Calibragem de pneus: o guia completo

Apesar de ser uma tarefa aparentemente simples, a calibragem de pneus é um procedimento essencial quando o assunto é segurança. Além da segurança, a calibragem de pneus também é um ponto importante quando o assunto conforto dos passageiros e redução do consumo de combustível.

Assim como os demais itens dos carros devem ser verificados periodicamente, a calibragem de pneus também deve ser periódica. Afinal, seu principal objetivo é manter a justada a quantidade de ar dentro de um pneu. Esse ajuste é relativo a cada tipo de carro e carga que leva. Assim, para cada pneu há uma determinação especificada pela própria fábrica

A seguir, elencamos as principais informações sobre o assunto.

Quando e Como Calibrar os Pneus?

Quanto a frequência para a calibragem, o recomendado é que seja feita ao menos a cada quinze dias. Obviamente, nos casos em que a necessidade seja latente antes do período previsto, a calibragem deve ser feita.

Como já descrito acima, cada pneu possui uma recomendação específica sobre sua calibragem. Essa recomendação parte diretamente da fábrica e se baseia em estudos previamente realizados. Para garantir a calibragem correta, o primeiro passo é a verificação dessas recomendações constante no Manual do Carro. Lá estarão a indicação da pressão correta para aquele veículo, além da frequência ideal para a visita ao calibrador. Nos casos em que não exista mais um manual, as informações estão disponíveis para consulta na internet, também na tampinha de abertura do tanque de gasolina e no selo que, normalmente, fica disposto na parte interna da porta.

É importante também atentar para as variações que podem interferir no processo de calibragem de pneus. Por exemplo, a depender do peso transportado pelo veículo, é necessário que a pressão também seja maior. Apesar de, normalmente, os pneus traseiros levarem entre duas e três libras a mais que os dianteiros, essa indicação pode variar de acordo com o fabricante.

Também é preciso que as condições do solo sejam consideradas no momento da calibragem. Para terrenos com areia e lama, geralmente a pressão deve ser menor, por exemplo. O que fará com que o veículo tenha a tração reforçada e a segurança aumentada.

De posse das informações de pressão da calibragem é necessário se atentar para algumas informações. É o caso, por exemplo, da observação da temperatura dos pneus. O que significa dizer que, antes de proceder a calibragem de pneus, é necessário se certificar de que eles estejam frios. Nas ocasiões em que os pneus já estejam quentes, é necessário que a pressão utilizada seja aumentada em 1 ou 2 libras.

Vantagem da Calibragem de Pneus?

Manter em dia a calibragem de pneus traz inúmeros benefícios. O primeiro deles está relacionado com a durabilidade dos pneus. Comprovadamente, um pneu que recebe cuidados adequados na calibragem chega a rodar até 8.000 km a mais.

Além disso, pneus bem calibrados promovem economia no consumo de combustível. Isso porque diminui a necessidade de energia e força empregada para o seu funcionamento. Logo, o sistema mecânico também exige que menos combustível seja injetado.

Riscos dos Erros na Calibragem de Pneus

Da mesma maneira que a calibragem correta oferece benefícios, ignorar as recomendações pode trazer riscos. Um exemplo desses riscos o aumento das chances de explosão. Afinal, a calibragem ignorada ou feita de forma errada aumenta a temperatura dos pneus, o que desgasta a banda de rodagem e aumenta os riscos de que o pneu estoure.

Para além disso, a baixa pressão dos pneus reduz a segurança na condução do veículo. Com a desregulação da pressão, os pneus tendem a não obedecer precisamente os comandos do motorista. Como consequência, a pouca aderência também pode afetar o sistema de frenagem e alterar o desempenho dos veículos, inclusive em situações de aquaplanagem.

 

Por fim, para manter a segurança do veículo através da calibragem, é necessário que se faça algumas observações. O que significa dizer que, o motorista deve ficar de olho na variação da pressão, nas condições externas e na própria integridade do pneu. Manter a calibragem de pneus em dias é um importante passo para a manutenção da segurança de si próprio e de outros componentes do tráfego.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

 

 

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Freio Motor: O Que é E Como Utilizar Corretamente | Econômica

    2 de fevereiro de 2020

    […] A calibragem dos pneus também deve estar em dia, assim como o seu estado de conservação. Isso porque o estado dos pneus está diretamente ligado ás suas condições de controle, logo, ao sistema de frenagem também. […]