Cuidar da segurança e gestão de frotas não diz respeito apenas a caminhões que transportam a riqueza do país. Afinal, antes de saírem para as estradas, os insumos da agricultura também passam por um longo processo. Inclusive, a maioria das etapas conta com o auxílio de máquinas e veículos que precisam de cuidados.
Sendo assim, vale a pena pensar nos impactos positivos, no retorno e na maneira correta de se fazer a gestão desse tipo de frota. Para isso, separamos aqui todas as principais informações sobre o assunto para que você não perca nenhuma vantagem.
O que é telemetria?
Telemetria é uma tecnologia capaz de tornar possível a captação e transmissão de dados à longa distância. Na gestão de frotas, inclusive, essa é uma atividade que permite o melhor desempenho da frota e o alcance de melhores resultados.
Na agricultura, essa também é uma solução possível. Aliás, não somente possível, mas, imprescindível para o bom desempenho. Através do armazenamento e disponibilização de dados, a gestão pode tomar decisões baseadas em fatos e que trarão benefícios como um todo o trabalho.
Os impactos da telemetria na agricultura
Conforme já adiantamos, a telemetria é uma boa ferramenta também na agricultura. Além de deixar as fazendas mais inteligentes, ainda é uma boa maneira de reduzir custos e otimizar resultados. Assim, é importante conhecer os benefícios e vantagens de se poder contar com esses recursos na produção.
Processos automatizados
O primeiro e mais óbvio impacto do uso da telemetria na agricultura é a automatização dos processos. A partir da implementação desse tipo de tecnologia é possível acelerar processos que fazem toda a diferença.
Com determinados equipamentos é possível levantar dados importantes para a tomada de decisão e para o resultado final. Assim, é possível identificar área total de percurso ou aplicação de soluções, volume de insumos, velocidade e tudo o mais que se encontra em dispositivos comuns de telemetria.
Identificação de falhas
Além disso, a instalação de dispositivos facilita o processo de identificação de falhas nas máquinas utilizadas na agricultura. Ela faz isso à medida que coleta e transmite dados para a gestão de frotas.
A partir da emissão de relatórios, o sistema de gestão pode identificar aquilo que está funcionando e o que não está. Aí, sim, é hora de tomar boas decisões e os próximos passos.
Diminuição de custos com manutenções
Outro bom impacto da utilização de telemetria na agricultura é a possibilidade de se reduzir os custos com as manutenções das máquinas. Já que se tem acesso às informações de maneira prévia, ações prévias também podem ser tomadas. Assim, há a prevenção de incidentes futuros.
Os impactos financeiros nesse tipo de ação são bastante expressivos. Além da redução do custo de reparos instantâneos ainda se tem uma redução drástica na perda de produtividade. Ou seja, quando uma máquina para de repente, não apenas se gasta com o reparo, mas, se deixa de ganhar com a parada sem planejamento.
Além disso, há uma importante redução de custos com combustíveis quando se tem dados detalhados sobre o funcionamento das máquinas monitoradas. Isso porque, essas informações permitem o cuidado com áreas específicas que podem afetar o consumo de combustíveis.
Eficiência nas decisões
Uma das funções de um sistema de telemetria é, exatamente, coletar e transmitir dados importantes. Esses dados estão ligados ao desempenho e trabalho da máquina na agricultura. Ou seja, há um levantamento detalhado de cada centímetro rodado pelo veículo, o que pode dizer muito sobre a sua participação no trabalho como um todo.
Com esses dados em mãos, a gestão de frotas pode ter uma base mais sólida para tomar as suas decisões. Como resultado, o processo produtivo ganha em tempo, em produtividade e em retorno eficiente. Afinal, serão decisões estratégicas que consideram informações sólidas, específicas e detalhadas.
Melhoria no desempenho da lavoura
Por fim, embora tão importante quanto os demais, o processo de adoção de telemetria na agricultura também melhora a produtividade da lavoura. A propósito, esse benefício é uma espécie de resultado dos citados acima.
Uma das razões para que isso aconteça é o uso dos dados coletados para o planejamento de novas ações e futuras safras. A partir da comparação de dados atuais e anteriores pode se ter uma ideia sobre o que fazer para potencializar os resultados. Assim, o final que se espera é uma melhoria nos resultados e, obviamente, um melhor retorno financeiro.
Por fim, agora que já conhece as principais informações sobre a telemetria para agricultura, é hora de implementar em seu negócio. Para isso, o primeiro passo é adotar bons métodos que reúnem profissionais especializados e equipamentos certificados. Com isso, os resultados serão cada vez melhores e, claro, a colheita cada vez maior.
Clique e mantenha sua frota segura
Comments are closed