A importância da calibragem de pneus

calibragem de pneus

Considerando as condições de estrada disponíveis em todo o país, há que se reconhecer a importância de se falar sobre a calibragem de pneus. Afinal, esse é um dos fatores de maior interferência no desempenho dos pneus dos veículos de todos os portes. Ao passar por obstáculos, os pneus sofrem impactos que pressionam as rodas. Sendo assim, quanto mais impactos, mais danos.

Uma das formas mais eficientes de evitar os danos desse tipo é praticando direção responsável. O que compreende velocidade adequada e manutenção da calibragem recomendada para cada tipo de pneu ou veículo.

Recomendações de Calibragem

Além de ser um quesito importante para a segurança do veículo e do motorista, a calibragem também é um fator de ajuda no suporte da carga, além de auxiliar na economia mecânica do motor do veículo. Ou seja, a calibragem em dia promove uma significativa economia de combustível.

Para que atinja o seu propósito efetivamente, é recomendado que a calibragem seja feita com intervalos de 15 dias entre uma e outra. Outra importante dica para o momento da calibragem é quanto a temperatura do pneu. O mais recomendável é que a calibragem de pneus seja feita logo pela manhã.

Entretanto, é possível que o pneu diminua a pressão antes dos quinze dias recomendados. Nesse caso, é provável que haja alguma causa ligada a defeitos que devem ser investigados. Em alguns outros casos é preciso que o próprio usuário utilize uma pressão menor do que a recomendada. Isso é recomendável, por exemplo, quando o principal trajeto a ser feito se tratar de terreno arenoso ou com muita lama.

Calibragem de Pneus para Veículos Leves

A primeira, e talvez a mais importante, é que o usuário sempre calibre os pneus considerando as orientações do fabricante. Para isso, todas as informações estão disponíveis no manual de cada veículo, além de estarem dispostas em etiquetas na tampa do tanque de combustíveis e em outros locais do carro. A exceção para a calibragem conforme a orientação formal é para variáveis de terreno e clima, conforme já dito acima.

A calibragem com pressão abaixo da indicada pode comprometer a aderência do veículo dificultando o controle do carro a depender do tipo de solo ou das condições climáticas.  Por outro lado, quando calibrado acima da pressão indicada, o veículo pode ficar desconfortável para o motorista e passageiro, além de gerar um desgaste maior na suspensão do carro. Tudo isso sem considerar o risco de acidentes que é potencializado com a diminuição do contato entre os pneus e o solo.

Por fim, também é muito importante observar os locais onde as calibragens são feitas. Embora os postos de combustíveis sejam os locais mais acessíveis para isso, não são os mais confiáveis. Isso porque, por não ser a atividade principal dos postos, acabam não sendo monitorados ou mantidos conforme as especificações exigidas. Assim, é recomendável que a calibragem seja feita em outros estabelecimentos, ou, quando feitos em postos, que sejam em locais variados.

Calibragem de Pneus para Veículos Pesados

Embora os veículos pesados, como os caminhões, devam observar as condições e características gerais de calibragem já citadas acima, a sua condição exige observações além. Afinal, não se trata apenas de veículos e passageiros, mas de cargas que possuem uma grande variável de peso.

Por isso, os caminhões possuem uma tabela diferenciada que considera todas essas variáveis. Ela contabiliza a medida do pneu, sua montagem em ‘simples’ ou ‘duplo’ e o índice de carga. A partir dessas informações a própria tabela traduz em libras a pressão a ser utilizada nos pneus.

Como em qualquer tipo de veículo, é imprescindível que se preste atenção a este ponto da viagem. Afinal, a segurança de toda uma viagem pode ser comprometida por causa de um ‘simples’ cuidado corriqueiro.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

 

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed