Cubagem de carga: o que é e qual sua importância

O termo cubagem de carga refere-se a uma relação de grandeza estabelecida entre o peso de um determinado produto e o espaço que ele ocupa no interior de um veículo. É o resultado de uma conta matemática que utiliza o fator de cubagem.

Na prática, é o artifício que se usa para garantir que não se fechem cargas muito volumosas e leves, que desperdicem a capacidade de peso do veículo. Em contrapartida, também impede que a carga seja composta de pequenos volumes muito pesados que desperdicem o espaço. Assim, a partir do cálculo de cubagem de carga, é possível decidir qual o tipo de veículo é mais indicado para cada tipo de carga.

Fator de Cubagem

Conforme a NTC, Associação Nacional do Transporte de Cargas, há um valor padrão para o cálculo da cubagem de carga. No modal rodoviário, esse fator é representado por 300 kg por m³. O que significa dizer que cada metro cúbico é capaz de transportar 300 kg de carga. Entretanto, o valor apresentado vale apenas para cargas inteiras. No caso de cargas fracionadas a capacidade diminui para 200 kg, uma vez que deve ser considerada a dificuldade de organizar os produtos da carga ocupando milimetricamente cada espaço.

Nos demais modais, entretanto, o fator de cubagem de carga é representado por outros valores. No aéreo, 1 m³ equivale a uma capacidade de 166,7 kg. Já no modal marítimo, temos que, 1m³ é capaz de armazenar 1.000 kg.

No cálculo, são consideradas três grandezas: altura, largura e comprimento. Além, claro, do fator de cubagem já mencionado.

Dessa forma,de maneira geral, tem-se como fórmula fixa:

Altura x Largura x Comprimento x 300 (fator de cubagem)

Obviamente, é necessária a atenção às unidades de medida do volume e fazer as devidas conversões a depender da forma de trabalho de cada empresa.

Qual a Importância da Cubagem na Logística?

O cálculo de cubagem de carga tem um potencial considerável na análise de capacidade da carga, conforme já discutido acima. Além da verificação das limitações e possibilidades, isso torna o envio mais eficiente. Entretanto, além desse impacto, outros devem ser considerados. É o caso, por exemplo da consideração do fator no cálculo do frete, que trataremos a seguir.

Como a Cubagem de Carga Interfere no Valor do Frete?

No cálculo do frete, a cubagem tem interferência direta no que diz respeito aos custos de transporte. Conforme já discutido, a cubagem faz o equilíbrio entre as dimensões da carga e seu peso bruto, evitando cobranças inadequadas.

Para facilitar a equação, as transportadoras ainda utilizam a variável “frete peso”. Isso significa que a análise considera o peso bruto e o cubado, prevalecendo o maior deles no cálculo do frete. De outra maneira, as cobranças seriam desequilibradas e as transportadoras ficariam no prejuízo. A questão pode ser exemplificada em uma carga de itens grandes e leves. Se calculada apenas pelo peso bruto, a transportadora teria que dispôr de mais veículos e recursos para transportar grandes mercadorias. Entretanto com o cálculo de cubagem de carga, é possível que cargas grandes e leves não causem prejuízo a quem transporta.O que é traduzido em eficiência do serviço e ganhos para os clientes.

Conclusão

Por fim, a melhor forma de fazer os cálculos corretamente, é utilizando softwares de gestão com funções específicas para a situação. Através desses programas, diminui-se significativamente as hipóteses de erros. Logo, a eficiência do serviço é aumentada, assim como sua produtividade.

Contudo, Além do ganho no equilíbrio do cálculo de frete, outros benefícios são enxergados. Entre eles, o melhor aproveitamento da frota. O melhor aproveitamento também incide em redução da ociosidade dos veículos e da necessidade de manutenção.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Top 10 De Cargas Mais Roubadas No Brasil | Econômica

    24 de maio de 2021

    […] criminosos. Isso acontece por causa da facilidade de dispersão da mercadoria. Quando se trata de carga fracionada, é muito mais fácil esconder a origem do produto. Assim, sua rastreabilidade também é muito […]