Field services: o que é e como funciona

Field services

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Em tempos de mobilidade e instantaneidade, os serviços como Field Services estão cada vez mais necessários. Afinal, essa é a forma mais otimizada de atender a demandas de trabalho e serviços. A ideia aqui é, exatamente, potencializar a produtividade e otimizar as resoluções.

Quando o assunto é gestão de frotas, por exemplo, o suporte em atendimento em um uma ponte importante para o sucesso da operação. Esse suporte garante a boa posição da empresa em face dos demais pontos do mercado. Assim, através da Tecnologia da Informação, é possível oferecer aos clientes uma experiência diferenciada e satisfatória.

Mas, você sabe o que é Field Services? Descubra tudo aqui!

O Que É Field Services?

De maneira simples e genérica, Field Services é o trabalho de apoio à tecnologia prestado em campo. Geralmente, esse serviço consiste no envio de apoio técnico e físico feito através do envio de pessoal para a instalação, manutenção ou reparação de equipamentos e sistemas.

Com a utilização desse tipo de serviço, muita coisa é otimizada. Isso porque, essa é uma parte da gestão que funciona a fim de organizar o cotidiano da gestão em questão. Mais do que a instalação de antenas e reparação de cabos, esse tipo de serviço existe também para atender demandas relacionadas a softwares, desktops, notebooks e afins.

Como Funciona?

Como o Field Services é uma ferramenta de gerenciamento do serviço em campo, ele funciona a fim de tornar possível a comunicação, o agendamento, o despacho e o compartilhamento de informações. Logo, com esse objetivo, as funções do sistema agem a fim de realizar as seguintes tarefas:

  • Fazer a distribuição e agendamento do serviço entre a equipe;
  • Direcionar as demandas conforme o perfil do técnico;
  • Coletar dados e transformá-los em relatórios de análises;
  • Manter o cliente informado do curso do atendimento;
  • Controlar estoques e produtos.

Tudo isso é feito por meio de aplicativos especialmente desenvolvidos. Assim, a ideia é facilitar o planejamento eficiente e ter todos os dados do serviço na palma da mão.

Benefícios do Field Service

Obviamente, há muitos benefícios relacionados à utilização de Fiel Service. Mas, o primeiro e mais importante deles é a melhoria da relação entre o cliente e a organização. Isso porque as soluções dessa tecnologia envolvem de maneira mais efetiva os funcionários e clientes.

Como resultado desse desenvolvimento na relação, a integração e automatização dos sistemas permite que qualquer funcionário com acesso possa fornecer as informações devidas aos clientes conforme suas demandas.

O Field Services também contribui com a instantaneidade das informações. Dessa forma, até mesmo atrasos inesperados são informados em tempo real, apenas através de uma alteração de perfil no sistema. Além disso, esse tipo de serviço diminui a relação de cadeia de serviços. Pois, o técnico que está no local pode acessar um banco de dados imediatamente, de forma a evitar que ele tenha que contatar outras pessoas ou áreas para dar a solução ao cliente.

Como Ter um Bom Field Services

Para que o Field Services cumpra o efeito que se espera, a sua implementação deve seguir padrões e critérios mínimos que garantam a efetividade do serviço. Entre eles, o ideal é seguir os conselhos a seguir.

Providencie uma boa equipe de TI

Para atuar de maneira satisfatória no Field Services, você deve, primeiramente, contar cum uma boa equipe. Essa é uma exigência fundamental, pois é ela quem vai atuar diretamente no Field Service. Se for o caso, contratar uma empresa especializada é uma boa opção.

Com a contratação de uma boa equipe, a tendência é reduzir o tempo de atendimento ao passo que a demanda é atendida com excelência. Para as empresas que se especializam nisso, as tarefas costumam ser mais fáceis já que se a equipe é de técnicos e esses são selecionados conforme o perfil da demanda.

Escolha um bom software

Nessa fase de implantação do Field Service, a escolha do softwares de base do serviço é muito importante. A propósito, esse é o momento de deixar de lado as planilhas de Excel e apostar em um bom software. Isso porque, programas específicas são melhores na hora de engajar todos os tipos de tarefas e integrar funções mais complexas.

Com a utilização de bom software é possível organizar melhor os trabalhadores e as demandas de atendimento, programar as ordens de serviço de forma mais eficaz, acompanhar os status do serviço durante a efetivação, gerar relatórios e melhorar questões como transporte e comunicação.

Compartilhe em tempo real

Como o assunto em pauta é a instantaneidade das informações, essa é uma oferta importante. Ao compartilhar as informações em tempo real você garante a agilidade da operação. Além disso, essa eficiência do Field Services também constrói uma boa relação com o cliente., de forma que o backoffice tenha sempre em mãos as informações mais recentes possíveis.

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