A tecnologia tem sido uma opção bastante recorrente em todos os âmbitos da vida. Na logística, isso não seria diferente. Em todos os campos do mundo logístico, seja no estoque, no armazenamento, no monitoramento, na gestão, no controle de rotas ou de abastecimentos; tudo depende, ou funciona melhor, com a adoção da tecnologia.
Especialmente neste tempo pandêmica, a recorrência a tecnologia como RFID está aumentando gradativamente. Pois, embora as rotinas tenham sofrido alterações, elas continuam demandando gestão e controle, e há formas fáceis e seguras de fazer isso.
Mas, você sabe o que é RFID? Nós contamos para para você!
O Que é RFID?
RFID , Radio Frequency Identification, ou, Identificação por Radiofrequência, é o termo utilizado para as tecnologias que se valem da frequência de rádio para a captura de dados. Embora existam diversos métodos de identificação, o mais comum é armazenar em um microchip um número de série que identifique qualquer tipo de informação, seja ela um número, uma pessoa ou um objeto. Não é exatamente uma tecnologia nova. Mas, a sua utilização vem sendo melhorada e otimizada através de métodos cada vez mais sofisticados.
Como funciona?
De maneira bastante simplificada, a tecnologia RFID funciona através de uma espécie de antena, um transceptor e um transponder. Nessa relação, o transceptor faz a leitura da informação de sinal e transfere os dados para um dispositivo leitor. Enquanto isso, o transponder possui o sistema de informações que precisa ser transmitido. Por sua vez, a antena repassa a informação para o leitor, que a converte em informações digitais.
Assim parece difícil, mas, trata-se de uma eficiente tecnologia que está mudando a era do monitoramento, do controle de dados e da gestão.
Essas funções podem ser utilizadas em várias áreas dos negócios. Na logística, por exemplo a utilização da tecnologia RFID faz toda a diferença. Ela pode ser aplicada no controle do tráfego, nos rastreamento de máquinas, pessoas e objetos e em outras infinitas possibilidades.
Benefícios da Utilização da Tecnologia RFID
A utilização da tecnologia à favor do desenvolvimento logístico é sempre benéfica. Ela permite a otimização do tempo e a economia de recursos. Especialmente porque pode fazer à distância o que demandaria mais tempo e mais pessoal para a realização.
Entre as principais vantagens de utilização do sistema na logística está a possibilidade de armazenamento e envio de leitura dos dados mesmo à distância. Além disso, a utilização de RFID imprime velocidade às ações da logística, pois, são envios e recebimentos instantâneos.
Por fim, nas estradas, a identificação por radiofrequência pode proteger os motoristas e otimizar a sua prestação de serviços. Uma vez que, mesmo a distância a gestão pode conhecer o trajeto, o estado e a movimentação de cada motorista.
RFID e a Identificação dos Motoristas
Especificamente quando o assunto é a identificação de motoristas, o RFID é um eficiente aliado. Além da segurança do veículo e dos seus ocupantes, a produção do condutor também pode ser monitorada. Através dessa tecnologia, uma frota inteira pode produzir muito mais enquanto permanece muito mais segura.
Para esse tipo de controle, a forma mais utilizada são os cartões. Como a tecnologia cabe em um microchip, os cartões facilitam o levantamento e transmissão dos dados desejados e necessários aos gestores. Na ocasião de sua utilização o cartão faz a leitura automática e informa dados como nome do motorista, período dirigido e muitas outras informações.
De maneira geral, essa integração de informações acontece quando o motorista liga o veículo. Nesse momento o sistema emite um sinal sonoro que o lembra de realizar a identificação. Ao fazer a leitura dos dados, passando o cartão sob o sensor, ele envia os dados para o rastreador do veículo. Conforme o funcionamento já detalhado, o rastreador recebe essas informações e as envia para a plataforma. E, então, o gestor consegue acessar, por meio da plataforma, todos os dados de que necessita.
Vale a Pena?
Sim! Todos os meios de utilização da tecnologia em favor da logística valem a pena. Afinal, essa reunião de dados não apenas facilita a vida, mas a torna produtiva. Ao identificar quem dirige cada veículo da frota o gestor pode controlar a carga horária de quem está distante. Mas, mais do que isso, esse tipo de monitoramento garante que o veículo esteja sendo dirigindo pela pessoa certa e que o motorista, o veículo e a carga estejam em segurança.
Investir na tecnologia RFID para frotas torna muito mais eficiente o trabalho dos gestores. Além disso, os motoristas são beneficiados com um item a mais de segurança. O sistema de identificação de motoristas que utiliza RFID ganha em todos os aspectos. Com o trabalho, produção e segurança monitorados, sobra tempo, recursos e energia para outras produções.
Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente!
Como A Econômica Ajuda Sua Frota | Econômica
30 de agosto de 2021[…] também está disponível a função de identificação do motorista. Trata-se da tecnologia RFID, que permite a instalação de sensores que identificam quem está no controle do […]