A era pandêmica mudou muita coisa em todos os âmbitos. Mas, certamente, a logística nunca mais voltará a ser a mesma depois de uma experiência como essa. Assim, a experiência não só exigiu mudanças rápidas e drásticas para o presente, como já trouxe para nós o caminho para a logística 2022.
Por isso, é muito importante observar o movimento que está acontecendo. Mais do que isso, é preciso se preparar para adequações que o novo exigirá.
A fim de facilitar o processo, nós reunimos aqui para você quais são as tendências e previsões da logística para esse ano. Assim, fica fácil aplicar em seus negócios dessa natureza.
Crescimento da utilização de Inteligência Artificial
Na verdade, essa pista já está há tempos no nosso meio. Inclusive, o mercado logístico tem um potencial de participação no crescimento desse tipo de tecnologia. Afinal, muitos dos avanços já consideram alguns princípios da adoção da inteligência artificial como base.
Mas, para a logística 2022, isso está ainda mais claro. A ideia é que se implemente o máximo do potencial nos serviços logísticos. Apesar do receio de que isso possa tomar o lugar e o emprego de humanos, a verdade é que esse tipo de utilização se faz cada vez mais necessária.
Com o implemento de serviços cada vez mais otimizados, a ideia é que informações internas estejam cada vez mais cruzadas e sejam cada vez mais úteis no processamento de dados e na própria operação. Assim se pretende ganhar tempo, economizar recursos e adiantar decisões.
Data Fabric
Mais uma das tendências para a logística 2022 tem a ver com a evolução tecnológica. Pois, aqui se tem uma ferramenta considerada como uma arquitetura capaz de fazer com que o gerenciamento de dados em nuvem seja cada vez mais padronizado.
Como resultado desse tipo de aplicação se tem um aumento na segurança de dados, uma melhor visibilidade e utilização das informações, acesso facilitado às informações e controle maior sobre os dados.
Conforme você já deve ter percebido, a política de dados tem se tornado cada vez mais importante nesse tipo de processo. Mas, a lida com dados também requer bastante responsabilidade e cautela. Pois, são dados preciosos que requerem cada vez mais proteção.
Utilização de drones
Apesar de ser um assunto discutido há tempos, ainda foi possível fazer a sua implementação de maneira permanente. Entretanto, a ideia é que a logística 2022 considere essa tendência. Especialmente depois de surgirem no mercado modelos de drones preparados para entregas mais curtas, essa realidade parece cada vez mais próxima.
Por aqui, devemos aceitar o fato de que ainda há algumas barreiras que precisam ser derrubadas antes da implantação. São questões como o trânsito e a própria segurança desses equipamentos. Mas, nada é possível e, logo logo podemos ter por aqui um novo integrante do trânsito aéreo.
Além das entregas em si, os drones também prometem ser capazes de outras atividades. São tarefas como inspeção e monitoramento de armazéns, gerenciamento de inventários, localização de itens, inspeção de topos de prateleiras e acessos a áreas mais estreitas do armazenamento.
Assim, mesmo que demoremos um pouco mais para utilizar os drones em entregas, já há várias tarefas para as quais podemos considerá-lo.
Utilização de tecnologia 5G
Essa também é uma grande expectativa para a logística 2022. Pois, trata-se de um grande avanço na conexão. Embora a tecnologia 4G seja uma mão na roda para quem depende de conexão, ela apresenta algumas instabilidades e certa lentidão que não acompanham a evolução do sistema.
Assim, a espera pela aplicação plena da tecnologia 5 G é bastante compreensível. Especialmente no sistema logístico, falta de conexão e problemas de rede causam prejuízos imensuráveis nos negócios.
Assim, espera-se que neste ano já possamos contar com a plenitude da maior velocidade de conexão, melhor controle das operações, melhor aproveitamento do potencial de máquinas e melhor infraestrutura que esse tipo de tecnologia pode proporcionar.
Sustentabilidade
Por ser um assunto cada vez mais presente em todas as vertentes de negócios, o sistema logístico também não poderia ficar de fora. A propósito, essa deve ser uma das preocupações frentes desse tipo de negócio, já que seus impactos na natureza são bastante significativos.
Além de ser uma condição para alguns tipos de investidores, essa também é uma exigência que faz parte do posicionamento de boa parte dos consumidores. Dessa forma, adotar posturas que comprovem a preocupação com meio ambiente é uma grande tendência para a logística 2022. Mas, claro, a ideia é sair do campo do discurso e dar um salto para a implementação de ações sérias e conscientes.
Ao que parece, há muitas tendências que o novo normal está trazendo para o campo logístico. Estar atento a essas mudanças significa muito mais do que aquisição e acúmulo de vantagens, mas, tem a ver com o compromisso e participação das instituições na construção de um sistema logístico cada vez melhor.
Leia também: Condomínio logístico: O que é como funciona
Descubra também tudo o que você precisa saber sobre telemetria no site da Econômica!
Logística Hospitalar: O Que é E Diferenciais - Econômica Telemetria
21 de janeiro de 2022[…] Leia também: Logística 2022: Tendências e previsões […]