O impacto do controle de velocidade na gestão de frotas pesadas

controle de velocidade

A gestão de frotas compreende um conjunto de ações capazes de impactar a relação custo x benefícios. Embora todas as ações realizadas em conjunto seja o que cause resultados efetivos, convém analisar separadamente cada fator influente. Entre eles está o controle de velocidade. A propósito, a consideração do controle de velocidade na gestão de frotas é uma prática determinante para o alcance dos resultados pretendidos.

Um dos principais pontos impactados pelo controle de velocidade é a redução dos custos da operação. Entretanto, esse não é o único benefício da manutenção da velocidade ideal. Além da diminuição de gastos, com o controle pode-se gerar outros benefícios para o veículo e sua manutenção.

Considerando que, em condições normais, a velocidade ideal para veículos pesados esteja entre 80 km/h e 88 km/h, manter o controle de velocidade pode trazer inúmeros benefícios. Dentre eles destacam-se os seguintes:

Controle de Velocidade e Preservação dos Pneus

A velocidade utilizada pelo condutor determina frequência da rotação dos pneus. A rotação elevada dos pneus fazem com que a temperatura deles seja aumentada. A má notícia é que, quanto maior a temperatura dos pneus, mais rapidamente ele se desgasta. Logo, a velocidade do veículo está diretamente ligada à preservação do pneu.

Conforme dão conta testes de empresas especializadas, um veículo que trafega a 112 km/h promove um desgaste de pneus 100% maior do que o comum. O que significa dizer que um simples aumento de 27,5% pode dobrar o desgaste dos pneus.

Controle de Velocidade e Economia de Manutenção

Outro fator diretamente impactado pelo controle de velocidade é a manutenção dos veículos. Afinal, o valor utilizado com manutenção aumenta em 2,75% a cada quilômetro rodado acima da velocidade indicada. Sendo assim, considerando os dados de limites já expostos acima, um veículo pesado transitando em uma velocidade de 112 km/h faz aumentar os gastos com manutenção em 66%.

Portanto, é clara a importância da observação e manutenção da velocidade adequada por parte do condutor do veículo. Mais do que isso, é clara a economia gerada em manutenção quando atos do motorista são contrários às atitudes que, comprovadamente, potencializam a necessidade de manutenção do veículo.

Aumento da Vida Útil do Motor

Novamente, o ideal de velocidade a ser considerado para veículos pesados está compreendido entre 80 km/h e 88 km/h. A partir dessa consideração é possível quantificar o impacto efetivo na vida útil do motor diante da ultrapassagem do limite estabelecido.

Em condições normais de velocidade o veículo vem a exigir uma determinada potência do motor. Entretanto, essa potência aumenta exponencialmente à medida que a velocidade é aumentada. Por exemplo, a 96 km/h o veículo exige 73% a mais de desempenho do motor. Ao passo que, a 112 km/h essa necessidade aumenta, incrivelmente, para 159%.

Entrega de Produtos com Preservação Satisfatória

A entrega do produto é o objetivo matriz da logística. Porém, a satisfação do cliente não é totalmente satisfeita apenas com o ato da entrega. Além de receber, espera-se que o destinatário recebe aquilo que pediu com a qualidade e preservação prometida pelo fornecedor.

Como parte do processo, a forma de movimentação do produto durante o trajeto é crucial para o cumprimento do objetivo. Assim, a atenção e obediência aos limites é também um fator de garantia para a entrega preservada.

Uma das opções para a garantia do controle de velocidade é a utilização de rastreadores veiculares. Por meio deles, é possível levantar informações como velocidade, tempo de trajeto, frenagem, acionamento do motor, e etc.

Uma gestão de frotas eficiente, com efetivo controle de velocidade pode fazer muito mais do que diminuir custos. A adoção da direção consciente e respeitosa quanto aos limites é um importante colaborador para a segurança no trânsito e a preservação de vidas. Afinal, o excesso de velocidade é um dos principais fatores de riscos no tráfego de veículos.

Quer controlar a velocidade da sua frota? Saiba mais sobre nosso sistema.

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed