Consumo de combustível: como controlar?

consumo de combustível

consumo de combustível

O consumo de combustível é um motivo de preocupação dos gestores de frota. Pois é responsável por grande parte do custo das empresas. Então, que tal algumas dicas para reduzir esse custo? Vamos lá:

Como calcular o consumo de combustível?

Para se diminuir o consumo de combustível, logicamente, primeiro se deve ter a informação do consumo. Então vamos te ensinar como fazer esse cálculo. Para tanto, antes de tudo, você deve armazenar algumas informações do veículo a ser analisado, são elas: Quilometragem inicial, quantidade abastecida em litros, valor gasto no abastecimento.

Após armazenar essas situações, o veículo deve ser utilizado normalmente. Porém é recomendado mais ou menos 200 KM, antes de calcular a média de consumo de combustível.

Vamos ao exemplo: Uma empresa abasteceu R$200,00 o que daria mais ou menos 60 litros, considerando o preço do Diesel a R$3,30. O odômetro do veículo marcava 45.785 KM. E após rodar 300 KM o veículo voltou ao posto para ser abastecido novamente.

Então temos os seguintes dados:

Quilometragem inicial: 45.785 KM

Litros abastecidos: 60 litros

Quilometragem final: 46.285

Quilometragem percorrida: 500 KM

É impontante também saber a quantidade de litros restantes no tanque do veículo. Vamos ao cálculo:

Média de consumo = Quilometragem final (46.285) – Quilometragem inicial (45.785) = 500

Encontramos acima a quilometragem percorrida que é de 300 KM. Agora é só dividi-la pela quantidade de litros abastecidos.

Média de consumo= 500 (quilometragem percorrida) / 60 (quantidade abastecida) = 8,33.

Então, nós chegamos a um consumo médio de 8,33 KM por litro de combustível, ou seja o Agora que sabemos como calcular a média de consumo, vamos a algumas dicas para diminuir o consumo de combustível.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Dicas para diminuir o consumo de combustível:

Atenção nos fornecedores de combustíveis:

Em nenhuma hipótese, abasteça em qualquer lugar! É sempre bom fazer uma listagem de postos confiáveis, de acordo com suas rotas. Isso será de suma importância para diminuir seu consumo de combustível.

Uma boa fonte de informações sobre esse assunto são seus motoristas, já que os mesmos estão sempre conversando entre eles, e tem bom conhecimento sobre os bons locais para se abastecer.

É importante ficar atento a isso, pois um combustível de má qualidade irá danificar seu veículo, fazendo-o elevar o consumo de combustível e poluir mais o ambiente. Ou seja, só irá trazer danos, e aumento de custos.

Faça um controle de peso dos veículos:

Controle sempre o peso dos seus veículos! Nunca rode com o peso acima do recomendado, pois isso irá fazer com que você tenha que forçar o veículo, gerando maior desgaste de peças e consumo de combustível. Fique atento também a distribuição de peso na carroceria do caminhão.

Fique atento a manutenção preventiva:

A manutenção preventiva deve ser olhada de perto! Pois a mesma reflete diretamente no consumo de combustível. Um veículo com todas as manutenções tende a gastar muito menos combustível. É importante fazer um controle de perto e dos carros individualmente, evitando assim gastos desnecessários e possíveis quebras.

Então fique atento as datas de manutenção dos veículos, como troca de óleo e correia dentada, pneus e etc. Seus veículos agradecem!

Trabalhe com planejamento de rotas:

Planejar é o melhor caminho para se organizar. E diminuir o consumo de combustível. Por isso é preciso sempre planejar as rotas e as entregas. Planejando suas rotas você consegue diminuir a distância percorrida por seus veículos, dar prioridade a rodovias com melhor estado de conservação, optar por caminhos com menos engarrafamentos, entre outras vantagens que irão refletir diretamente no consumo de combustível da sua frota.

Capacite sua equipe

Um dos maiores motivos do consumo excessivo de combustível é a direção incorreta. Os motoristas rodam em faixas altas de rpm, aceleram em excesso, não fazem uso correto das marchas. Além disso, cometem muitos outros erros que acarretam em custos para sua empresa.

É recomendado então que a empresa ofereça cursos para para eliminar maus hábito. E dessa forma, inserir na sua equipe a cultura de direção econômica e consequentemente de diminuição do consumo de combustível da frota.

Diminua o tempo ocioso

O tempo ocioso tanto dos colaboradores , quanto dos veículos devem ser acompanhados de perto pelos gestores. É comum os mesmos deixarem os veículos ligados estando parados e também andarem em marcha lenta durante as rotas. Isso sem dúvidas gera maior gasto de combustível e de desgaste de peças. Por isso deve ser controlado.

Dica valiosa: Invista em uma plataforma para controlar sua frota

Bom, nós te demos várias dicas de como diminuir o consumo de combustível da sua frota. E é possível executar todas essas dicas para qualquer tipo e tamanho de frota. Porém, para um melhor aproveitamento das dicas e melhor controle da sua frota, o ideal é executar tais controles por uma plataforma, como um sistema de telemetria.

Como o sistema me ajuda?

O sistema permite você cadastrar e monitorar todos os seus veículos de maneira rápida e fácil. São disponibilizados diversos relatórios sobre o veículo, e sobre a forma de direção de cada motorista. Sendo assim você conseguirá seguir todas nossas dicas e ainda fazer muitos outros controles em todos os seus veículos.

Por exemplo, a plataforma já faz todo o cálculo que ensinamos a você no começo do artigo automaticamente.

Com a telemetria, você terá todas as informações de consumo de combustível na tela do seu computador. Possibilitando assim um amplo controle da sua frota e dos seus colaboradores. Saiba mais sobre a telemetria em nosso artigo. Ou navegue pelo nosso site para conhecer todas as soluções que a econômica te oferece.

[rock-convert-pdf id=”627″]

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Fumaça Preta: O Que é E Como Evitar | Econômica

    2 de fevereiro de 2020

    […] emissão de fumaça preta é a indicação de que o combustível não está tendo uma queima eficiente. Afinal, um processo satisfatório de queima de combustível […]