, é hora de atrair as vantagens para a sua contribuição logística através de ferramentas cada vez mais tecnológicas. Então, clique e mantenha sua frota segura!
Comments are closed