Guia: como calcular seus custos de viagem

calcular custo de viagem

Planejar uma viagem pessoal já é um processo delicado, imagine uma viagem de trabalho! É necessário ter total controle sob os gastos, transporte, alimentação, hospedagem… são muitas necessidades, e para obter sucesso, é necessário aprender a calcular custos de viagem. Não sabe fazer isso? Calma! É por isso que nós preparamos o guia: Como calcular seus custos de viagem. Continue a leitura e não erre nunca mais!

Por que calcular custo de viagem?

Sabemos que são muitos os aspectos a serem considerados quando falamos sobre viajar. Porém, mesmo que seja um serviço cansativo, ele é de extrema importância.

Isso porque para um motorista cumprir sua missão, ele precisa estar bem respaudado. O gerente de frotas deve prever uma série de gastos antes de enviar o motorista para a estrada.

Imagine se o dinheiro acaba e o motorista fica sem hospedagem ou alimentação, mesmo o dinheiro do pedágio no meio do caminho? Causará além de atraso, mais prejuízo para a empresa, pois terá que enviar ajuda.

Portanto, há alguns passos infalíveis na hora de preparar uma viagem de qualidade e bem planejada. A seguir nós mostraremos nosso guia completo.

Conheça a rota

O primeiro passo é saber o ponto de partida e o ponto de chegada. Calcule quantos quilômetros há entre esses dois pontos. O Google Maps ou o Waze irão facilitar sua vida nessa hora. 

Estes aplicativos irão indicar até mesmo quantas horas são necessárias para chegar de um lugar ao outro, porém para quem gerencia grandes frotas é recomendado que se invista em um sistema de roteirização.

Um bom exemplo são as informações obtidas pelo Google Maps de uma viagem de Belo Horizonte a São Paulo. São aproximadamente 585 km segundo o aplicativo e, no trajeto mais rápido, 7:50 min de viagem.

Saiba quantos km o veículo faz por litro

Agora que já sabemos a distância e as horas aproximadamente de viagem, é necessário para incluir no custo de viagem quantos km/h o veículo faz por litro.

Assim, será preciso o cálculo do combustível e não faltará na hora de abastecer. 

Dessa forma o motorista não ficará parado no meio do caminho por falta de combustível.

Por isso, inclua o preço estimado que ele irá gastar nesta parte no orçamento. 

É simples, divida os quilômetros totais da viagem pela quantidade de quilômetros por hora que o veículo faz.

Assim você descobrirá quantos litros são necessários para realizar essa viagem.

Gastos com combustível

Agora é só multiplicar pelo valor do combustível e é recomendado que inclua um pouco a mais nessa parte do orçamento do custo de viagem para cobrir possíveis imprevistos, como baixa velocidade causada por um grande engarrafamento. Nessas situações, costuma-se consumir um pouco mais.

Outro passo importante para a realização desse cálculo é saber se o veículo é flex, pois assim dá para realizar o cálculo do combustível que vai render mais quilômetros por litro e economizar, mas ainda entregar o desempenho necessário.

Pesquise o preço médio dos combustíveis nos postos presentes na rota, caso o motorista precise abastecer em mais de um posto.

 Então, basta o motorista administrar esse dinheiro de acordo com a capacidade do tanque.

Pedágios

Algumas rotas incluem praças de pedágio e este é um cálculo importante a se incluir no custo de viagem.

A cobrança do pedágio é feita baseada no número de eixos do veículo, e, cada veículo, é um preço diferente.

Pesquise quantas praças de pedágio há na rota e descubra quanto cada pedágio cobrará.

É possível acessar essas informações pelo siste da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Se atente aos pedágios tanto da ida quanto da volta.

Gastos extras no custo de viagem 

Certas viagens são necessárias a realização de paradas para dormir e toda viagem o motorista precisa de alimentação. 

Se a viagem for longa, essa é uma parte importantíssima a ser considerada.

Os direitos do motorista asseguram que as viagens durem no máximo 12 horas com as devidas pausas, e que este tenha 11 horas ininterruptas de descanso entre as jornadas. 

Pense em quantas noites o motorista irá passar na estrada e separe um dinheiro para, no mínimo três refeições ao dia. 

Para saber o valor da hospedagem, pesquise na rota o valor médio do hotel e multiplique pelo valor de noites gastas na ida e na volta. 

Some todos os gastos, e pronto! Agora você sabe como calcular o custo de viagem!

Todos esses passos irão garantir maior tranquilidade tanto para o gestor de frotas quanto para o motorista. Este poderá assim, realizar um bom trabalho sem preocupações, pois não irá faltar nada. 

Os transportes são muito importantes para uma empresa e cuidar bem dessa logística é extremamente importante para o sucesso de uma empresa.

Falando em transporte, leia este artigo e aprenda sobre redespacho, o que é e como funciona. O redespacho é um recurso muito importante para a logística.

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed