Pneus remold: vale a pena usar em minha frota?

pneus remold

O processo de gerência de frotas compreende adoções inteligentes de equipamentos. Afinal, quanto mais se economiza, mais se potencializa os resultados. Entre as atitudes que algumas gestões tomam, está aquela de substituir a utilização de pneus novos por pneus remold.

Embora seja uma prática bastante comum, ela não deve ser adotada de maneira cega. Ao contrário disso, vale a pena conhecer quais são as implicações dessa utilização e como funciona o seu processo. Então, a partir desse conhecimento e do conhecimento da própria frota é que se pode finalmente dizer se é uma escolha que vale a pena ou não.

O que são Pneus Remold

Os pneus remold são aqueles que foram remodelados por um processo de remodelagem e reforço de estrutura. Na prática, trata-se de uma operação de recauchutagem, entretanto, através de um método melhorado, já que passa por um reforço em toda a sua estrutura.

Para que isso seja possível, as empresas coletam os pneus que já estão sem condições de uso. Em seguida, já nas fábricas, eles passam por uma triagem. Só depois da análise minuciosa feita por um especialista para a identificação dos defeitos, é que eles seguem para a etapa de raspagem.

No processo de remodelagem, os pneus recebem uma espécie de raspagem nas laterais e na banda de rodagem. Assim os frisos são eliminados antes de a estrutura receber a aplicação de uma nova banda de rodagem também com novas inscrições.

Existem Pneus Remold Para Motocicletas?

Para as frotas que possuem motocicletas em sua composição, é importante saber se é possível adotar pneus remold para esse tipo de veículo. embora pareça óbvio que seja possível, a verdade é que não se pode fazer isso.

Conforme as orientações do próprio Inmetro, não se pode adotar pneus remold em veículos agrícolas, militares, de competição, motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas ou veículos similares. Assim, esse tipo de utilização é permitida apenas para veículos leves considerados comerciais e de passeio.

Vantagens dos Pneus Remold

  • Preço

A primeira vantagem de utilização do pneu remold diz respeito ao seu preço. Afinal, não se pode negar a tentação de se adquirir um produto pela metade do preço de um novo. Assim, na hora de adquirir um conjunto de pneus, a escolha pelos pneus remold pode trazer esse impacto positivo.

  • Desempenho

Além disso, esse tipo de pneu apresenta um bom desempenho para condições de velocidade em nível médio, no perímetro urbano. Embora não seja uma opção muito recomendada para velocidades mais alta em perímetros rodoviários, na cidade oferece um bom desenvolvimento.

  • Aprovação do Inmetro

A aprovação do Inmetro também é um bom atrativo para a sua utilização. Entretanto, é importante confirmar, no momento da compra, se o produto realmente leva o selo em questão.

  • Sustentabilidade

Por fim, embora não esgote o assunto, o processo de fabricação dos pneus remold traz vantagens para o meio ambiente. Já que, os pneus que seriam descartados na natureza. com tempo indeterminado para a sua decomposição, agora passam por um processo de reaproveitamento e voltam para a utilização.

Desvantagens dos Pneus Remold

Entretanto, nem só de vantagens vive o pneu remold. Apesar de trazer benefícios importantes, há que se considerar também os impactos negativos do seu uso.

  • Durabilidade

O primeiro deles é a durabilidade do pneu. Embora seu custo promova uma redução de custos de até 50%, a durabilidade é diminuída em até 30% em relação a um pneu novo. Obviamente, essa conta pode variar de acordo com a forma de utilização do veículo. Mas, as proporções denotam o maior desgaste dos remold.

  • Desempenho

Outro aspecto importante diz respeito ao desempenho do pneu. Enquanto apresenta um bom papel no perímetro urbano, o pneu remold não se de desenvolve da mesma forma em estradas. Ao contrário, a depender da velocidade de condução pode trazer instabilidade para o veículo. Trazendo, dessa maneira, riscos para a segurança.

  • Aprovação do Inmetro

Quanto à certificação do Inmetro também são encontrados problemas. Isso porque, conforme determinação do próprio órgão, os pneus para remoldagem devem ter, no máximo, sete anos de fabricação. Contudo há uma falha no acompanhamento do pneu, o que torna difícil a identificação dessa características.  Entre outros motivos está, por exemplo, a não manutenção das inscrições originais nas laterais do pneu. Dessa maneira abre-se espaço para que as fábricas ignorem essa diretriz. Ao mesmo tempo, fecha-se o espaço para a cobrança já que apenas a carcaça, sem inscrição, do pneu é utilizada. Não há, portanto inscrições originais de fabricação para serem consultadas.

  • Manutenção

Por fim, a utilização de pneu remold também dificulta o balanceamento do veículo. O material diferenciado dificulta a realização do procedimento, sendo sempre recomendado que esse tipo de serviço seja feito com profissionais que já tenham experiência no assunto.

A Utilização de Remold é Segura?

Por razões lógicas, um pneu remold não tem a mesma qualidade que um pneu novo. Isso acontece por causa da alteração na estrutura original que, apesar das reformas, não consegue atingir aos patamares dos pneus novos.

Embora sejam considerados boas opções em algumas situações, eles não são recomendados para o desempenho nas estradas. Por causa da indicação para velocidades menores, sua utilização é melhor recomendada na área urbana.

Assim a resposta sobre a segurança do pneu remold depende da forma como ele será utilizado. Para distâncias curtas e tráfego na cidade, não há perigos decorrentes do fato de o pneu ser remold. Entretanto, o mesmo já não vale para trajetos pesados, longos e rodoviários.

Vale a Pena Usá-los em frotas?

De posse das informações de vantagens do pneu remold, o próprio operador logístico pode tomar a sua decisão de acordo com suas necessidades e hábitos. Afinal, o desempenho do pneu dependerá da sua forma de uso.

Entretanto, de forma geral, caminhões e outros veículos pesados apresentam uma melhor estrutura de aceitação em relação aos veículos leves. Mas, é importante analisar questões básicas antes de aderir ao produto. Por exemplo, a vantagem pode ser efetivada quando o comprador faz a compra de um fornecedor de qualidade, atentando para o cumprimento das normas básicas de qualidade no processo de remodelagem.

Além disso, antes de realizar a compra, é necessário confirmar se há um selo verdadeiro do Inmetro na certificação de qualidade. Deve se desconfiar da procedência do pneu quando o seu preço estiver muito abaixo da média. Por fim, na análise das vantagens uma boa observação da aparência do pneu também deve ser adotada. Identificadas diferenças significativas entre um remold e um novo, o melhor é não efetivar o uso.

Dicas Para Uma Boa Escolha dos Pneus Remold

Caso a sua resposta tenha sido positiva para as questões do item anterior, após a escolha pelos pneus remold, alguns cuidados devem ser observados. São dicas para que você consiga fazer uma escolha inteligente que não resulte em prejuízo posterior.

Conheça a Procedência dos Pneus

O fato de ser mais barato do que pneus novos não faz da escolha pelos remold uma boa escolha. Além do preço, outras questões devem ser consideradas. É o caso da verificação da procedência dos pneus remold, por exemplo. Antes de fazer a compra, você deve se certificar da idoneidade do seu vendedor. Caso sua atenção não esteja voltada para isso, talvez seja vítima de enganações a respeito da qualidade do produto.

Confira as Especificações dos Pneus

Antes de realizar a troca dos pneus você deve conferir se está fazendo a aquisição correta. Para isso, você deve consultar o manual do proprietário para verificar questões sobre modelo da roda, tamanho, largura, capacidade de carga, e outras informações. Quando não se observa esses detalhes, coloca-se em risco o desempenho e a vida útil dos pneus. Como consequência, a segurança do veículo e seus ocupantes também é comprometida.

Se Atente ao Estado dos Pneus

Por fim, não adianta comprar pneus baratos se eles não estiverem em bom estado de conservação. Isso tem muito mais a ver com produtividade e otimização do que com economia, em si. Caso os pneus não estejam em condições segura de utilização, o plano inicial pelo qual se escolheu os pneus remold é completamente frustrado.

Assim, durante o procedimento de escolha dos pneus remold, esteja sempre atento ao estado deles. Por razões óbvias, eles devem cumprir as exigências da lei de trânsito e as necessidades do veículo em questão. Com a garantia de que não há vícios em sua formação, diminui-se também o risco de incidentes.

 

Conforme pudemos ver, a adoção de pneus remold é uma decisão que vai além da proposta de economia. Assim, antes de fazer a escolha é preciso verificar quais são as demandas do veículo. Para os casos em que caibam a utilização, esse tipo de pneu é uma excelente estratégia de economia. Mas, se adotado em circunstâncias não recomendáveis, o barato pode acabar saindo mais caro.

Leia também: Como a Econômica ajuda a sua gestão de frotas

Quer saber mais sobre o assunto? Basta falar com a gente!

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (2)

  • Pneus De Caminhão: Como Fazer A Manutenção | Econômica

    24 de setembro de 2019

    […] Falando em pneus, já ouviu falar sobre pneus remold? Veja nosso post: Pneus remold: vale a pena usar em minha frota? […]

  • Conheça O Caminhão Mais Rápido Do Mundo | Econômica

    30 de setembro de 2020

    […] quando se fala estrutura do caminhão, o Iron Knight é equipado com pneus Goodyear. Entretanto, não são apenas pneus Goodyear. Na verdade, trata-se de modelos com base nos […]