Problemas que podem atrapalhar suas entregas

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No mundo logístico, não há nada mais frustrante do que os problemas nas entregas. Afinal, a realização eficiente desse processo é a função primordial do setor. Logo, os objetivos são atingidos quando se tem um processo otimizado. Enquanto isso, se as entregas falham, falha-se tudo.

Embora nem sempre fique claro, os problemas enfrentados nessa etapa do processo são resultados de erros cometidos ao longo de toda a operação logística. Dessa forma, a fim de evitar que eles aconteçam, primeiro, é preciso conhecê-los.

Pensando nisso, reunimos aqui os principais erros que podem frustrar o objetivo final da logística. E, para saber tudo sobre o assunto, basta ficar por aqui até o final deste post!

Não reconhecer o dinamismo das demandas

Enquanto consumidor, ou mesmo lojista, você é capaz de reconhecer a sazonalidade das demandas, não é mesmo? Se a resposta foi afirmativa, esse é um fator muito positivo. Afinal, ao longo dos acontecimentos, épocas e transições de tempos, as necessidades e comportamentos de consumo também se alteram.

A grande questão é que, nem todas as fases do setor logístico se atentam para essa dinâmica. De modo que, ao perder o ritmo desse comportamento, a operação pode se tornar obsoleta.

A fim de garantir a eficiência das entregas mesmo diante dessas constantes nuances, o papel gerencial é exatamente a previsão dos comportamentos. Apesar de parecer mágica, a verdade é que tudo não passa de um conjunto de técnicas que, ao serem aplicadas, podem desenhar o cenário logístico de maneira a antecipar as necessidades.

Como prova disso estão, por exemplo, as análises de históricos de comportamentos, a identificação de padrões, a preparação para imprevistos, a nomeação de fatores regionais específicos e muitas outras técnicas. Ao fim de tudo, a ideia é estar sempre um passo à frente da mudança e mais próximo das necessidades do consumidor final.

Perder o controle da operação

Parece algo distante, não é mesmo? Contudo, esse é um fator interessante que pode ocorrer no decorrer da proposta, e que atrapalha todo o ritmo de entregas.

Ao se considerar que a logística é uma sequência de processos, há de se convir que, um passo errado pode desandar todos os demais. Assim, desde a emissão da nota até a chegada de cada item até o seu dono final, tudo deve ser minimamente controlado.

O fato é que, o ideal é cuidar das operações em âmbito micro. Ou seja, o controle de cada etapa deve funcionar perfeitamente para que tudo saia conforme o plano. Para isso é que há sistemas integrados e fases cada vez mais especializadas.

Esse controle também passa pelo próprio trajeto da frota até o consumidor final. Afinal, a perda de controle da jornada também impacta negativamente o resultado final. Assim, o controle de jornada, o acompanhamento e previsão de paradas de retenção fiscal e outros imprevistos, devem fazer parte da prévia estimada. Assim, não se perde o time da entrega e nem a confiança do consumidor final.

Reprodução Canva
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Não exercer a comunicação plena

Quem deseja acompanhar o dinamismo do processo precisa estar atento à comunicação. Quando se trata de logística, inclusive, essa é uma ferramenta crucial no cumprimento do objetivo, e deve funcionar com excelência, tanto internamente quanto externamente.

Dado o grande poder da comunicação, pequenas falhas podem resultar em resultados desastrosos. Por isso, é necessário que se considere cada ponto dos dados importantes em cada comunicação ou repetição.

Além de tudo, a comunicação também é capaz de promover a otimização das tarefas. Essa é uma boa notícia quando se trata de entregas, pois, quanto mais rápidas as execuções das tarefas, mais cedo os objetivos serão cumpridos plenamente.

Nesse sentido, a solução para o problema é a prática de uma boa comunicação. Isso pressupõe instruções claras, fluidas, bem articuladas e acessíveis. E, no mundo da tecnologia, nunca é demais frisar que isso está presente a partir de diversas possibilidades. Entre elas, um bom software de integração da comunicação pode ser o X da questão.

Ignorar a capacitação de equipes

Finalmente, a capacitação é uma grande arma para evitar problemas com as entregas. Em outra direção, a falta desse investimento em preparação pode ter o efeito contrário.

Especialmente quando há picos de demandas, as transportadoras podem encontrar mais dificuldades para executar as tarefas com a mesma qualidade de sempre. Contudo, a se considerar que esses picos podem ser minimamente previstos, também se pressupõe que o setor logístico deve se preocupar previamente com a preparação de sua equipe.

Quando se tem uma equipe desalinhada, os riscos de não são se alcançar os objetivos como se deveria são altíssimos. Afinal, não dá para cobrar da equipe um resultado de algo que não lhe foi ensinado previamente, certo?

Então, a melhor saída é, como sempre, estar sempre um passo à frente da demanda. Assim, o ideal é promover ao longo do ano, capacitações, treinamentos e reciclagens que garantam que todas as equipes falem a mesma linguagem. Ao fim de tudo, cumprindo essas tarefas, o resultado será um tempo otimizado e soluções harmônicos em todos os campos da logística. Como resultado, as entregas serão cada vez mais eficientes e satisfatórias para todas as partes envolvidas no processo.

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