Quando renovar a frota da minha empresa?

frotas

A operação logística exerce um papel fundamenta no escoamento de produção no Brasil. Ao se considerar a mudança na dinâmica no perfil e nas necessidades de consumo nos últimos dois anos, há de se convir que a própria logística também ganhou significado novo, o que faz necessário que as frotas se adequem cada vez mais.

Além desse fator significativo, a preocupação ambiental também é um quesito importante na hora de empreender, o que também abre espaço para que a logística reveja seus veículos. Tudo isso sem mencionar o desgaste natural de peças e conjuntos mecânicos que faz com que a frota fique obsoleta em relação ao mercado.

Esses são apenas alguns dos quesitos genéricos que abrem espaços para muitos outros sinais de necessidade de troca das frotas. E, para que você não perca nenhum dos indícios de que precisa se atentar melhor aos seus veículos, selecionamos abaixo as principais indicações de que está na hora de trocar os veículos da do seu negócio.

Consumo de combustível acima do esperado

Um dos primeiros sinais de que está na hora de renovar os veículos das frotas é quando o consumo de combustível está naquela faixa que se considera excessiva. Afinal, em tempos de preços como os atuais, essa é uma grande questão a se considerar.

De maneira geral, o aumento significativo do consumo indica que o conjunto mecânico não está funcionando como deveria. Assim, não se trata apenas de pagar mais pelo abastecimento, mas, de ter também a eminência de reparos inesperados e perdas de peças; o que gera mais gastos ainda.

Manutenções reiteradas

Contudo, não é só o aumento do consumo de combustível que denota o desgaste das frotas. Por essa razão, é preciso ficar de olho em muitos outros sinais. E, a necessidade reiterada de manutenção é um desses claros sinais.

Quando o veículo passa mais tempo sendo consertado do que produzindo, é um indício de que a relação está desgastada. Além do gasto excessivo de recursos com as manutenções, essas paradas ainda impedem a produção. Ou seja, além da perda em si, ainda há a privação da oportunidade de lucrar.

Depreciação considerável

É bem verdade que o momento de se desfazer de frotas não é algo comum e corriqueiro. Ou seja, ninguém deixa os veículos simplesmente de lado para fazer novas aquisições. A fim de minimizar as perdas, o ideal é fazer vendas, trocas e transações que permitam que os veículos continuem produzindo em realidades nas quais ainda se adequem. Dessa forma, ganha quem vende, já que poderá levantar uma parte dos recursos de reinvestimento para veículos novos; e ganha quem adquire também, que tem a chance de obter veículos com menores investimentos e que que cumprirão sua função nessa nova realidade.

Contudo, a fim de que seja um bom negócio para todos, é preciso considerar a depreciação dos veículos. Assim, com o lançamento de novos modelos e novas tecnologias, a depreciação aumenta. Sendo assim, ao verificar que seus veículos caminham para isso, é hora de fazer a troca.

Reprodução - Canva
Reprodução – Canva

Crescimento do empreendimento

Conforme um negócio cresce, faz-se mais evidente o quanto seus equipamentos são modernos e tecnológicos. No ramo logístico, inclusive, isso se faz claro a partir das frotas utilizadas. Ou seja, quanto mais modernas e atualizadas, mais seus veículos agregarão ao empreendimento.

O contrário também é verdade. Afinal, a depender da qualidade dos veículos que rodam pelas estradas com a sua marca estampada, o seu negócio pode perder espaço no mercado.

Dessa forma, a medida que seu negócio cresce, é importante investir na renovação de frota. Aliás, trata-se de uma espécie de looping: quanto mais se cresce, se faz mais necessária a atualização da frota; e quanto mais se destaca no mercado com uma frota eficiente, mais o empreendimento cresce.

Evolução tecnológica

As frotas também precisam considerar a eficiência de sua tecnologia na hora da troca. Essa é uma atitude bastante necessária, já que a tecnologia é responsável por muito do desempenho dos veículos e da eficiência da logística.

É bem verdade que é difícil acompanhar todas as novidades tecnológicas. Mas, tanto quanto seja possível, isso é necessário. Então, ao identificar que os seus veículos estão muito atrás no quesito tecnologia, talvez seja a hora de iniciar a troca.

Poluição ambiental

Por fim, embora não esgote as possibilidades, os negócios também precisa se preocupar com os impactos ambientais que suas frotas causam. Inclusive, a adoção de práticas sustentáveis é um ponto que coloco seu negócio à frente dos demais. Então, ao perceber que os veículos da frota não se adequam às necessidades sustentáveis, é hora de fazer algo a respeito.

 

Agora, sim, após analisar todas essas situações, você saberá exatamente quando começar a fazer as trocas. Quando se trata de setor logístico, especialmente, é importante pensar que esse é um investimento importante no crescimento da marca.

Clique e mantenha sua frota segura!

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed