Google Maps ou Waze: qual é melhor?

Google Maps e Waze

Google Maps e Waze

Quando o assunto é localização, o Google Maps e Waze são as queridinhas entre as opções dos condutores. Não é nada incomum verificar no painel dos motoristas que há um celular aberto em um aplicativo de mapas. Nesses casos talvez seja um motorista de aplicativo conferindo a rota ou, um motorista comum analisando as melhores opções para o seu trajeto.

Essas são as principais aplicações de ferramentas como Google Maps e Waze. Além de mostrar o caminho, os aplicativos costumam informar o condutor sobre questões importantes. São informações a respeito das condições do tráfego, da pista, da presença de empecilhos no caminho, das condições do tempo, da possibilidade de apoio em pontos específicos da rodovia, das ofertas de abastecimento durante o caminho e muitas outras questões.

Mas, embora cumpra o mesmo propósito central, Google Maps e Waze têm funcionalidades diferentes. Por essa razão, alguns motoristas podem preferir um outro.

Para ajudar a identificar quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos aplicativos, reunimos as principais informações sobre o assunto, que disponibilizadas a seguir.

Google Maps

De maneira geral o Google Maps funciona como qualquer outro aplicativo de direcionamento de motoristas. Através dele é possível encontrar pontos de interesse e obter as melhores direções para o alcance desse ponto.

Vantagens

Entre as principais vantagens de se utilizar o Google Maps está a visualização do mapa. Nesse aplicativo é possível visualizar o mapa de três formas; nominal, por satélite e por terrenos. Além das opções de visualização conforme a necessidade do usuário, o Maps também inclui a adição de paradas a partir de apenas um clique. No Maps, o condutor tem a possibilidade de fazer o download de parte do trajeto para utilizar quando estiver offline. Por isso, talvez seja uma boa opção para viagens que fogem da cobertura da internet.

Além disso, o Maps conta com a facilidade de operação. São funcionalidades muito simples e bastante indutivas que fazem parte da ferramenta. Dessa forma o usuário pode operar facilmente, sem grandes necessidades de interpretações das funções. Por fim, no Google Maps é possível escolher qual é o tipo de viagem a ser mapeada. Estando de carro, transporte público ou a pé, o Maps tem informações sobre o trajeto.

Desvantagens

Como única aparente desvantagem está a abordagem do mapa do Google Maps. Quando está sendo operado, a função zoom faz com que o mapa se aproxime da tela do mapa. Dessa forma, o condutor acaba movendo o ponto constantemente ao tentar aproximar a tela.

Waze

Entre Google Maps e Waze, certamente o Waze é o mais utilizado pelos condutores. Especialmente para aqueles que estão no próprio carro e sob a cobertura da internet, o Waze acaba por ser o preferido. Mas, como todas as aplicações tecnológicas, a ferramenta tem suas vantagens em relação ao Google Maps.

Vantagens

Uma das grandes vantagens do Waze é a sua possibilidade de compartilhamentos das informações da rota em tempo real. A partir dele é possível identificar acidentes na via, desvios, carros parados ou outras intercorrências. Nos casos em que um problema na via é identificado, o aplicativo recalcula a rota automaticamente, o que é outro de seus grandes benefícios.

Outra das grandes vantagens do Waze é a possibilidade de colaboração com informações. Quando, durante o trajeto, o motorista se depara com algum empecilho para a viagem, ele mesmo pode enviar o alerta para o aplicativo. Dessa forma, os demais condutores da área ficam sabendo do ocorrido antes de chegar ao local.

Desvantagens

Ao contrário do Google Maps, o Waze faz o download do trajeto já no início da viagem. Mas, não é possível utilizar as informações quando se está offline.  Outra pequena desvantagem em relação ao Google Maps é que o Waze á um aplicativo especialmente calculado para motoristas. Dessa forma, as rotas de pedestres ou de usuários de transporte público não estão disponíveis nessa ferramenta.

Google Maps ou Waze?

Considerando as funcionalidades das duas ferramentas, a escolha é bastante pessoal. Pois, entre os condutores há quem prefira a simplicidade e eficiência e há quem prefira a inovação e instantaneidade. Por essa razão, antes de escolher qual será a utilização, o motorista deve analisar suas próprias condições e necessidades.

Ao que parece, o Google Maps costuma ser a melhor opção para quem prefere a objetividade ou vai enfrentar os desafios da estrada. Por sua possibilidade de utilização offline, o Google Maps pode proteger o usuário sem conexão com a internet.

Já os condutores urbanos e detalhistas certamente vão preferir utilizar o Waze no tráfego da cidade. Especialmente para quem enfrenta o trânsito caótico dos grandes centros, o Waze é um excelente auxiliador para desvios urgentes de rotas e fugas de engarrafamentos, por exemplo.

Dessa forma, a melhor ferramenta é aquela que facilita determinado momento do condutor.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Como Fazer Diário De Bordo Para Motoristas | Econômica

    22 de março de 2021

    […] exemplo dos antigos diários utilizados para registros de viagens marítimas, o sistema logística tem o seu próprio diário de bordo. Devido os tempos […]