Os principais desafios da gestão de frotas em 2020

gestão de frotas em 2020

gestão de frotas em 2020

Gerir uma frota de veículos nunca foi uma tarefa fácil. Entretanto, a evolução das relações e da própria tecnologia propõe uma necessidade infinita de inovação. E, como todos os demais anos, cada início de ciclo é um ambiente propício para o estabelecimento de metas e direções. Assim, a gestão de frotas em 2020 se apresenta como um campo desafiador. Porém, é também um solo fértil e produtivo, se gerido da forma correta.

Embora algumas áreas de preocupação sejam comuns a todas áreas de gestão, no campo do controle de frotas há ações específicas e direcionadas que podem transformar a gestão. De maneira geral elas estão ligadas aos veículos e condutores de forma de forma individualizada, porém, a boa gestão faz com que todos os aspectos juntos impactem positivamente no desenvolvimento da frota.

Pensando nisso, selecionamos as principais atitudes que podem transformar a sua gestão de frotas em 2020.

Planejar a Manutenção dos Veículos

Uma manutenção eficiente dos veículos é uma chave importante e desafiadora para a gestão de frotas em 2020. Não se trata apenas de solucionar os problemas com eficiência, mas, e principalmente, de se adiantar aos problemas. Assim, com a programação pré-estabelecida de manutenções preventivas e preditivas, o risco de se ter veículos parados diminui em muito. Com os veículos disponíveis e preparados, há sempre melhores oportunidades de produtividade.

Promover a Redução do Consumo de Combustíveis

Conforme já se sabe, o abastecimento é também um grande desafio da gestão de frotas em 2020. Não à toa, pois é um dos maiores, senão o maior, gargalos da gestão de recursos da frota. Entretanto, não é um desafio impossível de ser cumprido, uma vez que há atitudes simples e que podem impactar positivamente na redução do consumo.

O comportamento dos motoristas, por exemplo, é uma questão a ser observada nesse quesito. Isso porque, se devidamente orientadas, as ações dos condutores podem concorrer para a economia. Entre as atitudes que aumentam o consumo estão: acelerações bruscas, RPM excessivo e a manutenção prolongada do veículo ligado enquanto está parado.

Treinar os Condutores

É claro e comum o senso de que, as máquinas são operadas por pessoas. Logo, a gestão de frotas em 2020 considera a necessidade de que essas pessoas sejam treinadas. Trata-se, na verdade de um investimento na conscientização, profissionalização gestão dos motoristas. Motoristas treinados e conscientes, além de render mais em produtividade, também promovem um trânsito mais seguro.

Prevenir Acidentes na Frota

Considerando os números assustadores de acidentes nas estradas, também é um desafio para a gestão de frotas em 2020 a promoção de segurança dos veículos e condutores. Afinal, há várias consequências negativas que respingam na frota quando um acidente acontece e envolve um de seus veículos. Entre elas está, por exemplo, o impacto jurídico, social, financeiro e até moral da empresa.

Cuidar dos Motoristas

Já está claro que pessoas satisfeitas produzem mais. Por essa razão a gestão de frotas em 2020 deve considerar o bem-estar de seus colaboradores. Além de estarem conscientes da importância do seu papel, eles devem também enxergar os resultados de seus esforços.

Através da observação próxima, é possível descobrir a necessidade de cada colaborador. Assim, é possível orientar, bonificar, cuidar e treinar de forma personalizada cata tipo de necessidade. Durante a relação perdurar, é necessário que o gestor olhe par os condutores com empatia. Afinal, a pesada jornada das estradas requer mais que o mínimo de atenção e cuidados.

Ao ficar atenta às questões que envolvem a logística como um todo, a gestão de frotas em 2020 vai transpor quais desafios. Afinal, não se trata apenas de números, mas de um conjunto de esforços que, no final pode elevar a produtividade.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (6)

  • Como Fazer A Gestão Dos Motoristas Da Sua Frota | Econômica

    1 de fevereiro de 2020

    […] rotina da gestão de frotas há muitas com que se preocupar. Afinal, são várias vertentes e responsabilidades que precisam […]

  • Como Evitar Acidentes Com Sua Frota | Econômica

    19 de agosto de 2020

    […] o difícil não é impossível. E, ao trabalhar com as ferramentas corretas, a gestão de frotas tem em suas mãos um poder efetivo de movimentar as estatísticas. Para isso, é preciso tomar e […]

  • Pirâmide De Kelsen: Como Ela Pode Auxiliar Na Gestão Tributária | Econômica

    3 de fevereiro de 2021

    […] processo de gestão, habilidades, perfis e dons naturais devem ser muito explorados. Entretanto, uma dose de […]

  • Google Maps Ou Waze: Qual é Melhor? | Econômica

    10 de fevereiro de 2021

    […] o Google Maps costuma ser a melhor opção para quem prefere a objetividade ou vai enfrentar os desafios da estrada. Por sua possibilidade de utilização offline, o Google Maps pode proteger o usuário […]

  • Ford Brasil: História E O Porquê Do Fechamento | Econômica

    8 de março de 2021

    […] Este é um dos resultados claros do processo traumático que o mundo vive atualmente. Com a presença teimosa do coronavírus no país, a fábrica vinha acumulando perdas e, por fim, se viu vítima da inviabilidade da produção. […]

  • Carteira E: Como Tirar E Quanto Custa? | Econômica

    19 de março de 2021

    […] Nacional de Habilitação. Afinal, essa adição de categoria pode abrir muitas portas no caminho logístico. Talvez essa seja a principal porta de entrada para o ingresso nas principais transportadoras do […]