3 dicas para o planejamento de rotas e itinerários da sua frota

Dentre os objetivos de um gestor de frota está o desafio de melhorar seus processos. E também o propósito de ampliar os resultados da sua empresa. Inegavelmente esses processos incluem tarefas que por vezes parecem impossíveis de se cumprir com excelência. Como por exemplo, economizar combustível da frota, reduzir os prazos de entrega e até mesmo o suporte aos clientes.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o planejamento de rotas e como ele é importante para criação de um bom itinerário. Continue lendo para saber mais sobre os benefícios desse planejamento:

Por que fazer o planejamento de rotas e melhorar meu itinerário?

Organizar um planejamento de rotas está muito além do que o simplismo de traçar o melhor itinerário para o trajeto dos veículos da sua frota. Os processos de otimização do calendário de transporte para melhorar a sequência de pontos de entrega oferece ao cliente um serviço mais sério e assertivo. Dessa forma, esse diferencial se destaca em especial quando a empresa trabalha com clientes a níveis maiores de distância. Nesse caso, onde algum ponto de entrega provoca frequentemente o desvio do padrão da rota.

Quando o planejamento de rotas é realizado é possível analisar qual é o melhor itinerário. Dessa forma, se leva em consideração os prazos, condições da via, custos, demandas do cliente. Assim, caso seja necessário realizar desvios isso é feito com antecedência. Dessa maneira é evitado improvisos do motoristas e também é reduzido os custos extras na operação, melhorando consideravelmente a gestão da frota.

[]
1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

O que eu ganho melhorando meu itinerário?

Com um itinerário mais eficiente a partir do planejamento de rotas o gestor consegue reduzir o gasto de combustível. Caminhos desnecessários são eliminados, assim como os gases poluentes que são queimados junto com o combustível. Também com monitoramento mais assertivo dos veículos da frota melhora-se o nível de atendimento aos clientes.

Bem como o planejamento de rotas melhora o itinerário, você também pode tornar sua frota mais sustentável e economizar até R$ 300 por mês por veículo a diesel. Explicamos melhor como isso funciona em outra página, clique aqui para saber mais sobre. Voltando ao planejamento de rotas e itinerários…

Powered by Rock Convert

Como esse planejamento pode ser realizado?

Para que o planejamento de rotas seja realmente efetivo e melhore seus itinerários a sua frota precisa de um software especifico para automatizar esse processo. Portanto, com o planejamento o tempo de execução dessa atividade passa a ser menor. Diminui a incidência de erros e trás eficiência para a operação. Abaixo vamos listar algumas dicas para melhorar ainda mais o planejamento da sua rota e itinerário. Mas lembre-se é necessário ter um software de telemetria operando na sua frota, segue alguns dos líderes de mercado:

  1. Econômica Telemetria Sustentável
  2. Declatrack Rastreamento Veicular e Telemetria

1. Verifique as restrições dos seus clientes

Eventualmente seus clientes podem ter restrições em relação a ordem de recebimento ou horário da entrega. Portanto, averigue quais são esses clientes, pois isso deve ser levado em consideração no momento de planejar a rota. Dessa maneira, quando o gestor de frota não verifica isso no planejamento do itinerário existe o risco de mais custos com re-entregas e devoluções.

2. Faça o rastreamento dos veículos

Bem como manter os clientes informados com entregas em tempo real, o rastreamento dos seus veículos ajuda na proteção da sua frota e a compreender quais os melhores motoristas. Dessa forma, você vai poder avaliar necessidades de treinamento ou tomar medidas mais rigorosas.

3. Monitore a sua frota remotamente

O monitoramento remoto da sua frota realizado através de um sistema de telemetria, graças aos seus resultados efetivos, vem eventualmente se tornando uma prática cada vez mais comum entre as maiores empresas do setor. O monitoramento de dados telemétricos da sua frota fornecem suporte direto a logística da sua frota e aos motoristas em campo. Dessa maneira, em casos de imprevistos todos estão preparados para lidar com qualquer tipo de situação. Certamente o resultado não poderia ser outro: integração coordenada entre equipes e otimização da gestão da frota.

O planejamento de rotas pode contribuir efetivamente na hora de implementar melhorias no itinerário e fazer análises de operação. Ainda mais, ele se torna essencial para melhorar a performance, reduzir custos e avaliar o desempenho de cada motorista de forma individual.

Você já realiza o planejamento de rotas e itinerário na sua empresa? Como esse planejamento é feito? Conta pra gente através dos comentários.

Comments are closed.