Aprenda a reduzir custos na sua operação logística

reduzir custos

reduzir custos

A logística é um dos principais pontos de produção de uma empresa. Além de cuidar de questões como estoque e produção, ela é a responsável por fazer com que o escoamento de mercadorias funcione de forma eficiente. Por essa razão, a má gestão dessa área dos negócios pode trazer sérios prejuízos à instituição como um todo. E, é exatamente por isso que, reduzir custos tem sido uma das visões principais desse setor.

Medidas de redução de custos, entretanto, requerem levantamentos de dados, análises e decisões acertadas. Além, obviamente, da participação séria dos gestores e próprios operadores de todas as etapas do processo. Pensando nisso, a seguir estão dispostas algumas dicas práticas que, se encaradas seriamente, trarão ao negócio em questão uma efetiva redução de custos

Conhecer os Custos Logísticos

Antes de se pensar em reduzir custos o gestor precisa, em primeira instância, conhecer quais são esses custos. Isso porque, a logística envolve várias fases como armazenagem, movimentação de materiais, estoque e, por fim, o próprio transporte. Por essa razão, conhecer de perto os custos de cada processo faz com que a toma de decisões seja mais eficiente. Além disso, o controle eficaz dos gastos permite a adoção de metas reais e o acompanhamento dos resultados.

Mapear os Processos Logísticos

Uma das principais maneiras de se reduzir custos é mapeando todos os processos logísticos da empresa. Isso significa analisar as ações e desenvolvimentos a fim de que se identifique pontos de falhas na operação. De maneira geral, quando há uma determinada padronização no manuseio das tarefas, é mais fácil de se sanar defeitos nos procedimentos.

Investir em Tecnologia

As ações como as citadas e algumas das que ainda virão, se tornam muito mais fáceis quando auxiliadas por meio da tecnologia. Especialmente as tarefas mais burocráticas que roubam o tempo e a eficácia quando feitas de maneira manual.

Assim, o uso de tecnologia pode resolver as falhas com o uso de softwares. Além disso, ao usar mecanismos sistematizados a empresa acelera os processos, otimiza o tempo e ajuda a reduzir custos de mão de obra.

Negociar Com os Fornecedores

A compra e substituição de estoque é uma fase crucial do processo. Por isso, uma das ações decisivas de impacto no custo da logística é a negociação com as empresas de fornecimento. Ao contrário do que se pensa, nem sempre o menor preço é o melhor negócio. Afinal de contas, o cumprimento de outras partes do acordo como prazo e qualidade podem influir muito mais na negociação. Isso porque, atrasos e perdas de mercadorias também impactarão negativamente nas próximas fases do processo logístico. O ideal, portanto, é que os fornecedores sejam escolhidos por um conjunto global de benefícios, estando entre elas a flexibilidade para a negociação das condições.

Utilizar Modais Alternativos

Antes de oficializar o tratado com transportadoras é necessário analisar alguns aspectos. Afinal, para cada tipo de entrega é possível que acha um transporte mais barato eficaz. A questão de reduzir custos pode ser conquistada, a partir da utilização correta dos meios de transportes disponíveis para a logística. Quando se trata de destinos mais próximos, por exemplo, a empresa pode optar empresas pequenas regionais com frotas próprias ou, até mesmo, sistemas alternativos como motoboys, bikes e etc.

Fazer Previsão da Demanda

Toda instituição mantém minimamente um controle de dados. Trata-se de histórico de dados, comportamento do mercado, variação do estoque e outras questões. A partir desses dados, é possível ao gestor criar estimativas. Essas estimativas dizem respeito à procura de clientes mais próximos, aquisição de novos produtos, otimização da rota de entregas e outras possibilidades. As ações pensadas influenciam diretamente na questão financeira, diminuindo o impacto operacional nas finanças e ajudando a reduzir custos.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Carros Adesivados: Saiba Tudo Sobre | Econômica

    3 de fevereiro de 2021

    […] utilizam a técnica para a expressão de fé, declarações e homenagens, ou para divulgações de negócios, produtos e […]