Conheça as empresas mais sustentáveis do mundo

empresas sustentáveis

empresas sustentáveis

O pensamento ecológico é um assunto cada vez mais discutido. Isso faz bastante notável, inclusive, no mundo empresarial. O ideal de desenvolvimento de empresas sustentáveis é um pensamento corporativo que não é mais apenas sinônimo de elevação de custos. Ao contrário, o hábito de manter ações que gerem retornos positivos ao meio ambiente também traz benefícios financeiros para as instituições. Assim, além do bom exemplo e da contribuição ambiental, as empresas sustentáveis adquirem pontos positivos em sua economia. Geralmente isso é feito na forma de incentivos fiscais, aliviando o que seria um dos maiores pesos da gestão institucional.

Na última divulgação do ranking das empresas mais sustentáveis no mundo encontramos posições ocupadas por empresas brasileiras, inclusive. O Banco do Brasil, por exemplo, figurou o nono lugar do lista. A propósito um grande feito já que foi a única instituição financeira da América Latina a fazer parte da lista. Ainda integrando o cenário ecológico, a CEMIG também fez parte da lista, ocupando a décima nona colocação. Por fim, representando também as ações brasileiras, a Natura ocupou a trigésima posição de empresa sustentável no ranking global.

A título de exemplo, selecionamos as seguir as empresas mais sustentáveis do mundo. Além da relação das empresas estão também suas principais ações de contribuição ambiental.

Orsted A/S

A empresa dinamarquesa Orsted A/S é quem assume a primeira posição do ranking global de empresas sustentáveis. Seu ramo de atuação compreende a produção de energia. Não apenas isso, trata-se da energia mais sustentável do mundo!

Para alcançar essa posição a Orsted investiu todas as suas forças na produção de energia renovável como a energia eólica offshore. Seu pontapé para a liderança se deu com a redução progressiva da emissão de carbono na sua produção. Até agora essa sua emissão já foi reduzida em 67% apenas na última década. Ao que parece, a instituição caminha a todo vapor para o cumprimento de sua meta que é de produção de 95% de energia verde até o ano de 2023.

Chr. Hansen Holding A/S

A Chr. Hansen se destaca como desenvolvedora e produtora de enzimas, probióticos e corantes naturais utilizados na produção de uma grande variedade de alimentos. O segundo lugar ocupado, mais uma vez por uma empresa dinamarquesa, na lista traduz os esforços da instituição em alcançar os objetivos estipulados pela Organização das Nações Unidas. Sua principal contribuição se fez a partir do mapeamento de toda a sua produção e adaptação para o atendimento das diretrizes. Esses direcionamentos apontam a melhoria constante da alimentação humana e animal.

Neste Oyj

Com sede na Finlândia, a Neste também é um exemplo de atuação digna das empresas sustentáveis. De maneira surpreendente, sua atuação está firmada sobre a refinaria e comercialização de petróleo. Isso mostra que é possível exercer uma atividade potencialmente poluidora com responsabilidade ambiental.

Na verdade, seu destaque se deve ao pesado investimento na produção de combustíveis renováveis. Nos últimos anos, a empresa alcançou a marca de 25% por cento do seu faturamento sobre essa produção sustentável. Entretanto, ainda é apenas a metade do marco pretendido pela instituição para ainda este ano.

Cisco Systems Inc.

No quinto lugar do ranking global de empresas sustentáveis está a empresa norte-americana Cisco Systems Inc. Suas principais ações para esse fim traduziram a redução de 49% nas emissões de gases de efeito estufa. Além disso, De maneira gradativa, a empresa vem fazendo uso de energia de fontes renováveis, como exemplo disso está a utilização de 83% de sua energia provinda de origens renováveis.

Autodesk Inc.

A Autodesk também compõe a gama de empresas norte-americanas. De maneira invejável, a instituição passou de quadragésimo oitavo lugar no ranking em 2019 para a quinta posição em 2020. Esse crescimento incrível é justificado pelos esforços com a utilização de 100% por cento de suas energias com origens renováveis. Isso é possível através da utilização de sistemas próprios e de compras de Certificados de Energias Renováveis, onde ela mesma não consegue produzir. Além disso, as ações com a migração de eventos para o mundo online, diminuindo significativamente a emissão de carbono. Por fim, sua contribuição também envolve a doação de U$ 26,3 milhões em softwares, treinamentos e apoio a causas de outras instituições, inclusive brasileiras.

Novozymes A/S

Também com espantoso crescimento está a Novozymes. A propósito, trata-se de mais uma empresa dinamarquesa figurando o ranking. Tendo sido a ocupante do quinquagésimo oitavo lugar na lista de 2019, esse grande exemplo para as empresas sustentáveis ocupa em 2020 nada menos do que a sexta posição. Sua atuação agrega aos seus produtos valor econômico, ambiental e social.

Como é possível perceber é possível criar e manter empresas sustentáveis ao mesmo tempo em que sejam economicamente rentáveis. Embora , muitas vezes as ações se devam com intenções de marketing e isenções, a incorporação da identidade ecológica faz crescer uma nova consciência. Assim, se espera que o mundo caminhe rumo à preservação dos recursos naturais.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

 

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Como Legalizar Uma Van Para Transporte De Passageiros | Econômica

    4 de novembro de 2020

    […] Afinal, não se trata apenas de comprar um veículo e se lançar na clandestinidade. Ao contrário, a melhor forma de se manter estável nos negócios e torna-los em acordo com as leis vigentes. […]