Surgindo como uma tecnologia capaz de facilitar o controle e gerenciamento de empresas, o Blockchain aparece com soluções inovadores. Seu principal papel é manter um sistema de informações decentralizadas entre vários participantes de uma rede, passíveis de registro e modificação. Um dos grandes diferenciais dessa tecnologia, é a inexistência de autoridade sobre os dados. O que inibe a manipulação dos dados no sistema.É uma espécie de livro contábil que faz o registro de transações em moeda virtual, de forma segura e imutável.
No sistema logístico, o Blockchain pode ser usado desde o rastreamento de cargas até a reconciliação de faturas. Nessas transações, o Blockchain permite uma maior confiança na transmissão e registro de dados. Isso porque, uma vez lançados na rede, os dados não podem mais ser alterados, a não ser que haja aprovação de todos os participantes da rede.
Embora seja uma tecnologia relativamente nova, já encontra muitos espaços para discussão e aplicação. Na logística, inclusive.
A importância do Blockchain na Logística
Especificamente na logística, o Blockchain tem ajudado a otimizar os processos. Afinal, o processo logístico compreende várias etapas, e negociação entre mais várias empresas. Nesse caso, a utilização do banco de dados no sistema Blockchain é capaz de agilizar o processo.
Na etapa de entrega, por exemplo, normalmente são envolvidas mais do que a empresa de logística. Primeiro têm-se um fornecedor emitindo nota fiscal de venda, depois há a entrada de um transportador no negócio, que, por sua vez, pode levar a carga até um centro de distribuição, que é a terceira a integrar a relação. Após o recebimento dessa mercadoria, é possível que se incorpore um quarto participante do negócio que faz a entrega, de forma terceirizada, da distribuidora para o cliente final.
Em uma relação normal, é difícil definir a quem atribuir a responsabilidade pelo produto que saiu do fornecedor. Entretanto, com a utilização do Blockchain torna-se possível gerir com precisão a entrega do produto. Pois, nesse caso, todos os participantes são responsáveis pelo registro na rede em tempo real, logo, todos os interessados têm também, o acesso instantâneo às informações.
Dessa maneira, o blockchain garante a melhoria dos fluxos da logística, diante da manutenção constante dos dados. Além disso, a tecnologia permite a redução de custos e aceleração dos processos. Ademais, facilita a documentação das etapas, simplifica a integração de todas as áreas, clareia os prazos de entrega, aumenta a confiabilidade e a democracia das transações.
Como Utilizá-lo na Logística
A tecnologia blockchain pode ser aplicada em várias de diversas maneiras na logística. Entre elas:
- Compartilhamento dos transportes: Quando a frota é compartilhada entre empresas, há sempre a insegurança sobre a justiça da relação. Afinal, é difícil controlar todas as ações e garantir que todos invistam e tenham o mesmo retorno. Entretanto, com o uso do Blockchain, há a garantia das informações de condução, quilometragem, abastecimento, e qualquer outra informação que possa interferir nos custos e nos benefícios.
- Definição do preço dos veículos: Armazenando os dados e todas as ocorrências do tempo de utilização dos veículos é possível atribuir também valor a eles. Diminuindo ou aumentando em ocasião de vendas, considerando os hábitos adotados durante a utilização.
- Rastreabilidade e Qualidade da entrega: Este é um quesito importante, tanto para o consumidor final quanto para os integrantes de toda a rede envolvida na logística. Afinal, algumas das entregas se tratam, por exemplo, de produtos perecíveis, e a adoção do blockchain como estratégia permite que dados de lote, validade, e rastreio da entrega garantam uma boa experiência ao final.
Assim sendo, é importante reconhecer o quanto as intervenções tecnológicas facilitam a vida e o trabalho do operador logístico. É importante, portanto, entender as funções, os objetivos e impactos práticos da adoção de sistemas importantes no cotidiano logístico.
Comments are closed