Logística Just in Time: saiba tudo sobre

just in time

A metodologia just in time no processo logístico surgiu a partir da fábrica da Toyota. Com a ideia de diminuir o tempo dos processos, reduzir erros e agilizar o processo de produção, o just in time se expandiu e popularizou. Na logística, o just in time é um processo que adéqua a produção e a entrega à demanda. Assim, é possível diminuir custos e otimizar o tempo utilizado na produção e na entrega dos produtos.

Embora possa ser aplicado a qualquer tipo de organização, o termo que significa “bem na hora” ganhou espaço no mercado logístico. Com a aplicação da metodologia e possível, portanto, eliminar o desperdício e diminuir os estoques. Isso permite que seja possível o controle eficiente do abastecimento de estoque, o que, inclusive, contribui para a manutenção da qualidade dos produtos.

Benefícios da utilização do Just in Time

Conforme iniciado no tópico anterior, há muitas e claras vantagens na utilização dessa metodologia. Com a correta aplicação do método, várias áreas da produção e escoamento são impactadas positivamente. No quesito custos, por exemplo, há uma enorme contribuição. Afinal, o sistema trabalha para produzir ao máximo enquanto utiliza o mínimo de recursos. Da mesma maneira, o planejamento exigido permite que haja redução no tempo de preparação e distribuição. Logo, a economia também é promovida.

Com a utilização do método a flexibilidade também vira um fator positivo. Isso decorre da produção adequada à demanda. A partir disso, um produto pode ter sua essência alterada ou sua produção interrompida sem que estoques sejam perdidos. Afinal, a produção adequada elimina os estoques excessivos.

Além de tudo isso, a adoção do sistema também impacta positivamente na qualidade dos produtos. No just in time os encarregados não são apenas responsáveis pela produção mas, da verificação de qualidade do mesmo. Assim, a cada identificação de um defeito é aplicada a correção imediata, o que faz com que defeitos não sejam tolerados no processo. Da mesma maneira, a produção baseada em demanda elimina perdas desnecessárias nos casos de descobertas de falhas em grande escala. Um lote que tenha sido produzido com alguma anomalia não fará grande prejuízo ao ter de ser reparado ou descartado.

Desvantagens da utilização do Just in Time

Apesar dos inúmeros benefícios, o sistema acaba trazendo algumas desvantagens também. Já que a produção está sempre ligada à demanda, a procura dos clientes deve ser estável para que o sistema funcione. Existe, então, o desafio de equilibrar os recursos de forma a permitir o fluxo adequado da produção necessária. Se, ao contrário, a demanda for significativamente instável, a estrutura pronta para um determinado número na produção pode sofrer um colapso em razão de alterações no mercado.

Da mesma maneira, ao manter um estoque limitado de insumos, a organização perde as oportunidades de crescimento que podem surgir repentinamente. Sem a estabilidade da procura, datas especiais ou épocas vantajosas para o ramo podem ser um pesadelo para a produção e distribuição.

Um outro problema enfrentado pela limitação de estoques pode surgir nos casos em que os processos tenham de ser interrompidos. A propósito, nenhuma organização está isenta de panes elétricas, mecânicas, operacionais e, até mesmo naturais. Assim, a ausência de estocamento de produtos nessas ocasiões impedirá que os consumidores recebam seus produtos da maneira e no prazo acordado.

Por fim, em razão de nenhum processo ser totalmente independente, faltas alheias também pode afetar a logística. É o caso, por exemplo, de problemas técnicos, calotes ou atrasos dos fornecedores. Caso isso ocorro em momentos cruciais do estoque de insumes, a produção acaba sendo interrompida. Logo, assim como a produção, a entrega é afetada e, portanto, o atendimento efetivo às necessidades do mercado.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed