Gestão de Frotas: Montar uma própria ou contratar terceirizada?

Antes de mais nada, vamos a pergunta : Como está a logística da sua empresa ou do local onde você trabalha? Muitos gestores convivem com diversos tipos de materiais e acabam encontrando dificuldades para gerenciar o estoque, armazenamento e principalmente o transporte das mercadorias. Definitivamente, a gestão de frotas é uma solução, porém, qual a melhor alternativa: terceirizar ou montar uma própria?

O que é gestão de frotas?

A gestão de frotas é responsável pelo controle de todos os veículos da empresa. Assim, o profissional responsável monitora as atividades, os trabalhadores, gastos e todas as ações relacionadas com os veículos. Através dela é possível reduzir custos, evitar acidentes e aumentar a produtividade dos serviços executados.

Gestão de frota própria ou terceirizada?

Existem vantagens e desvantagens em ambas as opções de frotas. Em síntese, as características variam de acordo com o perfil da empresa e o modelo de negócio empregado. Sendo assim, confira abaixo um pouco de cada uma delas:

Gestão de frota própria

Ter uma gestão de frota própria possibilita mais controle de todas as operações envolvidas. Com isso, o trabalho se torna independente e é executado com mais agilidade. A empresa é responsável por controlar todos os aspectos relacionados aos veículos, desde os operacionais como as manutenções até o planejamento e mensuração de resultados.

Essas atividades facilitam o planejamento e a tomada de decisões, principalmente em casos emergenciais. Isso possibilita a execução de serviços de qualidade e pontualidade, além do acompanhamento constante e o contato direto com o cliente. Ter uma gestão de frotas própria oferece as seguintes vantagens:

  • – Controle total da frota;
  • – Veículos próprios da empresa;
  • – Agilidade na tomada de decisões;
  • – Resolução de problemas em tempo hábil;
  • – Motoristas próprios da empresa;
  • – Proximidade com os clientes, etc.

Ter uma gestão de frotas própria gera diversos custos. A empresa é responsável pelos salários dos trabalhadores, manutenções, seguros, licenças, treinamentos e outros gastos com o setor. Para montar uma frota própria é preciso possuir um valor de investimento disponível e um estudo sobre a real necessidade de implantação no momento.

Gestão de frotas terceirizada

Existem duas formas de ter uma frota terceirizada. Ela pode ser somente dos veículos ou incluindo os motoristas. Assim como a frota própria, esse modelo de trabalho também possibilita o controle de alguns fatores, como escalas e custos de transporte. Nesse modelo de serviço, os custos são previsíveis, já que tudo é definido em contrato assinado com a empresa responsável.

A frota terceirizada apresenta as seguintes vantagens:

  • – Baixo custo de manutenção;
  • – Menor investimento inicial;
  • – Previsão dos custos operacionais;
  • – Resolução de problemas externamente, etc.

Por outro lado, a gestão de frotas terceirizada descentraliza o poder de decisão do gestor. Assim sendo, os processos de mudanças se tornam mais burocráticos e as resoluções, por parte do cliente, se tornam menores. Nos casos de terceirização da frota com os motoristas, o monitoramento deve ser constante e a atenção com manutenções redobradas. Qualquer problema é o nome da sua empresa que está em jogo.

Qual a melhor opção?

Ambos os modelos possuem benefícios para as empresas. Porém, a necessidade real deve ser analisada antes de escolher qual o tipo de gestão de frotas deseja implementar. Se o objetivo é manter uma estrutura mais enxuta, ter uma carga de controle menor e reduzir os custos, a terceirização é uma ótima opção.

Mas, se a empresa busca um controle maior, assim como mais autonomia nas decisões e um processo de definições de estratégias mais simplificado, a frota própria é a melhor alternativa. Analise as duas opções, faça uma lista com as reais necessidades e os principais objetivos pretendidos com o serviço. Isso irá propiciar uma visão melhor para a escolha das alternativas.

A gestão de frotas é uma solução eficiente para as empresas. A terceirizada e a própria, oferecem soluções e melhorias no trabalho. Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

[rock-convert-pdf id=”2843″]

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Gestão De Frotas: Saiba Como Fazer - Econômica Telemetria

    24 de setembro de 2019

    […] E saiba se é melhor criar uma gestão de frotas própria ou contratar um terceirizada. […]