Por que o foco da sua empresa deve ser no cliente?

foco no cliente

foco no cliente

Seja qual for o segmento empresarial, há um consenso comum sobre a direção do trabalho: o foco no cliente. Isso quer dizer que, todos os esforços do serviço ou produto oferecidos devem estar direcionados para quem é o destinatário. Não apenas na ideia de fazê-lo consumir, mas com o objetivo de surpreendê-lo e, quem sabe despertar nele novas necessidades que a própria empresa possa suprir depois.

Apesar do aspecto lucrativo que as empresas têm, e devem ter, é fundamental conhecer o cliente e desenvolver uma forma de relacionamento com ele. Assim, em todas as etapas do processo, além de cumprir as metas e manter-se lucrativa, a empresa deve ter foco no cliente. Desde o planejamento estratégico, a tomada de decisões e cada passo do trabalho deve ter a direção da satisfação de quem consome o seu produto e serviço.

Entre as muitas razões pelas quais isso se faz necessário, selecionamos as principais delas:

O Foco no Cliente Garante a Qualidade

Seja de serviços ou produtos, através do foco no cliente, a empresa pode medir como anda a qualidade de seus processos. Quando se trata de vendas, a reação de cada cliente é uma espécie de medidor do trabalho ou produto que está sendo fornecido.

Assim, satisfazer o cliente depende de um conjunto de observações. Pois, uma experiência negativa como qualquer parte do processo pode levar tudo abaixo. Por exemplo, um prazo de entrega não cumprido, o má armazenamento do produto durante o transporte, ou a qualidade do produto que é entregue podem firmar a opinião do consumidor final. Como nem sempre o aspecto negativo recebido tem a ver exatamente com a qualidade do produto em si, o ideal é manter funcionando de forma adequada todas as demais etapas da relação, além da produção.

Quando se tem o foco no cliente, a empresa em questão se preocupa em desempenhar bem o seu papel direto e em gerenciar corretamente as etapas do processo que são terceirizadas. Assim, seja quem produz, quem transporta ou quem repara, todos devem estar focados na finalização efetiva do processo.

O Lucro Depende da Adesão do Cliente

Não há dúvidas sobre o objetivo das empresas privadas. Elas existem para gerar lucros. Entretanto, até o lucro depende da adesão dos clientes de determinado produto ou serviço. Assim, não há como fugir da necessidade de trazer para o seu lado o gosto e a aprovação do consumidor final.

Assim, o objetivo final de uma iniciativa de comércio pode ficar completamente comprometido, caso não seja requerido da maneira correta. Não é apenas a margem de ganhos ou preço estabelecido sobre determinado produto que garantem a margem de lucros. Na verdade, o fator que define os lucros é o quanto os clientes aderem ao que lhes é oferecido. Então, para que a margem seja garantida, outros processos devem ser respeitados. Ao ter foco no cliente, a empresa garante a satisfação de suas demandas, fideliza seu compromisso e cresce sua rede de clientes.

O Foco no Cliente Fideliza a Relação

Com certeza, garantir que cada etapa do processo estabelecido com o cliente seja cumprido com perfeição não é uma tarefa fácil. Mas, ao construir uma cultura de relacionamento com o cliente, a empresa pode garantir que os erros e imprevistos sejam minimizados.

Ao conseguir mostrar ao consumidor final, através da construção do relacionamento, que os possíveis problemas sejam resolvidos, a empresa cativa para si o cliente atendido. Embora nem sempre seja possível fazê-lo com perfeição, a resolução do conflito pode estar simplesmente em um bom atendimento ou espécie de compensação por qualquer descuido. Dessa forma, o cliente entende que pode confiar na relação e, certamente, direcionará as próximas aquisições para quem lhe resolveu ou evitou um problema.

O Foco no Cliente Aumenta a Rede de Demandas

Assim, como más notícias podem acabar com um empreendimento, boas informações e referências podem fazer o contrário. Dessa forma, manter o foco no cliente garante mais do que a satisfação de alguém. Na verdade, essa tática acaba sendo também uma estratégia natural de marketing.

Afastar os adjetivos negativos de determinada marca, produto ou serviço oferecidos é um processo muito mais trabalhoso do que a implantação da novidade no mercado. Então, a forma ideal de manter-se no topo de sua especialidade é garantindo que os clientes estejam satisfeitos.

Além de evitar que uma rede de má fama seja espalhada, usar como estratégia o foco no cliente é um ramo de marketing natural. Pessoas satisfeitas indicam serviços e produtos e espalham a boa notícia. Assim, é possível construir uma boa figura, um bom histórico, e uma fonte sólida de ganhos quando se garante a satisfação de quem está na outra ponto do relacionamento.

Então, seja como provedor de serviços ou produto, garanta que seus consumidores estejam satisfeitos.

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