A palavra de ordem do momento é SUSTENTABILIDADE. Depois de séculos de utilização progressiva dos recursos naturais, empreender agora também é sinônimo de cuidado.
Por muito tempo, os termos economia e sustentabilidade pareciam termos opostos. Entretanto, com o aumento dos efeitos da degradação ambiental, com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento do conhecimento, ser rentável e sustentável é a nova meta de todo negócio.
Todo o crescimento ainda é bastante novo, e aliá-los também é um desafio. Mas, é possível empreender de forma segura, rentável e sustentável. Por essa razão, reunimos aqui as principais dicas para quem quer manter uma empresa sustentável.
Automatização da Documentação
Uma das ações mais efetivas para a criação e manutenção de uma empresa sustentável é a automatização dos processos de documentação. Isso porque ao longo dos dias são impressos muitos materiais desnecessariamente. E, na era da conectividade e da tecnologia é inadmissível que ainda se desperdice tantos recursos tendo tantas opções de utilização online.
Assim, automatizar os processos não é apenas uma questão de cuidado com o meio ambiente, é também uma estratégia de redução de custos e de espaço. Ao adotar processos eletrônicos para documentos é possível reduzir o impacto ambiental, economizar na utilização de espaços de arquivamento, otimizar a procura por documentos específicos e garantir a proteção dos mesmos.
Gerenciamento do Material de Expediente
Dentro de uma organização, uma parte significativa do orçamento é dedicada à aquisição de material de expediente. Trata-se de itens como descartáveis, canetas e outros. Além da demanda financeira do investimento no material, a utilização de itens descartáveis pode estimular o excesso de utilização. Assim, ao invés de guardar o copo de água para uma próxima utilização, alguém preferirá pegar um outro. Da mesma forma, ao mínimo sinal de perda de uma caneta, outra será solicitada. E assim com todos os demais itens de expediente.
A fim de evitar esse tipo de desperdício, uma empresa sustentável opta por material reutilizável. Além disso, o controle de materiais tem que ser adotado. Dessa maneira, o orçamento é otimizado, o meio ambiente é preservado, e os colaboradores são conscientizados quanto a práticas conscientes.
Estímulo à Utilização de Transportes Alternativos
Uma empresa sustentável também se preocupa com a emissão de gases tóxicos. Afinal, os gases poluentes são bastante efetivos na degradação do meio ambiente. Assim, é cada vez mais clara a necessidade de estímulo aos colaboradores para a utilização de transportes alternativos.
Então, como forma de contribuição com o meio ambiente as organizações devem propor utilizações estratégicas de transportes. São opções, por exemplo, o transporte público, as bicicletas, os programas de caronas e de transportes por aplicativos.
A boa notícia é que esse mercado está em alta, o que faz com que haja um leque de opções disponíveis para uma escolha vantajosa.
Incentivo à Redução do Consumo
Aqui há uma outra alternativa em que é necessário juntar a tecnologia à conscientização dos colaboradores. No campo da tecnologia, por exemplo, o ideal é que os aparelhos antigos sejam substituídos pelas novas tecnologias. Afinal, os aparelhos mais modernos necessitam de menos energia para o funcionamento.
Além do investimento em tecnologias mais econômicas, o incentivo à conscientização dos colaboradores também é muito efetivo. Por meio de atitudes simples é possível produzir menos impactos ambientais além de reduzir gastos com contas de consumo.
O ideal, então, é que todos se empenhem em manter as luzes apagadas nos ambientes onde não houver circulação. Além disso, aproveitar ao máximo a luz natural dos ambientes também é uma boa prática de uma empresa sustentável. Hábitos simples como reutilizar os papeis, dar menos descargas, lavar as mãos mais rapidamente e muitas ações corriqueiras podem ser armas poderosíssimas para a preservação ambiental.
Investir no Trabalho Remoto
Com o surgimento da pandemia do corona vírus, o home-office virou uma alternativa para a continuação do trabalho corporativo. Mas, além de resolver o problema do distanciamento, o trabalho remoto é também uma estratégia de preservação ambiental. Por essa razão, uma empresa sustentável deve considerar a prestação de serviços à distância.
A realização dos trabalhos possíveis através de uma estrutura remota retira do trânsito muitos carros e, por conseguinte, diminui a poluição. O mesmo acontece com a poluição sonora, o consumo de combustível e o gasto de tempo de deslocamento. Ao manter em casa tantos funcionários quanto seja possível uma empresa sustentável contribui para a diminuição de ocupação de espaços corporativos, desgaste da estrutura, emissão de gases, produção de lixo e muito mais.
Como fica claro, uma empresa sustentável pretende garantir que as ações que gerencia sejam eficientes, econômicas e produtivas. E, ao contrário do que se pensava, sustentabilidade não é sinônimo de mais investimento, ao contrário, é também uma grande promotora de economia. Cuidar dos negócios deve compreender o cuidado com as pessoas e com a natureza, de onde vêm os recursos necessários para a produção.
Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente!
Gasolina, Quais As Vantagens E Desvantagens Para Outros Combustíveis? | Econômica
19 de outubro de 2020[…] de evolução há ainda vários impedimentos para a utilização de combustíveis totalmente sustentáveis. Enquanto isso, vale a ideia de analisar as condições mais favoráveis e, a partir disso, definir […]
Como Funciona Um Contrato De Locação De Veículos | Econômica
6 de janeiro de 2021[…] mesmo que a decisão seja favorável para a locação, convém ao interessado conhecer o processo de locação a fim de que não seja surpreendido posteriormente de forma desagradável. Esse processo inclui a […]
CFOP: Saiba Tudo Sobre | Econômica
4 de agosto de 2021[…] pareça de outro mundo, a verdade é que, com atenção e cuidado, você vai descobrir que não é algo tão difícil assim. E, quanto mais conhecimento sobre o […]